BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Aniversário de Cabo Frio sem nada para comemorar e até o vice-prefeito não poupa farpas; Ministro do Turismo parabeniza o município cabo-friense; Em Búzios, vice-prefeito alfineta André Granado; Chumbinho cutuca vereadores sobre aprovação de empréstimo; Renatinho Vianna 'cai de cama' e tem que despachar de casa, em Arraial; Prefeito de Iguaba passa o aniversário no DER-RJ; Contagem regressiva para a inauguração na Sobara, em Araruama... E muito mais!


QUE FASE!

Como diria Carpinejar, o dia, quando quer ser ruim, ele é ambicioso: vai ficando cada vez pior... Que o diga o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM). Essa do cancelamento do show do Diogo Nogueira, bem no dia em que se comemorava os 404 anos da cidade, foi uma derrocada. O pior, por causa de uma falha primária: falta de documentação. O MP afirma que Superintendência de Eventos do município solicitou documento obrigatório dos Bombeiros 24 horas antes da realização do evento, o que tornou inviável a realização dos trâmites necessário. Junte-se a isso o caos na saúde, greve na Educação e salários atrasados. Pronto. O assunto na cidade não é outro, e com razão... Não teve um que não "descascasse Adriano", desde moradores, turistas e claro, vereador de oposição. Matéria divulgada no Portal RC24h explica tudinho. Clóvis Barbosa, o coordenador-geral de eventos da Prefeitura, se defendeu dos ataques do vice-prefeito e disse que o vereador Rafael criou uma fake news quando disse que foram R$ 300 mil de despezas do evento; "Rafael é um mentiroso. Esse valor apontado pelo vereador são despezas de vários meses acumulados, disse Clóvis.

 

 

 

"CERCADO POR HIENAS"

Ainda sobre o que é ruim ficar pior, o próprio vice-prefeito de Cabo Frio, Felipe Monteiro (PC do B), usou a rede social para acabar de afundar a imagem do atual governo. Não poupou farpas e fez até vídeo dizendo que não era de hora de comemoração mas sim de oração e trabalho. Disse que não doi denúncia, mas amadorismo, ao disparar a farpa maior ao coordenador-geral de Eventos da Prefeitura, Clóvis Barbosa. "Colocaram uma criança na superintendência de Eventos. Infelizmente o Prefeito é cercado por algumas hienas que o sabotam e querem se locupletar politicamente da cidade de Cabo Frio. Parabéns ao Ministério público pelo cancelamento do show. Nós avisamos em nosso vídeo anteriormente. (...) É inadmissível realizar-se um show com centenas de milhares de reais gastos sem honrar o salário do servidor em dia e ainda fechando a UPA de Tamoios em plena alta temporada. Falta planejamento e respeito e sobra indignação!". Clóvis respondeu: "É uma pena que o vice-prefeito mais jovem do Brasil, que sempre levantou a bandeira da valorização da juventude, tenha entrado em contradição desta forma, desmerecendo justamente o trabalho de um jovem assim”, alfinetou.

 

 

RECADO DO MINISTRO

Ainda no dia do aniversário de Cabo Frio, a prefeitura divulgou um vídeo do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que parabenizou a cidade e a conquista da Bandeira Azul. Disse que, apesar do convite, não foi possível vir para a cerimônia de hasteamento no Peró. "Fiz questão de gravar esse vídeo para parabenizar todos os moradores e trabalhadores. Como bom mineiro, conheço o litoral de Cabo Frio e o potencial turístico de toda região. Fico feliz com este importante prêmio para o município e cumprimento por mais este aniversário. Tenho certeza que Cabo Frio pode crescer ainda mais na nossa gestão à frente do ministério, não só Cabo Frio mas todo o Rio de Janeiro e o Brasil". Veja na íntegra:

 

 

 

 

#15MINUTOSNORC

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), foi o entrevistado do #15MinutosNoRC desta quinta-feira (14). Entre os vários assuntos, destaque para o empréstimo que quer contrair junto à Caixa Econômica e que está sendo "barrado" na Câmara. Botou "na conta" dos vereadores a demora em conseguir a verba para por o programa em prática e reforçou que isso não se trata de eleger sucessor. Respondeu a alguns internautas durante a entrevista "à queima-roupa" e contou a "quantas andam" as finanças da prefeitura. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

SONHADA PAVIMENTAÇÃO

Um dia antes da entrevista do #15MinutosNoRC, o prefeito de São Pedro da Aldeia esteve no Rio, mais especificamente no DER - Departamento de Estradas e Rodagem do Estado, onde assinou convênio de cooperação técnica para pavimentação, assim como já fizeram os prefeitos de outras cidades da Região dos Lagos. O município entra com a mão de obra e o Estado, com a massa asfáltica. Acompanharam Cláudio Chumbinho (MDB) os secretários de Governo, Eron Bezerra, e de Urbanismo e Habitação, Liane Martins. Lá, foram recebidos pelo presidente do DER Uruan Cintra de Andrade, pelo chefe de Gabinete do presidente da Alerj, Rui Aguiar -  representando, André Ceciliano (PT) - e pelo deputado estadual, Pedro Brazão (PR). O convênio irá beneficiar os bairros Rua do Fogo, Porto do Carro, Santa Maria e a cobertura do Canal Mossoró, com as manilhas cedidas pelo governo estadual.

 

 

 

CIDADÃO TANGUAENSE

Eron Bezerra, secretário de Governo e homem forte de Chumbinho, está com esse sorrisão aí não é à toa. Está "todo bobo" com o título de Cidadão Tanguaense que vai receber na Câmara Municipal de Tanguá, indicado pelo presidente da Casa, vereador Luiz Carlos Tostes Padilha, o Playboy (Avante). A saber, a honraria é entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou.

 

 

 

CAIXA CHEIA

Um dia após a justiça decretar a volta do prefeito de Búzios, André Granado (MDB), ao cargo, o agora vice novamente, Henrique Gomes - que até terça-feira (12), dia do aniversário do balneário, estava no comando - não perdeu tempo e foi para a rede social, sem poupar o verbo. Fez questão de dizer que deixou R$ 61,4 milhões em caixa. "Enquanto ele estava afastado assumi, nos últimos quatro meses, em seu lugar devido prerrogativa do cargo de vice-prefeito, a que fui democraticamente eleito. Fiz, como é o meu perfil, uma transição pacífica, respeitando, como sempre a decisão judicial, e com espírito republicano. A Cidade acima de tudo. Nesse curto período imprimi a minha marca pessoal como administrador: humanizando, dando celeridade na resolução do que é de interesse público, economizando, buscando transparência e investindo adequadamente os recursos". Salientou, de forma provocativa, o que taxou de fake news. "Entre tantas realizações, ao contrário das falsas notícias de que gastei 40 milhões, deixo 61 milhões em caixa. A Cidade acima da política", finalizou.

 

 

 

DISCURSO NEGADO

Ainda de Búzios, quem anda indignado é o juiz Raphael Baddini, persona non grata do prefeito André Granado (MDB), já que em todas as vezes que André foi afastado quem deu a ordem foi Baddini. O magistrado havia preparado um baita discurso por ocasião da sessão solene da Câmara, realizada no Iate Clube na noite de terça (12), dia do aniversário de 24 anos do balneário, mas voltou para casa sem dizer uma palavra do texto que havia escrito. Teve a fala negada, mas segundo a presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP), foi preciso acelerar a cerimônia, diminuir alguns discursos e cortar outros em virtude da grande ventania nas tendas onde estavam os convidados e do mau tempo. Mas Baddini ficou chateado. Tanto que recorreu a sua página no Facebook e postou o discurso lá, além de postar um vídeo mostrando o tamanho da indignação dele. Toda essa indignação chamou a atenção, é claro. Tanto que hoje, pela Rua das Pedras, muitos perguntavam: 'será que o juiz é candidato a prefeito ano que vem?'

 

 

 

COMEMOROU TRABALHANDO

Quem passou o dia de aniversário trabalhando foi o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania). Esteve no Rio, no DER de Uruan Cintra de Andrade, para ver como está o andamento do convênio de pavimentação. "Acabei de sair do DER, buscando dar andamento ao convênio que fizemos com o Estado para conseguir levar para nossa cidade a tão sonhada obra de pavimentação. Gostaria muito de estar na minha cidade hoje, junto dos meus amigos e familiares, mas essa agenda era importantíssima para o nosso município", disse Vantoil, que foi à capital acompanhado do vereador Marciley Lessa (PDT) - líder do governo na Câmara - e do secretário de Obras Paulo Rito.

 

 

 

 

CAIU DE CAMA

Quem não está nada bem há uns dois dias é o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB). Começou a se sentir mal no início da semana, muita febre, dor de garganta e por fim uma faringite, que acabou por derrubá-lo, literalmente. Nesta quarta-feira (13) teve que despachar de casa, de tão mal que se sentia. Disse que só vai conseguir prestigiar o evento na Praia dos Anjos, no sábado (dia 16, lançamento do Polo Gastronômico), se reagir à medicação que está usando. 

 

 

 

BILHETE ELETRÔNICO

Essa semana, antes de "cair de cama", Renatinho Vianna baixou decreto que institui o Grupo de Trabalho Especial para a implementação do bilhete eletrônico para realização de passeios náuticos no município. O decreto levou em consideração a lei 2.223, que instituiu o bilhete eletrônico, e a competência do município em garantir o atendimento de melhor qualidade aos cidadãos e turistas, com o ordenamento das vias públicas, dos píeres, cais e Marinas. Será composto por representantes do governo, Câmara de vereadores e de associações que representem empresas e donos de embarcações que atendam às exigências documentais. As associações interessadas em indicar membros para participação no Grupo de Trabalho Especial deverão possuir embarcações devidamente cadastradas, com as licenças e autorizações válidas e abrir processo administrativo no setor de Protocolo Geral da Prefeitura até o dia 16 de novembro. Os documentos necessários estão especificados no decreto. As reuniões acontecerão na sede da prefeitura de acordo com o cronograma divulgado. Os interessados em obter todas as informações podem acessar o documento na íntegra através do link: https://www.arraial.rj.gov.br/portal/diario-oficial/ver/67.

 

 

 

INAUGURAÇÃO NA SOBARA

Quem ligou nesta quarta-feira (13) para a CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, foi Chiquinho da Educação, ex-prefeito de Araruama e marido da atual prefeita, Lívia de Chiquinho (sem partido). Foi praticamente uma convocação para participar da inauguração da Escola e Clínica de Saúde da Sobara, bairro histórico e quilombola, que acontece dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, às 10h30. Disse ser imprescindível a presença, principalmente pela representação como mulher negra e militante da causa. Chiquinho fez questão de frisar que não se trata de obra eleitoreira, mas uma obra "do coração". "A comunidade deu 390 votos à prefeita, então não se trata disso, não tem nada a ver com eleição", disse. Semana passada, Lívia esteve no bairro para entregar os convites pessoalmente às famílias que moram lá.

 

 

 

LOA DE MACAÉ

O Projeto de Lei 19/2019, que apresenta a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020, foi discutido na Câmara de Macaé nesta quarta-feira (13). Os PLs passam por um primeiro debate em sessão anterior àquela em que são votados. A segunda discussão e votação ocorrem após emendas dos vereadores e pareceres das comissões permanentes do Legislativo, como a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças e Orçamento. Seguindo os prazos do Regimento Interno, a LOA deve ser votada até 11 de dezembro, última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, que começa no dia 16 desse mês. O Regimento prevê também que a Casa não pode entrar em recesso antes da votação da lei. A LOA já havia sido apresentada pelo Executivo aos vereadores em audiência pública na última segunda-feira (11).

 

 

 

CPI E MUDANÇA DE PARTIDO

Foi aprovada nesta quarta-feira (13), na Alerj, a criação da CPI da Prolagos, que visa apurar a qualidade da prestação de serviço da concessionária e investigar possível danos ambientais e o despejo irregular de substâncias químicas na Lagoa de Araruama. Vai ser presidida pelo deputado cabo-friense Dr Serginho. "Até porque precisamos dar respostas e soluções aos consumidores", disse. A propósito, Serginho (na foto com a filhota) está saindo do PSL, de malas prontas para o "Aliança pelo Brasil", seguindo seu capitão, presidente Bolsonaro.

 

 

 

 

 

'MAIS SEGURA DO BRASIL'

A coluna não podia deixar de destacar nesta edição, um assunto que bombou nesta quinta-feira (14), quando o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse que os índices de criminalidade no estado caíram e que hoje a cidade do Rio é tão segura quanto Paris, Nova York e Madri. A declaração foi dada durante o lançamento do 'Segurança Presente' em Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo o governador, os índices apontam uma queda no número de mortes na capital. Witzel afirmou que atualmente o índice é de 16 mortes por 100 mil habitantes, mas esse número já chegou a 35. De acordo com o governador, o Rio é a segunda capital mais segura do Brasil. "Se nós olharmos para o resto do mundo, nós estamos no mesmo patamar de Nova York, de Paris e de Madri", afirmou o governador, sem especificar a que período essas taxas de homicídio se referem. Ainda de acordo com Witzel, as áreas turísticas no Rio não sofrem tanto com a criminalidade. "O que estamos fazendo para estimular o turismo é mostrar que Pão de Açúcar, Corcovado, Petrópolis, estão protegidos, não fazem parte dessa realidade [de tiroteios]", explicou Witzel.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias