#MODARC24H / PAOLA SIMÕES: O que vestir no Enem?

É importante ficar atento para não usar roupas desconfortáveis e acessórios proibidos


Não é novidade que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixam os estudantes tensos e recheados de dúvidas nos mais diversos assuntos. Uma dessas dúvidas é o que pode ou não vestir no dia da prova. Por isso, preparei esse material com dicas que podem salvar nossos queridos estudantes  no que diz respeito a sua vestimenta no dia do Enem.

É importante  ficar atentos para não usar roupas desconfortáveis e acessórios proibidos.

O que não pode?

Uma das primeiras dúvidas é  se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. No Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a vestimenta. O que o documento traz são proibições quanto a utilização de acessórios, como óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Acessórios  religiosos, como burca e quipá, também precisam passar por revistas do aplicador de provas para que possam ser usados dentro da sala de provas. O mesmo vale para materiais próprios como máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio.

Relógios (principalmente com alarmes) também são proibidos. Já acessórios muito excêntricos, como faixas, tiaras e brincos muito grandes, podem chamar a atenção do fiscal de sala e, por isso, não são recomendáveis.... no Edital do Enem não cita nada em específico sobre estes amados compannheiros fashion.

Temos uma enorme variação climática, nossos candidatos precisam estar atentos a temperatura no dia das provas de acordo com 00sua região, já que estar com a roupa desconfortável pode atrapalhar a concentração e até o seu rendimento durante as provas....Muita atenção. 

Além de checar o clima, se você  tiver a oportunidade de conhecer o local da prova, fica nais fácil saber como se vestir. Ter ou não a presença ou a falta de ar-condicionado e ventiladores pode deixar o ambiente frio ou quente. Em caso de dúvida, opte por camiseta e bermuda/short e leve uma blusa de manga.

Dias muito quentes pedem roupas de cores e tecidos mais leves, que facilitem a transpiração. Já em locais onde  costuma ser frio, o indicado é usar roupas mais acolchoadas, sapatos fechados e que mantenham o candidato aquecido...

O mais importante é que a roupa e o calçado usado  não o incomodem. Use uma roupa que você já tenha usado e tido a experiência de conforto. Roupas mais despojadas e que, principalmente, não apertem.

Não há necessidade de mochilas ou bolsas no dia das provas. Esses acessórios podem ainda enrolar o candidato para entrar na sala de provas, já que rola passar por revistas dos fiscais de sala.

Caso seja preciso mesmo levá-los, o ideal é optar por uma bolsa pequena e que caiba apenas os pertences necessários para a realização do Enem, como canetas, água, lanche e, claro, os documentos pessoais.

Se sentir confortável já é um ótimo caminho para fazer uma boa prova. Boa sorte!

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias