São Pedro da Aldeia terá passeio ciclístico e Canoa Havaiana em prol do Outubro Rosa neste domingo (27)

As atividades terão início às 7h e vão incluir, ainda, café da manhã, aulão de yoga, massagem e alongamento


A manhã deste domingo (27) será recheada de atividades físicas e esportivas gratuitas em São Pedro da Aldeia. Para marcar o encerramento das ações da campanha “Outubro Rosa”, a Praia do Centro vai receber um passeio ciclístico e uma remada coletiva com canoas havaianas, com a participação das mulheres assistidas pelo grupo “Amigas da Mama”. As atividades terão início às 7h e vão incluir, ainda, café da manhã, aulão de yoga, massagem e alongamento. Batizada de “Domingo na Praça”, a programação é fruto de uma parceria entre as secretarias adjuntas de Cultura, de Esportes e Lazer e iniciativa privada.

“Este ano fizemos várias parcerias no ‘Outubro Rosa’ e o domingo será a culminância de todo esse projeto maravilhoso com uma série de atividades integrativas para as nossas mulheres e as suas famílias. Nos sentimos honrados e orgulhosos em participar de mais este momento. Agradeço a parceria das ‘Amigas da Mama’ que não medem esforços para garantir o apoio e o acolhimento às mulheres acometidas pelo câncer de mama no nosso município. A Cultura está de portas abertas para fazer parte dessa rede de apoio”, destacou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

A programação terá início com o passeio ciclístico promovido pelo grupo “Feras do Pedal”, com saída prevista para as 7h da Praia do Centro. O trajeto vai percorrer a orla da Lagoa de Araruama, Praia da Pitória, Camerum, Poço Fundo, passando pela figueira centenária, e término no bairro Boqueirão, totalizando um percurso em torno de 9km. Para participar, não é necessária inscrição prévia. “O passeio está aberto para toda a população, basta comparecer com os equipamentos de segurança, garrafa de água, muita alegria e disposição”, salientou Bia Goulart, co-fundadora do grupo.

Inédito na cidade, o passeio com canoas havaianas também promete movimentar o domingo na Praia do Centro. A atividade está marcada para começar às 8h e será conduzida pelo professor, empresário e atleta federado de canoagem, Egas Filho, responsável pela realização do evento, em parceria com o grupo “Amigas da Mama”.

“O objetivo maior da remada é elevar a autoestima dessas mulheres e fazer uma integração delas a esse esporte, porque a gente sabe o quanto um tratamento do câncer pode ser forte e o quanto elas precisam ser guerreiras. O intuito do passeio é apresentar a canoagem como lazer e mostrar que elas podem praticar essa atividade, seja para aliviar o estresse, melhorar a postura, a socialização, o fortalecimento muscular e até o controle da respiração. Além disso, será uma oportunidade para a gente enaltecer a nossa cidade e embelezar a nossa orla”, afirmou o professor Egas, dono de um paddle club na cidade.

A presidente das “Amigas da Mama”, Cláudia Fernanda Dias, falou sobre as expectativas para a remada coletiva. “Fomos surpreendidas com esse convite maravilhoso do clube Aldeia VA’A, que está abraçando a nossa causa. Pela primeira vez, as nossas assistidas e voluntárias vão ter essa experiência de poder estar em uma canoa havaiana dentro da nossa lagoa, praticando o esporte e apreciando a vista. As meninas estão muito animadas, a intenção é que todo mundo coloque a sua camisa rosa e vá para o evento para que, juntos, possamos encerrar este mês com um grande chamamento de atenção”, disse.

Para garantir a segurança das participantes, o passeio náutico vai disponibilizar equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas, protetor solar, água e camisas com proteção UV, além do acompanhamento de instrutores na canoa durante todo o percurso na laguna. O evento também terá a presença de um profissional da área da saúde.

O “Domingo na Praça” terá, ainda, aulas gratuitas de yoga, alongamento e quick massage, a partir das 8h30, na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro.

Categorias: São Pedro da Aldeia Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias