BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Prefeito de Cabo Frio apresenta Mapa de Desenvolvimento da Cidade e aposta no turismo corporativo; Renatinho Vianna encontra investidores de olho em Arraial; Trabalhos de pavimentação do DER em Iguaba vão começar; Emenda garante van a pacientes oncológicos de São Pedro da Aldeia; Nova tecnologia a serviço de pré-candidato em Araruama; Prefeitura de Búzios vai se reunir com Petrobras... E muito mais!


TURISMO SALVADOR

O Mapa do Desenvolvimento da Cidade de Cabo Frio, apresentado pelo governo de Dr Adriano (DEM), nesta segunda-feira (4), em parceria com a Firjan, trata-se da grande aposta do atual governo para alavancar a economia do município por meio do desenvolvimento do turismo de corporativo, com a criação de um polo de desenvolvimento. Incrementar a baixa temporada com turismo de negócios em foco. No evento, que aconteceu no hotel Paradiso Corporate e contou com empresários, comerciantes, agentes do Sebrae, e representantes de universidades, Adriano estava bastante entusiasmado e deixou bem claro que pretende deixar isso como legado e que seja perene, sem perigo de se perder em cada alternância política. Que o desenvolvimento seja de maneira irreversível. Várias autoridades prestigiaram a apresentação, políticos, secretários, entre eles Paulo Cotias e Matheus Mônica (de Turismo e Desenvolvimento Econômico, respectivamente) e o presidente da TurisRio, Thomas Weber. A ocasião também foi da assinatura de um documento de desapropriação do terreno onde será instalado o polo industrial da cidade, com mais de dois milhões de metros quadrados, próximo ao aeroporto da cidade. O local terá três áreas: logística, indústria sustentável e inovação tecnológica.

 

 

 

 

APRESENTAR A CIDADE

Mas para que haja o desenvolvimento esperado, o secretário de Turismo, Paulo Cotias, explicou que foi criado o programa de desenvolvimento da economia no turismo (união das secretarias de desenvolvimento econômico e de turismo) para incluir novas iniciativas e investimentos, ou seja, todo tipo de investimento que pode ser dado para que tanto as empresas ligadas ao desenvolvimento quanto as do trade turístico possam se instalar na cidade. "São três grande iniciativas dentro de um mesmo projeto: desenvolvimento e atração de empresas (tanto na área de offshore quanto na de conhecimento), mas e o turismo corporativo, apresentando a cidade como um território de oportunidades de investimentos associados. O evento foi praticamente a culminância desse acordo", explicou. "Apresentamos onde eles podem investir no turismo, tanto o turismo clássico quanto o corporativo. É uma tendência nova que queremos consolidar na cidade. A alta temporada do turismo corporativo é a baixa temporada do turismo de veraneio", explicou Cotias.

 

 

 

REUNIÃO COM SEPE

Às vésperas de começar o pagamento dos servidores da rede municipal de educação, a Prefeitura de Cabo Frio convocou o Sepe Lagos - sindicato da categoria - para diálogo. O ofício encaminhado pela secretária de Educação, Márcia Almeida fala de uma reunião paritária com cinco representantes de cada lado e que acontecerá nessa quarta-feira (6), às 15 horas, na sede da Seme. Na pauta do encontro estão greve, calendário de pagamentos e reposição de aulas. Segundo o Sepe, os professores não pretendem fechar o ano letivo se todos os direitos trabalhistas, inclusive o décimo terceiro salário, não estiverem em dia.

 

 

 

CONVERSA DE VICE?

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), estava numa "prosa arrumada", na manhã desta terça-feira (5), com o Pastor Neemias, da igreja batista do Braga. Tomaram café na padaria Rosa de Saron e tiveram uma longa conversa sobre política e eleições 2020. Será que tem articulação de vice nisso? 

 

 

 

 

 

 

INVESTIDORES À VISTA

Investimento também foi pauta prioritária do prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (RP), que se reuniu nesta terça-feira (5), no centro do Rio, com grupo de empresários cujo foco é investir em cidades turísticas, principalmente litorâneas, como Florianópolis e algumas cidades do Nordeste. Estão interessados em abrir uma espécie de shopping a céu aberto, que reúna gastronomia, souvenir e moda. "Foi uma primeira conversa e a gente torce para dar certo", disse Renatinho. Aliás, o chefe do executivo cabista segue nesta quarta-feira (6) para Brasília. Viaja no voo das 11h para ter uma reunião, às 17h, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. O assunto, claro, é o temido julgamento da lei de distribuição dos royalties, marcado para 20 de novembro.

 

 

 

ÓLEO EM BÚZIOS

A prevenção à possível chegada do óleo que tem contaminado o litoral do Nordeste às praias buzianas será tema de reunião entre a prefeitura de Búzios e representantes da Petrobras, na próxima sexta-feira (8), às 14h, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Os municípios de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, além do curso que fizeram no primeiro semestre deste ano, deveriam ter recebido os equipamentos de contenção de vazamento no dia 26 de setembro, porém o cronograma de entrega não foi seguido.

 

 

 

TRABALHO AVANÇADO

O convênio que o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), sacramentou com o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade, para pavimentação e drenagem de várias ruas do município está a poucos passos de ser posto em prática. A parte burocrática - de envio de projeto e documentos ao Departamento - já foi finalizada. E Vantoil está confiante no cronograma: os trabalhos devem começar na segunda quinzena de novembro. O acordo celebrado prevê que o município é quem vai ceder os profissionais e o DER, material e maquinário.

 

 

 

COMEMORANDO CONQUISTA

Vantoil Martins fez questão de congratular o grupo Teatral Grande Abaugi, de Iguaba, que tirou o primeiro lugar no 4º Festival de Esquetes de Saquarema, com a peça "É o Bixo". Aliás, o grupo faturou seis troféus: melhor esquete, melhor peça do júri popular, melhor ator (1º e 2º lugares), melhor atriz e atriz revelação. Vantoil disse que é "muito fã" do grupo e por isso fez questão de encontrá-los pessoalmente.

 

 

 

 

VAN DA SAÚDE

Após três meses de uma reunião parlamentar, o resultado: pacientes oncológicos de São Pedro da Aldeia agora contam com um meio de transporte que os levarão para tratamento quimioterápico fora do município. O veículo veio por meio de emenda do deputado federal Hugo Leal (PSD), no valor de R$ 190 mil, solicitada pelo presidente da Câmara aldeense, vereador Bruno Costa (MDB). Falando em Bruno, ele deve receber em breve Título de Cidadão Cabo-Friense das mãos do vereador de Cabo Frio Guilherme Aarão (Cidadania).

 

 

 

MERECIDO

O querido Vinny Mello, grande defensor dos animais em São Pedro da Aldeia e militante pela causa, recebeu uma Moção de Congratulação pelo trabalho feito com a proteção e defesa dos bichinhos pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A proposição foi do vereador Dr Marcos Paulo (PSOL), outro grande defensor dos nossos amigos de quatro patas. Dr Marcos Paulo conheceu de perto o trabalho da ong Patinhas da Aldeia na época em que era presidente da Associação dos Protetores de Animais do Rio (Aparj) e realizou algumas ações conjuntas com a ong que Vinny representa, a Respeito Animal - SPA.

 

 

 

 

'ARARUAMA DA GENTE'

Na corrida de 2020, cada um tem seu planejamento e as novas tecnologias estão na mira dos pré-candidatos. Entre elas, a live passou a ser uma ferramenta bastante usada. Quem está com projeto nessa área é o pré-candidato a prefeito de Araruama, André Mônica, que a partir de quinta-feira (7) fará live, toda semana, sempre às 19h. "O que vem por aí é um projeto completamente inovador. Tem um toque do tradicional rádio, com todo o dinamismo e interatividade do digital. Aos seguidores que já estão por aqui, os nossos agradecimentos", disse ele no Facebook.

 

 

 

 

 

OLHARES ACADÊMICOS

Continuam abertas as inscrições para o II Seminário – Olhares Acadêmicos sobre Macaé: Crise Econômica e as Transformações da Sociedade Macaense, que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório do bloco B, da UFRJ, na Cidade Universitária. A entrada é franca, mas, para participar, os interessados devem se inscrever, até o primeiro dia do evento pelo link: http://twixar.me/0s61. O seminário é realizado pela Prefeitura de Macaé. A programação acontecerá de manhã, das 8h ao meio-dia, e das 17h às 21h, nos dois dias, e os participantes receberão certificado. A Educação ganhou um painel só dela com análise dos últimos anos, passando pelo Pré-Vestibular Social até as Startups, projeto de pesquisa, ciência e inovação com soluções para Macaé, "Cidade do Saber e do Conhecimento". Serão apresentados quatro painéis temáticos, com palestras ministradas por um grupo de autores do livro "Macaé, do Caos ao Conhecimento", lançado pelo Observatório da Cidade na 10ª edição da Brasil Offshore, em junho.

 

 

 

REGIME DE URGÊNCIA

O Projeto de Lei 22/2019 - que cria o Programa Municipal de Oncologia em Macaé - do Executivo, vai tramitar em regime de urgência. O pedido do prefeito Dr Aluízio foi aprovado com desempate do presidente Eduardo Cardoso (Cidadania), após votação de sete parlamentares contra e sete a favor – o presidente só vota quando há empate. A deliberação ocorreu nesta terça-feira (5), na Câmara. Os vereadores tem três dias, contando desta terça (5) para propor emendas. As comissões envolvidas, como a de Constituição de Justiça, Finanças e Orçamento, e de Saúde, também vão ter apenas cinco dias, metade do tempo regimental, para dar seus pareceres.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias