BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (8)

Liberação de arresto dá fôlego extra aos cofres de Cabo Frio; É grande a repercussão do adiamento de julgamento de partilha dos royalties no STF; Petrobras firma compromisso com Região dos Lagos; Hospital do Olho de São Pedro é o assunto mais comentado na cidade; Henrique Gomes inaugura UBS de André Granado; Prefeito de Iguaba resolve dívida da escola Terezinha; Lívia de Chiquinho entrega covite em comunidade quilombola... E muito mais!


ARRESTO LIBERADO

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), conseguiu o desbloqueio de cerca de R$ 12 milhões oriundos de recursos arrestados pela Justiça por causa de dívidas de governos anteriores transformadas precatórios. Ele esteve nesta quinta-feira (7) no TJ, no Rio. "Toda a documentação está resolvida, os contratos já foram assinados e vamos ao Banco do Brasil para liberar a parcela. Com muito trabalho e dedicação estamos colocando a casa em ordem. Não é fácil, mas estamos vencendo todos os obstáculos", disse o prefeito. Por telefone, Adriano disse à coluna que a verba tem destinação certa: pagar o servidor.

 

 

 

 

 

RESPIRANDO ALIVIADO

Os prefeitos da Região dos Lagos estão respirando aliviados desde a noite desta quinta-feira (7), quando a ministra Cármen Lúcia, do STF, deferiu o pedido de adiamento do julgamento do caso que trata da repartição dos royalties do petróleo, que estava marcado para o próximo dia 20 de novembro. A decisão caiu como um bálsamo, mesmo que temporário, sobre os chefes do executivo. Em especial o de Arraial do Cabo, que esteve em Brasília um dia antes, em audiência com o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, justamente para tratar dessa possibilidade. Assim que saiu a definição da magistrada, Renatinho e a deputada Zeidan (PT-RJ), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Royalties e foi quem fez a ponte com o STF, se apressaram em divulgar a informação e comemorar o momento.

 

 

 

REUNIÃO NA PETROBRAS

Os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo - Mario Flavio Moreira, Fernando Savino e Arildo Mendes, estiveram reunidos com representantes da Petrobras nesta sexta-feira (8). Como divulgado aqui na coluna, eles foram buscar resposta a ofício conjunto elaborado pelos três municípios e enviado ao Ministério Público Federal cobrando não cumprimento da estatal do acordo de entregar equipamentos e embarcações para conter acidentes com derramamento de óleo. "Eles apresentaram um plano de emergência da Bacia de Campos. Justificaram o atraso da entrega dos equipamentos - que deveria ter acontecido no final de setembro dizendo que vão entregar daqui a 30 ou 45 dias, mas vão protocolar um documento formal para as secretarias. Vão trabalhar com a gente num plano emergencial. Qualquer evento que venha acontecer eles darão suporte. De acordo com o que nós percebemos, há um pequeno risco de acontecer derramamento nas praias da região, mas de acordo com os prazos que eles passaram, estaremos preparados para esse atendimento, que será em conjunto com as três prefeituras", disse Savino. Além de dos três secretários, também acompanharam o ex-secretário de Meio Ambiente de Búzios e ativista ambiental, Hamber de Carvalho, e o presidente da colônia buziana de pescadores, Amarildo Sá da Silva, o Chita.

 

 

 

SEM DESPEJO

A preocupação de um possível despejo da escola municipal Terezinha Pedrosa, de Iguaba, do prédio da rede cenecista onde funcionou um colégio da rede e que não existe mais. Isso porque o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), em sua última ida a Brasília, conseguiu negociar a dívida de aluguel da instituição junto com o presidente da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), Alexandre Santos, ex-deputado federal. A escola Terezinha se mudou para esse prédio no governo anterior e foram dois anos sem pagar o aluguel.

 

 

 

 

 

REPERCUSSÃO

Muito grande a repercussão da instalação de um Hospital do Olho em São Pedro da Aldeia, anunciado nesta quinta-feira (7) pelo prefeito Cláudio Chumbinho (MDB). A unidade vai por fim aos transtornos dos inúmeros pacientes que são obrigados a se deslocarem até o Rio ou Niterói para consultas e procedimentos. A previsão é que as obras comecem em breve e o funcionamento aconteça dentro de quatro meses. Chumbinho é um empreendedor e tanto. A grande "tacada" foi reunir parceiros da iniciativa privada: o galpão - às margens da RJ-140 - foi doado pela autoviação Salineira e a unidade será administrada pelo oftalmologista José Carlos Vieira Romeiro, fundador e diretor do Hospital do Olho, de Botafogo, no Rio. "Vai ser concretizado o maior sonho de São Pedro da Aldeia. Eu vi sofrimento de pacientes nestes sete anos de mandato. O hospital não vai atender somente São Pedro mas toda Região dos Lagos", disse Chumbinho.

 

 

 

 

NA SOBARA

A prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) não mandou convite da inauguração da Escola e Clínica de Saúde da Sobara apenas para os deputados de Brasília, como divulgado aqui na Boca de ontem. Nesta sexta-feira (8), a chefe do executivo araruamense foi até o bairro para convidar também a parte mais importante e interessada, que são os moradores da comunidade quilombola. Foi de casa em casa e entregou o convite. A propósito, a inauguração acontece dia 20 de novembro, às 10h30.

 

 

 

 

 

INAUGURAÇÃO

O prefeito de Búzios, Henrique Gomes (PSDB), inaugurou nesta sexta (8) a UBS da Ferradura, que era menina dos olhos do prefeito afastado André Granado (MDB). André iria inaugurar a unidade numa sexta-feira de julho deste ano, mas foi afastado dias antes, mais uma vez, pela justiça, cedendo lugar a HG.

 

 

 

 

TOPO DE MORRO, SUBSOLO E LAGOAS

Antes da sessão desta quinta (7) a presidente do Legislativo, vereadora Joice Costa (PP), e os vereadores Valmir Nobre (PRB), Neemias Lopes (DEM) e Josué Pereira (PHS) se reuniram na sala de comissões com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Octávio Raja, e com o funcionário da prefeitura Rodrigo Viana. Em seguida, os vereadores Niltinho de Beloca (MDB), Dida Gabarito (DEM), Miguel Pereira (MDB) e Gladys Nunes (PROS) também foram chegando para reunião. Na ocasião o secretário falou dos projetos de lei, que tratam do "Topo de Morro", "Subsolo" e "Lagoas que irão ser feitas em Tucuns e Capão". A elaboração desses projetos está em fase de finalização para serem encaminhados à Câmara Municipal. Segundo o vereador, na próxima quinta-feira (14) haverá outra reunião com o secretário, às 14 horas na sala de comissões.

 

 

 

#LULALIVRE

Apesar de não ser dos bastidores da política da Região dos Lagos, a gente lembra que a liberdade do Lula, agora, mexe completamente com o cenário político em todas as esferas, não só a nível nacional - com vistas na disputa à presidência da República - como a nível municipal, mirando as eleições de 2020. Além, também, de interferir completamente no cenário da América Latina e até na geopolítica mundial. Por isso, a figura do Lula pode, sim, virar completamente o cenário para o próximo ano.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias