COLUNISTA RC24H / Aquiles Barreto: O que temos para comemorar?

Segundo historiadores, a ocupação do território onde hoje fica Cabo Frio começou em 1503, durante a terceira expedição naval portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro. De lá pra cá, muitas coisas mudaram na cidade, mas uma delas continua exatamente igual: a falta de planejamento


Nesta quarta-feira, dia 13, Cabo Frio completa 404 anos de fundação. Segundo historiadores, a ocupação do território onde hoje fica nossa cidade começou em 1503, durante a terceira expedição naval portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro, comandada pelo navegador Américo Vespúcio.

Éramos uma terra rica em pau-brasil, e que alguns anos depois passou a ser disputada por portugueses, franceses, ingleses e espanhóis, sendo em 1575 um dos maiores confrontos, quando os portugueses reuniram um poderoso exército com apoio de tribos indígenas para acabar com o domínio francês, dizimando os índios Tamoios.

Somente em 1615 os portugueses teriam conseguido dominar a região, e em 13 de novembro do mesmo ano fundaram a cidade de Santa Helena do Cabo Frio, que depois passou a se chamar Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio, até virar somente Cabo Frio, a sétima cidade mais antiga do Brasil. 

De lá pra cá, muitas coisas mudaram na cidade, mas uma delas continua exatamente igual: a falta de planejamento. Em mais de 400 anos demos um enorme salto em termos de desenvolvimento, mas devido à falta de planejamento, em pleno século XXI ainda temos ruas de chão em algumas localidades, e muitas famílias vivendo em situação de calamidade, sem saneamento básico, sem educação, sem saúde, sem emprego, sem esperança, sem dignidade.

Devido à falta de planejamento, há cerca de quatro anos nossa cidade vive uma de suas maiores crises financeiras: mesmo recebendo uma fortuna em royalties do petróleo, salários estão atrasados, benefícios não estão sendo pagos, prédios públicos estão sem energia elétrica, e alguns, por falta de manutenção, estão literalmente desabando, como o teto da Escola Municipal Professora Marília Plaisant, no Jardim Esperança.

Por falar em escola, a falta de planejamento está, mais uma vez, prejudicando milhares de crianças, e tirando o sono de muitos pais: por causa das greves causadas pelos constantes atrasos salariais e pelo pagamento escalonado que diferencia profissionais efetivos e contratados, muitos pais e responsáveis estão sem poder trabalhar porque precisam ficar em casa com os filhos.

Na saúde, crianças e adultos estão morrendo por falta de atendimento, de medicamentos, de atenção. Sem planejamento efetivo por parte do Governo, moradores de Tamoios estão aguardando mais de 5 horas por um atendimento médico no Hospital do distrito, que desde o começo desta semana também passou a abrigar os serviços de emergência já que a UPA da localidade está entrando em reforma. Pacientes estão voltando pra casa sem atendimento.

A falta de planejamento também é visível em vários outros pontos da cidade: às portas do verão temos ambulantes, hoteleiros e comerciantes preocupados. Enquanto Búzios se firma, a cada ano, como roteiro de turismo internacional recebendo transatlânticos de todo o mundo, por aqui o caminho tem sido inverso: a cada ano perdemos mais e mais escalas. 

E lá se vão 404 anos de falta de planejamento. Parabéns, Cabo Frio!

Fotos: Wolney Teixeira 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias