COLUNISTA RC24H / AQUILES BARRETO: Torça pelo melhor, prepare-se para o pior

"Em menos de uma semana tivemos dois episódios graves de falta de planejamento gerando prejuízos: além da reforma na UPA, tivemos o show principal de aniversário de Cabo Frio, com Diogo Nogueira, cancelado por conta da falta de planejamento"


Quem costuma acompanhar minhas colunas já me viu escrever algumas vezes sobre a importância do planejamento para que possamos ter um desenvolvimento de forma organizada. Abordei isso na última coluna ao falar sobre o aniversário de Cabo Frio e, mais uma vez, vou abordar o assunto na coluna de hoje por um motivo muito simples: na última semana a Secretaria de Saúde de Cabo Frio fechou a UPA de Tamoios para reforma, e direcionou todo o atendimento emergencial para o Hospital de Tamoios. Sem planejamento, os primeiros dias de atendimento foram do mais completo caos, com espera de mais de 5 horas por uma simples consulta médica, e muitos pacientes voltando para casa sem atendimento.

Agora a Prefeitura anuncia que a reforma do espaço vai levar 120 dias, ou seja, somente em março a UPA de Tamoios será reaberta, o que significa dizer que durante todo o verão, período em que o atendimento médico de emergência mais do que triplica, o distrito terá somente um local à disposição de moradores e turistas. Ou seja, mais um exemplo da falta de planejamento onde quem pagará a conta é a população.

É de conhecimento público de que o prédio da UPA de Tamoios realmente precisava de uma reforma. No entanto, se este fosse um governo que planeja suas ações, essa reforma teria sido iniciada no final do mês de julho, logo após o período de férias escolares, possibilitando a reabertura do espaço no final deste mês. Mais tardar início de dezembro teríamos uma UPA 100% reformada e preparada para oferecer um atendimento mais digno durante todo o verão, que é a época mais crítica.

Ou seja, em menos de uma semana tivemos dois episódios graves de falta de planejamento gerando prejuízos: além desta reforma na UPA, tivemos o show principal de aniversário de Cabo Frio, com Diogo Nogueira, cancelado por conta da falta de planejamento: um erro primário fez com que o governo solicitasse o “nada a opor” do Corpo de Bombeiros somente 24 horas antes da apresentação, quando o correto seria fazer esta solicitação com, pelo menos, 30 a 60 dias de antecedência: algo que qualquer pessoa que faz eventos, deveria saber, mas que o setor de eventos do governo municipal não sabia. Resultado: dezenas de pessoas que investiram suas economias na compra de produtos para vender durante os shows, ficaram no prejuízo.

Com tudo isso, impossível não pensar no que nos aguarda no futuro: o réveillon e a temporada de verão. Estamos na segunda quinzena de novembro, há pouco mais de um mês para a virada de ano, e por conta do ocorrido na festa de aniversário da cidade tenho recebido muitos questionamentos de hoteleiros preocupados, porque estão vendendo pacotes de réveillon sem saber se realmente teremos réveillon em Cabo Frio. Será que os pedidos de “nada a opor” necessários já foram encaminhados aos órgãos competentes? Com a faixa de areia da Praia do Forte extremamente reduzida por conta de uma ressaca, será que a Prefeitura está se planejando com relação à distribuição das barracas e ambulantes no local? Ou moradores, turistas e vendedores terão que disputar espaço? Neste momento, só posso consigo pensar no provérbio chinês que diz “torça pelo melhor, mas prepare-se para o pior”.

 

 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias