Inea realiza operação para coibir crimes ambientais em Iguaba Grande

Alvos da ação foram extração de areia sem licença ambiental, postos de combustíveis irregulares e comércio ilegal de aves silvestres


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participou, nesta quarta-feira (23), de uma operação  para reprimir crimes ambientais em Iguaba Grande. A ação foi deflagrada pela Prefeitura de Iguaba Grande, com apoio do órgão ambiental estadual, do Comando de Polícia Ambiental, do 25º Batalhão de Polícia Militar (Cabo Frio), da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os alvos da operação foram extração de areia sem licença ambiental, postos de combustíveis irregulares e comércio ilegal de aves silvestres.

Ao percorrerem o bairro Vila Nova, os agentes e os técnicos flagraram três areais clandestinos. No momento da ação, não havia ninguém no local e nem maquinário, mas foi possível identificar que a movimentação de areia é recente. Os técnicos do Inea instalaram, no local, uma placa com a marca do Programa Olho no Verde, indicando que essa área será monitorada. O objetivo do programa é o combate ao desmatamento da Mata Atlântica por meio da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite. Ao identificar a supressão de vegetação, alertas são emitidos para a fiscalização.

Em seguida, a equipe vistoriou o comércio do centro de Iguaba Grande e flagrou nove espécies de aves silvestres mantidos em cativeiro em dois estabelecimentos comerciais. Os proprietários foram autuados e serão multados pelo Inea pela ilegalidade. As aves foram resgatadas e levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Seropédica.

Ainda no centro da cidade, o grupo vistoriou postos de gasolina com o objetivo de checar se os mesmos operam de acordo com a licença ambiental emitida pela Prefeitura. Três postos de combustível foram autuados e serão multados pela administração municipal, já que operavam em desconformidade com a licença ambiental.

Categorias: Iguaba Grande Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias