A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiona35c82f6343adb96befae11d448dce9281a418ac): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H / AQUILES BARRETO - Dia do Servidor: lutar e resistir! | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H / AQUILES BARRETO - Dia do Servidor: lutar e resistir!

"Que em 2020 nossos servidores tenham motivos para comemorar a data, e nossa população tenha as esperanças renovadas na construção de uma nova cidade, a cidade que todos nós queremos, e merecemos"


Começamos esta semana com o feriado do Dia do Servidor Público, uma data que, em Cabo Frio, merece mais reflexão do que comemoração, principalmente quando olhamos ao nosso entorno e percebemos que, apesar de sermos uma das cidades mais ricas da Região dos Lagos, somos, também, a que enfrenta a pior crise financeira, e a única que, no último ano, voltou a atrasar o pagamento dos servidores públicos da Prefeitura.

Todos sabemos que essa crise vem desde 2015/2016, mas com muito esforço seus efeitos começaram a ser minimizados a partir de março de 2018, quando o salário dos servidores voltou a ser pago em dia (inclusive o parcelamento de alguns benefícios como férias e 13º). No entanto, devido à má gestão dos recursos públicos, nos últimos meses o que temos visto é a situação se tornar ainda pior do que era no começo de tudo, e os sindicatos que lutam pelos direitos dos trabalhadores serem tratados como os vilões.

Como todos sabem, sou filho de dois professores: Laura e Alfredo Barreto. Na verdade, dois guerreiros que sempre participaram de lutas sindicais e fizeram questão de me passar a importância da luta pelos direitos trabalhistas. “Lutar e resistir”. Por isso, enquanto estive presidente da Câmara de Cabo Frio, no ano de 2017, fiz questão de reparar algumas injustiças que prejudicavam os servidores efetivos da Casa Legislativa através de Lei Complementar Nº 030, de 19 de Outubro de 2017. Com ela, alteramos a Estrutura Administrativa e de Cargos e Salários dos Servidores Efetivos e de Comissão, bem como das funções gratificadas do Poder Legislativo Municipal de Cabo Frio, além das formas de evolução funcional dos servidores efetivos em suas respectivas carreiras.

Com esta Lei, garanti aos servidores efetivos da Câmara uma nova política salarial com revisão geral anual, todo mês de janeiro, por índice inflacionário oficial, relativo ao acumulado nos últimos 12 meses imediatamente anteriores; garanti a manutenção dos direitos adquiridos dos servidores efetivos com base no artigo 37 da CRFB/88 e também aumentei o salário base dos servidores efetivos, que era uma das maiores reivindicações da categoria.

Em 2018, durante minha curta passagem como prefeito interino de Cabo Frio, consegui não apenas manter em dia o salário dos servidores da Prefeitura como, também, comecei a pagar o parcelamento de alguns atrasados que não vinham sendo cumpridos. Tudo isso somente gerenciando os recursos públicos, elegendo prioridades, ouvindo e negociando com os sindicatos, exatamente como meus pais me ensinaram. Infelizmente, todo este trabalho está sendo desfeito.

Na Semana do Servidor Público a constatação é de que estamos nos distanciando cada vez mais da solução deste problema com uma chuva de denúncias de corrupção em vários setores e desvio de dinheiro público numa das áreas mais básicas, a saúde, comprovada, inclusive, com o resultado de uma CPI na Alerj. Mesmo sendo oposição, sempre me posicionei de forma ponderada, torcendo para que o atual governo se encontrasse pelo bem da cidade, do cidadão. E ainda torço para isso. No entanto, a cada dia que passa o governo vem se perdendo cada mais e mais. Enquanto isso, as filas nos postos de saúde, UPAS e hospitais só aumentam. Pessoas continuam morrendo por falta de atendimento digno. E, pra piorar, sem direito à atendimento cardiológico porque acabamos de perder o convênio do SUS para isso. 

Numa cidade onde, ao longo dos anos, a prioridade sempre foi deixar que a Prefeitura fosse a maior empregadora da cidade tendo os royalties como maior fonte de renda, não era difícil prever que tudo isso acontecesse. Mas sempre é tempo de mudar. Basta vontade, coerência e, principalmente, pulso firme. Que em 2020 nossos servidores tenham motivos para comemorar a data, e nossa população tenha as esperanças renovadas na construção de uma nova cidade, a cidade que todos nós queremos, e merecemos.

 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias