BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Centro de Cidadania LGBT é inaugurado em Arraial; Debate sobre racismo abre Semana da Consciência Negra; Vantoil Martins no #15MinutosNoRC; Grasiella Magalhães se sentindo traída por antigo aliado; Grupo de André Granado dissolvido?; Aniversários de Chiquinho e Chumbinho; Cancelamento da festa de aniversário segue causando polêmica em Cabo Frio; MP de olho no planejamento para a alta temporada; E muio mais!


CONQUISTA LGBT

Nesta segunda-feira (18), foi inaugurado o Centro de Cidadania LGBT de Arraial do Cabo / Baixada Litorânea, com duas salas destinadas ao grupo no prédio do antigo Fórum da Prainha. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Programa Rio Sem LGBTIfobia e a Prefeitura de Arraial do Cabo. O Prefeito Renatinho Vianna esteve presente e ressaltou a importância do trabalho que será realizado no local, que também prestará assistência aos municípios de Armação de Búzios, Barra de São João, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande. Também prestigiaram a inauguração o Secretário de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Ayron Freixo; o Secretário do Ambiente, Arildo Mendes; o Coordenador do Centro de Referência LGBT da Baixada Litorânea, Theo Silveira; a coordenadora do Centro de Referência LGBT da Baixada, Sharlene Rosa, o Superintendente Estadual de Políticas Públicas LGBT, Ernane Alexandre Pereira, o Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Estado, Thiago Miranda e o Presidente da FIPAC Edilmar Silva, o neném da Cabocla.

 

 

 

DEBATE SOBRE RACISMO

Ainda durante a manhã desta segunda (18) em Arraial do Cabo, a Superintendência da Sustentabilidade, Igualdade Racial e Direitos da Mulher do município promoveu uma roda de conversa abordando as principais questões sobre o racismo e as consequências da injúria em nosso país. O encontro aconteceu no Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, e é uma das ações promovidas no município em referencia à Semana da Consciência Negra. A atividade foi mediada por Josimaria da Silva, Superintendente do órgão municipal, e também contou com a presença do Secretário Executivo do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (CENIERJ), João Félix.

 

 

 

15 MINUTOS COM VANTOIL

Nesta terça-feira (19), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), irá participar do quadro #15MinutosNoRC, onde irá fazer um balanço sobre seu governo, que completa cinco meses no dia 24 de novembro, além de revelar o planejamento para a alta temporada e o decorrer da gestão.

 

 

 

 

 

CONFERINDO DE PERTO

E por falar em Vantoil, o prefeito de Iguaba marcou presença no Festival do Pescado, que movimentou a cidade durante o feriadão da República. Junto com amigos, ele conferiu de perto todos os detalhes da estrutura e, obviamente, degustou algumas iguarias que foram comercializadas no evento. Vantoil foi bastante parabenizado pela organização do festival e pela proximidade com a população, uma das marcas de seu governo.

 

 

 

SÓ SOBRARAM OS CACHORROS?

Na última semana, Vantoil Martins postou uma foto de uma reunião com Carlos Renato, ex-subsecretário de Saúde do município, afirmando que ele passa a integrar o governo, em cargo ainda não divulgado, e que os dois já estariam bastante afinados. Renato, que fez parte da gestão Grasiella Magalhães e apoiou o grupo da ex-prefeita na eleição suplementar que elegeu Vantoil, teria inclusive rasgado elogios à atual gestão, o que deixou Grasi furiosa. Em tom de ironia e sem esconder o rancor, a ex-prefeita de Iguaba postou uma foto com seus cães “Look” e “João”, onde afirmava que amizade verdadeira, só de cachorros, deixando claro que se sentiu traída por seu antigo aliado.

 

 

 

SEM GRUPO?

Em Búzios, o comentário da classe política é que André Granado (MDB) retomou o cargo, mas o grupo político não. Segundo revelações dos bastidores, boa parte da turma dele se dispersou em meio a tanta instabilidade. Muitos dos ex-secretários simplesmente recusaram voltar a compor com governo André por receio dele perder a cadeira novamente em breve. O que se comenta é que um mesmo gestor coordena de duas a três secretarias enquanto Granado não convence outros nomes a formar o secretariado. Quem diria, hein?! Enquanto isso, a cidade sobrevive com o que tem e como pode.

 

 

 

FESTA NA ROÇA

O domingo (17) foi de festa para Chiquinho da Educação, aniversariante do dia que foi bastante felicitado por apoiadores em Araruama. Acompanhado da esposa Lívia e amigos, ele passou uma manhã bastante aconchegante no bairro Boa Vista, onde desfrutou de um autêntico almoço da roça no restaurante Conveniência Rural. Nas redes sociais, a prefeita Lívia fez uma postagem se declarando à Chiquinho, afirmando que “o aniversário era dele, mas o presente era dela em tê-lo como marido”, e que “só quem o conhece sabe o quanto ele é único e especial”.

 

 

 

FESTA, FAMÍLIA E FUTEBOL

Quem também completou mais um ano de vida neste domingo (17) foi Cláudio Chumbinho, que celebrou a data ao lado da família, com quem sempre faz questão de passar suas horas de descanso. Após aquele almoço caprichado, Chumbinho assistiu ao jogo do Flamengo junto com os filhos, todos devidamente uniformizados. A vitória do rubro negro foi um baita presente para o prefeito de São Pedro, que agora conta as horas para a final da Libertadores, que acontece no próximo sábado (23). Mesmo em meio a tanta celebração, alguns aldeenses não perderam a oportunidade de cobrar Chumbinho quantos aos problemas do município, e o prefeito garantiu que tem corrido contra o tempo para resolver todas as demandas da população.

 

 

 

TABELINHA COM O ARTILHEIRO

Fábio do Pastel, pré-candidato à prefeito de São Pedro da Aldeia PODEMOS, recebeu neste final de semana a visita do senador Romário Fária, um dos principais nomes do partido. O encontro foi mediado por Pedro Canellas, coordenador regional do PODEMOS na Região dos Lagos que também tem batido um bolão na articulação política. Fábio do Pastel é considerado o grande azarão para o pleito de 2020, mas tem reforçado seu time e pode acabar campeão da disputa eleitoral do próximo ano.

 

 

 

 

SUPERINTENDENTE NA BERLINDA

O anúncio em cima da hora do cancelamento da programação de aniversário de Cabo Frio continua dando o que falar na cidade e segue gerando novos desgaste ao governo municipal. O vereador Rafael Peçanha (PDT), líder da oposição ao governo Adriano Moreno (DEM) na Câmara Municipal, afirmou que irá pedir a convocação do superintendente de Eventos, Clóvis Barbosa, para prestar explicações sobre os custos da festa de aniversário da cidade. O parlamentar questiona a parceria público-privada do evento. Segundo o vereador de oposição, os custos superiores a R$ 286 mil. Clovis nega e diz que Rafael mente sobre tais valores. De qualquer forma, Rafael, que já havia metido o pau no governo assim que os shows foram anunciados, não poupou Clóvis Barbosa após o MP afirmar que a programação do dia 13 foi cancelada porque a superintendência solicitou a liberação obrigatória dos Bombeiros somente na véspera da festa: "Se fosse um governo minimamente sério, ele já estaria exonerado, por envergonhar nacionalmente o município e expor a cidade ao ridículo com seu amadorismo” – disparou. Apesar da pressão de Rafael Peçanha, há quem diga que são mínimas as chances do requerimento pela presença de Clóvis na Câmara ser aprovada, já que a maioria do parlamento está alinhada com o governo.

 

 

 

 DISTRITO SEM FESTA

E a população de Tamoios, mais uma vez, soltou o verbo por ter sido deixada de lado pela gestão municipal de Cabo Frio. Se já ficou feio para a Prefeitura não ter realizado a programação prevista para o aniversário da cidade em função do planejamento, pior ainda foi ter prometido quatro dias de evento no segundo distrito e não ter realizado nenhum. E nenhuma satisfação foi dada gerando grande frustração. 

 

 

 

 

E NA ALTA TEMPORADA?

Após toda a confusão envolvendo a organização da festa de aniversário de Cabo Frio, o Ministério Público já cobra da Prefeitura um planejamento detalhado visando a alta temporada. Além das questões administrativas, a cidade também está sendo cobrada quanto à organização do espaço público e sua fiscalização. Um dos maiores desafios será na orla da Praia do Forte, principalmente na faixa de areia do trecho conhecido como Malibú, que perdeu mais da metade de sua extensão após as últimas ressacas. Quem passou pelo local durante o último final de semana ficou chocado ao flagrar banhistas, barraqueiros e ambulantes se espremendo em busca de um lugar ao sol, e percebendo que é impossível ficar relaxado naquele trecho que antes comportava milhares de visitantes durante o Réveillon e Carnaval. O governo municipal vai ter que quebrar a cabeça para que o ordenamento não prejudique os vendedores e não interfira no direito de ir e vir do banhista. No entanto, é presumível que nenhuma das partes ficará totalmente satisfeita com a limitação imposta pela natureza na Praia do Forte e, no fim das contas, quem terá que responder por erros e acertos na alta temporada é o prefeito Adriano Moreno, que também não pode esquecer que a cidade não se resume a praias.

 

 

 

ROYALTIES E INVESTIMENTOS

Matéria do GLOBO publicado domingo (17), com base em dados do Tesouro Nacional, Firjan e Agência Nacional do Petróleo (ANP), mostra que 14 das 20 prefeituras que mais receberam royalties e participações especiais em 2018, gastaram menos que a média de todas as cidades do país em investimentos, como infraestrutura, novas escolas ou saneamento. Investiram menos de 5,1% de sua receita total. A reportagem destaca negativamente Saquarema, que será a cidade mais beneficiada pela produção dos dois blocos do pré-sal vendidos no mega leilão, Itapu e Búzios. Em 2018, o município já tirou do petróleo 25% de suas receitas, mas só destinou 4,9% delas para obras, no entanto, o saquaremense sofre com buracos nas ruas e falta de manutenção de praças e da orla. Já Maricá, foi destaque positivo. O município destina em média mais de 10% dos recursos para obras e ainda destina 5% a um fundo soberano. O objetivo é atrair investidores em projetos de Parceria Público Privada (PPP) em saúde, educação e infraestrutura para tornar a cidade um polo tecnológico e industrial no futuro. A expectativa é que o fundo acumule R$ 3 bilhões até 2030. Sobre Cabo Frio faltou informações. A prefeitura não prestou contas ao Tesouro Nacional, segundo tabela que ilustra reportagem.

 

 

 

LUTO NA PREFEITURA

O Empresário Pedro Machado dos Santos, de 21 anos, filho da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), morreu em um trágico acidente na última sexta-feira (15), ocorrido em Campos dos Goytacazes. A notícia causou bastante comoção no município, e deixou a prefeita bastante abatida. Centenas de pessoas participaram do velório e enterro de Pedro, que era o filho único de Carla, que cancelou todos os compromissos marcados para esta segunda-feira (18). A equipe do Portal RC24h deseja força à prefeita de São João da Barra e a todos os amigos e familiares de Pedro.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias