BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (25)

Cabo Frio dá adeus ao ex-vereador Osmar Sampaio; Vereadoras da Região dos Lagos se reúnem em Itaboraí; Patrulha Maria da Penha em Búzios; Educação de São Pedro da Aldeia tem ferramenta para nortear demandas por vagas; Prefeito de Iguaba Grande e o governador Witzel; Exploração turística de Arraial do Cabo em debate; Prefeita de Araruama faz um tour pelas obras... E muito mais!


ADEUS A OSMAR SAMPAIO

Foi sepultado no fim da manhã desta sexta-feira (25), no Cemitério Santa Isabel, em Cabo Frio, o empresário e ex-vereador Osmar Sampaio. Ele faleceu na noite anterior, de complicações de AVC sofrido uma semana antes. Osmar faria 75 anos dia 2 de novembro. Foi vereador por três mandatos (1989 a 2002), secretário no governo do ex-prefeito José Bonifácio, presidente da Associação Comercial (Acia) e do PDT Cabo Frio e membro da executiva do partido. O prefeito Dr Adriano (DEM) decretou luto de três dias. A Câmara de Vereadores de Cabo Frio, através do presidente Luis Geraldo (PRB) e demais vereadores, manifestaram pesar e foi determinado que a bandeira do município seja colocada a meio mastro, na Casa, em sinal de luto.

 

 

 

PLANO DIRETOR

Na próxima quinta-feira (31), será realizada uma audiência pública sobre a atualização do Plano Diretor de Cabo Frio. O encontro acontece às 9h30, no Cinemaxx do Shopping UnaPark, em Tamoios. A atividade complementa as ações de discussão sobre o documento. Na quinta-feira seguinte, 7 de novembro, começa a segunda fase das leituras comunitárias em que serão discutidas com a população de que forma executar as propostas formuladas na primeira etapa dos debates, a "Cidade que temos", para a criar a "Cidade que queremos", slogan da campanha do Plano Diretor. Na tarde desta sexta (25), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento apresentou o resultado da primeira etapa de debates para o secretariado municipal como uma prévia do que será a audiência pública.

 

 

 

ENCONTRO DE VEREADORAS

Itaboraí sediou nesta sexta-feira (25) o VI Encontro Estadual de Vereadoras do Estado do Rio de Janeiro, que reuniu as parlamentares para discutir o fortalecimento de políticas públicas para mulheres, desdobramentos da Lei Maria da Penha, autismo, trabalho e emprego. Da Região dos Lagos participaram as vereadoras Letícia Jotta (PSC), de Cabo Frio; Joice Costa (PP), de Búzios; Claudinha Gregório (PTB) e Leni Santos (PR), de São Pedro da Aldeia. Cabo Frio também vai sediar o evento, em março do ano que vem. 

 

 

 

PATRULHA MARIA DA PENHA

Falando em mulheres, a patrulha Maria da Penha - que irá atender exclusivamente casos de violência contra a mulher - já está em ação em Armação dos Búzios. A viatura é caracterizada e os agentes, treinados para esse tipo de chamado. Essa semana, dois agentes estiveram no legislativo se apresentando aos vereadores, o sargento Gomes e a soldado Firewoman, na foto com a presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP). Ela lembra que em recente encontro com o governador Wilson Witzel (PSC) o projeto foi solicitado para o balneário. A presença da patrulha foi também objeto de indicação da vereadora Gladys Nunes (PROS) ao executivo. Além de atuarem 24h por dia, a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor. Desta maneira, os policias poderão ir até as residências e transmitir mais segurança às vítimas. "Violência doméstica não tem perfil. Atinge cor, raça, escolaridade, sendo pobre ou rica", lembrou Joice.

 

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

A demanda por vaga no ensino público infantil, já se sabe, é aquela via crucis todos os anos. São filas de espera intermináveis e sem garantia de sucesso. De olho nisso, a Educação de São Pedro da Aldeia lançou mão de uma ferramenta que inclusive poderia ser adotada nos demais municípios da Região dos Lagos: Pesquisa de interesse de vaga para Educação Infantil. Os munícipes participam dizendo onde está carente de vagas. De posse destes dados, fica mais fácil planejar 2020. "A primeira etapa do levantamento termina agora, final de outubro. As demandas é que vão nos nortear. Aliado a isso, vamos juntar com dados da fila de espera deste ano. Com as duas informações, a gente consegue fazer levantamento de demanda nas regiões e por bairros", explicou o secretário de Educação, Alessandro Teixeira. Na próxima terça-feira (29), uma reunião já vai discutir quantas vagas deverão ser abertas para o ano que vem. "Com a pesquisa teremos clareza se o público prioritário será o da creche ou da pré-escola", acrescentou.

 

 

 

SALÁRIO NA CONTA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), aproveitou a visita na manhã desta sexta (25) ao Centro de Especializada Odontológica (CEO) para anunciar a antecipação do pagamento do mês de outubro em homenagem ao dia do servidor público, comemorado no dia 28 de outubro, próxima segunda-feira. Ele destacou ainda que o primeiro escalão, que recebe acima de R$ 4 mil (5% do funcionalismo), vai receber apenas na data prevista do calendário. 

 

 

 

 

ENCONTRO COM WITZEL

Um dia antes da visita ao CEO, Vantoil e o vice, Alexandre da Farmácia (PSB), estiveram na solenidade de abertura do início das obras de revitalização da infraestrutura da RJ-106, que liga São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Armação dos Búzios. Além de prestigiar o governador Wilson Witzel (PSC), o prefeito iguabense aproveitou a ocasião para conversar sobre a pavimentação do município com o vice-governador, Cláudio Castro (PSC), e também com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), Uruan Andrade.

 

 

 

TURISMO NO CABO

O planejamento para a exploração turística consciente em Arraial do Cabo ganhou um novo capítulo. Na tarde de quinta (24), a Prefeitura realizou uma reunião com os guias turísticos associados e não associados da região para discutir as pautas referentes à categoria. A principal foi a implementação do DAM Digital para a entrada de transportes turísticos no município. O pagamento da guia, antes feito em mãos, agora será 100% digital, facilitando os usuários do serviço. A reunião contou com os secretários de Turismo, Olavo Carvalho; de Segurança Pública, Bruno Monteiro; a comandante da Guarda Municipal, Ana Lucia de Jesus, e a Ouvidora Municipal, Regina Pessoa. Outro encontro já está marcado para a próxima terça-feira (29).

 

 

 

FERIADO PROLONGADO

O funcionalismo público de Arraial do Cabo entrou de folga nesta sexta-feira (25) e só volta a trabalhar na terça-feira (29). É que na cidade, o feriado municipal de Ação de Graças, comemorado no dia 23 de outubro, foi adiado para dia 25, em vista do feriado do servidor público cair na segunda-feira (28). Sendo assim, na sexta e na segunda-feira apenas os serviços essenciais como Saúde, Serviços Públicos e Segurança Pública funcionam na cidade.

 

 

 

FISCAL DE OBRAS

A prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) fez um verdadeiro tour por Araruama nesta sexta (25) vistoriando uma série de obras que estão sendo realizadas no município. Logo nas primeiras horas, ela visitou as intervenções nas ruas Glória e Bangu, no bairro Boa Perna, que terão nova rede de drenagem e serão asfaltadas. Na sequência, Lívia foi até os bairros Paracatu e Jardim Califórnia, que receberão novas creches. Pouco depois, a prefeita de Araruama visitou as obras de construção da Praça Escola 100% ecológica de Itatiquara, que deve ser inaugurada ainda esse ano: "Araruama virou um verdadeiro canteiro de obras, estamos com obras espalhadas por toda a cidade. Isso jamais foi visto na história do município” se gabou a prefeita. Pelo visto, Lívia não está nem aí para a recente condenação por improbidade administrativa e a possibilidade de ser afastada do cargo, já que segue afirmando com veemência e convicção que irá cumprir todas as promessas de campanha até o final do mandato.

 

 

 

'QUE VERGONHA PREFEITA!'

E por falar em condenação recente, a vereadora Penha Bernardes (MDB), presidente da Câmara de Araruama, usou a tribuna dias atrás para comentar decisão da juíza Maíra Veiga - que acolheu ação civil pública do Ministério Público e sentenciou a prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) à perda do mandato por improbidade administrativa (cabe recurso). "Quando eu digo que quem manda na cidade é o marido da prefeita, que está inelegível e deve milhões aos cofres públicos, muitas vezes a gente é julgado. A justiça agiu de modo exemplar, mostrou que existem leis e que as mesmas devem ser cumpridas (...) É triste e vergonhoso eu, como mulher e representante feminina desta Casa, ler a decisão de um juiz que desmoraliza nossa classe (...) Que vergonha prefeita! Infelizmente, a primeira mulher da cidade no comando de Araruama mancha a nossa classe porque não tem a capacidade de governar e de conter o seu marido".  E por aí vai... Confira no vídeo postado pela vereadora.

 

 

 

 

RECOMENDAÇÃO AO PREFEITO

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) expediu uma recomendação ao prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), para que ele promova junto ao Plano Purianual (PPA) as medidas necessárias para o cumprimento das metas do Plano Nacional e Municipal de Educação. A recomendação também foi direcionada aos secretários de Fazenda, Júlio César dos Santos Marins, e de Educação, Maurício Henriques Santana, e prevê que o poder público municipal promova as ações necessárias para a adequação de compatibilidade e efetiva correlação entre as metas dos planos de Educação.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias