BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15)

Prefeito de Arraial do Cabo tem contas aprovadas na Câmara; Antes da votação, sessão do legislativo cabista é suspensa por causa de tumulto e troca de socos; Dr Adriano convoca comissão de verão para discutir alta temporada em Cabo Frio; Presidente da Câmara de Búzios quer dar resposta ao prefeito sobre remanejamento orçamentário; Iguaba Grande tem comitiva em Brasília para buscar recursos; Secretário aldeense vai à capital federal para captar verbas para construção de creches; Prefeita de Araruama assina decreto ampliando benefício de servidor; Frente pelos royalties vai pedir adiamento de julgamento no STF... E muito mais!


APROVADAS POR 6 x 3

As contas do prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), relativas ao ano de 2017, foram aprovadas nesta terça (15), durante sessão da Câmara. Apesar do parecer técnico do TCE ter sido pela rejeição, os vereadores entenderam que não houve improbidade administrativa. Se o contrário ocorresse, Renatinho poderia ficar inelegível nas próximas eleições. Dos nove vereadores, seis votaram contra o parecer do Tribunal de Contas e três, a favor. Votaram favoráveis ao parecer do TCE Luciano Tequinho (PPS), Thiago Fantinha (PSC) e Ton Porto (PC do B). Foram contrários ao parecer os vereadores Galego (PATRI), Ary Vianna (PV), Junior Chuchu (PTB), Herval Joaquim Macedo (PV), Sppencer Cardoso (MDB) e Willian Luz (PT).

 

 

 

TUMULTO E BRIGA

E a sessão desta terça (15) na Câmara cabista foi marcada por tensão, tumulto e até briga. Mais cedo, antes mesmo da Casa abrir as portas, do lado de fora já havia grande concentração de pessoas esperando o início dos trabalhos. Pouco tempo depois de ter começado a sessão, os ânimos parecem que foram ficando mais acirrados e o tumulto começou. Muita gente levantou e saiu com medo da situação piorar. E piorou. O que era um bate-boca virou briga e teve até troca de socos entre o ex-secretário de Segurança Pública de Arraial, Márcio Galo, e um outro homem que seria servidor municipal. Thiago Fantinha (PSC), presidente do legislativo, teve que intervir e suspender a reunião. Ele informou que irá apurar as imagens do controle de segurança para tomar as devidas providências a fim de punir os envolvidos. 

 

 

 

TEQUINHO 'HOMENAGEADO'

E ainda durante a "animada" sessão ordinária desta terça-feira (15), o vereador Luciano Tequinho (PPS) - aquele que mandou a "titia vigiar o feijão no fogo dias atrás" - no caso, a tal titia era uma senhora, uma idosa, e que foi desrespeitada pelo nobre edil, que pediu desculpas pelo Facebook, mas não foram aceitas - foi até "homenageado" por um grupo de mulheres. Só que não. A mulherada - a mesma que esteve na Câmara com sacos de feijão para oferecer ao parlamentar como revide ao deboche - voltou à Casa hoje. Levaram um panelão de feijão para oferecer aos munícipes e também ofereceram "picolés de feijão" a quem passava por ali, perto da entrada do prédio. No carrinho de picolés lia-se "homenagem ao dia da chupadinha". Muita criatividade, vai vendo aí... Mexe com quem tá quieto! 

 

 

 

NA ALERJ

Enquanto o bicho pegava em terras cabistas, Renatinho Vianna (PRB) acompanhava a cerimônia de 66 anos de fundação da Petrobras e o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Royalties para o Estado do Rio de Janeiro, liderado pela deputada Zeidan (PT), para evitar a redistribuição dos recursos oriundos da exploração de petróleo para todo país. Sentou à tribuna com demais representantes da Ompetro e também discursou. Zeidan, por sua vez, disse que vão tentar um adiamento do julgamento. "Se a lei da partilha for aprovada será uma catástrofe. A queda de recebimento de royalties e participações especiais nos municípios e no estado será de 26% para 4%. O Rio de Janeiro se tornará um estado falido. Precisamos passar por cima das diferenças políticas. Amanhã (quarta-feira, 16), o presidente da Casa, André Ceciliano estará em Brasília, no STF, para discutir o assunto. Não podemos perder nosso direito de soberania nacional", disse a presidente da Frente.

 

 

 

COMISSÃO VERÃO

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (DEM), convocou nesta segunda (14) as secretarias de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Turismo, Mobilidade Urbana, Segurança e Ordem Pública, além da Guarda Civil Municipal e da Comsercaf para abrir as discussões sobre o Plano Verão. As secretarias fazem parte de uma comissão, que contará ainda com a sociedade civil organizada e os setores diretamente ligados à alta temporada, como hotelaria, bares e restaurantes. O plano visa ordenar a cidade, minimizando os impactos durante a alta temporada, período que atrai cerca de um milhão de turistas. Esse primeiro encontro serviu para identificar os principais pontos das pastas para a elaboração de ações. Discutiram ordenamento das praias, como a atuação dos ambulantes, o fluxo dos ônibus de turismo, o reforço nas fiscalizações das Áreas de Proteção Permanente (APP), dos carros de som, além das ações de manutenção preventiva na infraestrutura na cidade como um todo.

 

 

EM BRASÍLIA

A busca de emendas parlamentares para implementar projetos no município nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura levou uma comitiva de Iguaba Grande para Brasília. Nesta terça-feira (15), o prefeito Vantoil Martins (PPS), o vice Alexandre da Farmácia (PSB), o secretário de Obras Paulo Rito e o vereador Marciley Bessa (PDT) - líder do governo na Câmara, estão na capital federal conversando com deputados e senadores na busca por esses investimentos. Em vídeo, ao lado do vice e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB), parabenizou os professores pelo dia e disse que também está trabalhando "para fazer iguaba referência na Educação". E avisou que vai ter festa comemoração dos mestres. Será dia 28 de outubro, com os demais servidores, para comemorar o Dia do servidor público.

 

 

 

EM BRASÍLIA II

Quem também estava lá nesta terça (15) era o secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra. Foi correr atrás de recursos para a Educação, mais precisamente para a construção de três creches. Eron estava acompanhado do deputado Gutemberg Reis, que estava a frente para agilizar a liberação de verba junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

 

 

 

MAIS VIATURAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), recebeu nesta terça-feira (15) o comandante do 25º BPM, coronel Rodrigo Ibiapina. O encontro, primeiro entre os dois, discutiu questões de segurança pública e a parceria entre com a Prefeitura. A secretária e o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves e Jorge Ribeiro, respectivamente, também participaram da reunião. "Essa é uma parceria que só traz benefícios para a população", falou Chumbinho. Na ocasião, foram discutidos assuntos relativos à segurança pública, como a chegada de novas viaturas para o trabalho no verão e a expectativa de receber, também, um policiamento para o período de alta temporada, além dos alunos que passarão por uma formação no 25º Batalhão. "O município de São Pedro da Aldeia será brindado com, no mínimo, quatro novas viaturas para trabalhar no verão, que ficarão em definitivo na cidade", complementou Ibiapina.

 

 

 

JOICE VAI RESPONDER

A presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), está 'beeem' chateada com palavras e argumentos do prefeito interino Henrique Gomes (PSDB), que nesta segunda-feira (14) deu entrevista ao Portal RC24h dizendo que os próximos pagamentos de pessoal - incluindo o tão esperado 13º salário - só serão honrados se a Casa autorizar remanejamento de verba de R$ 14 milhões. Ela conversou com a coluna por telefone, do Rio, onde estava reunida com membros do governo estadual para celebração de convênio. Disse que em seu "entendimento a Câmara passou a ser a vilã da situação. Mas nem eu nem os vereadores assumiremos tal responsabilidade", disparou. Nesta quarta (16), Joice virá à redação para dar resposta sobre o assunto.

 

 

 

CELEBRANDO OS PROFESSORES

Enquanto o legislativo não abona o remanejamento milionário que o prefeito precisa, Henrique Gomes (PSDB) celebrou o Dia dos Professores com os funcionários da rede municipal de ensino, num baita festão na noite desta segunda-feira (14), no Silk Beach Club, na Praia Brava. Henrique curtiu à beça e ainda posou de DJ.

 

 

BENEFÍCIO AMPLIADO

A prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido) divulgou um vídeo nesta terça-feira (15), em sua página no Facebook, homenageando os professores do município. Disse que aproveitou a ocasião para assinar um decreto que amplia o benefício do cartão alimentação (que os professores já têm, no valor de R$ 300) para orientadores educacionais, orientadores pedagógicos e supervisores.

 

 

 

LDO APROVADA

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (15), por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) do Executivo 010/2019, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Base do orçamento de 2019, houve 48 emendas, aprovadas em bloco, também por unanimidade. Entre as emendas estavam as de Luiz Fernando Peçanha (sem partido), para infraestrutura na região serrana, de Val Barbeiro (PHS), para reforma do Parque da Cidade, e de Maxwell Vaz (SD), para a obra da Estrada de Santa Teresa. A Construção de abrigos em pontos de ônibus em bairros ao longo da Rodovia da Amaral Peixoto foi uma das propostas feita por Julinho do Aeroporto (MDB). Marcel Silvano (PT), entre outras, previu recursos para incentivo à cultura.

 

 

 

LOA 2020

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (15), o parecer prévio ao projeto de lei 1365/19 que estabelece o orçamento anual para 2020. O texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovado com ressalvas - principalmente em relação ao detalhamento das receitas projetadas para o próximo ano - e seguirá para o Plenário da Casa para discussão dos parlamentares. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê um déficit orçamentário do Rio para o próximo ano na ordem dos R$ 10,7 bilhões. A proposta apresentada pelo Executivo fixa uma receita líquida de aproximadamente R$ 70 bilhões e despesas de R$ 81 bilhões. O texto seguirá para o plenário e vai passar por dois dias de discussão. Em seguida os parlamentares terão um prazo para elaborar emendas ao texto original. A comissão de orçamento, então, deverá emitir parecer sobre as emendas e só depois o orçamento e o PPA serão votados em plenário.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias