COLUNISTA RC24H / Aquiles Barreto - A saúde está doente

"Não é possível mais admitir notas oficiais do governo afirmando que toda morte nos hospitais e pronto atendimentos de Cabo Frio se trata de um 'caso isolado'"


A semana começou com a notícia de mais uma morte na rede pública de saúde de Cabo Frio. Desta vez a vítima foi um professor, que no fim de semana teria dado entrada na UPA do Parque Burle com suspeita de enfarto, e teria morrido pouco tempo após tomar uma injeção de Voltaren. Quem me conhece sabe o quanto procuro ser ponderado, o quanto procuro tentar resolver a situação na conversa, sem alarde, sempre buscando o equilíbrio, o caminho do meio (quem é budista ou conhece o conceito do budismo sabe do que estou falando). Sou assim desde que me entendo por gente. Mas a saúde de Cabo Frio chegou num ponto tão crítico que nem Buda conseguiria mais manter a calma.

Além do caso deste fim de semana, no começo de setembro uma mulher morreu após passar cinco vezes, em duas semanas, pela mesma UPA. Embora apresentasse inchaço nas articulações, sangramentos pelo nariz e fortes dores pelo corpo, a paciente foi liberada todas as vezes com diagnóstico de virose, mesmo sem ter feito nenhum exame médico. E assim como esses, existem muitos outros casos, não somente na UPA do Parque Burle mas também no Hospital da Mulher, Hospital do Jardim Esperança, UPA de Tamoios...

Com tantas vítimas, não é possível mais admitir notas oficiais do governo afirmando que toda morte nos hospitais e pronto atendimentos de Cabo Frio se trata de um “caso isolado”. Já tivemos dezenas de “casos isolados” ao longo do último ano. E enquanto a morte dessas pessoas for tratada com tamanho descaso, como sendo um “fato isolado”, continuaremos vendo mais e mais mortes. Chega. É preciso dar um basta em tudo isso.

Como se já não bastassem tantas mortes, também temos relatos de desvios de verba, medicamentos e insumos na saúde de Cabo Frio. Por tudo isso, na última segunda-feira (21) eu e os vereadores Rafael Peçanha, Vaguinho e Letícia Jotta nos reunimos para traçarmos uma ação conjunta que exija providências imediatas na melhoria dos serviços oferecidos à nossa população nas UPAs, hospitais e pronto socorros de Cabo Frio. Deixamos de lado o fato de sermos três pré-candidatos à prefeitura (eu, Rafael e Letícia) e nos unimos por uma causa muito maior e mais urgente, sem política, sem politicagem.

A partir de agora nós quatro faremos visitas constantes a todos os hospitais municipais do município. Vamos ouvir os pacientes, vistoriar os espaços, reunir todas as informações e cobrar providências imediatas do governo. E faremos tudo isso juntos, porque uma ação conjunta tem muito mais peso do que uma ação individual.

Nossa saúde está doente, em estado terminal na UTI, simplesmente por descaso do governo municipal. Todas as chances de mudança que poderiam existir já foram dadas. Por isso, Buda que me desculpe, mas não há mais espaço para ponderações.

 

 

*Aquiles Barreto é vereador em segundo mandato (2013 a 2016 / 2017 a 2020), ex-presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio (2017/2018) e ex-prefeito interino do município (maio a julho de 2018). É formado em Administração pela Universidade Estácio de Sá, e em Comércio Exterior pela UFRJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias