VÍDEOS - Contas do prefeito de Arraial do Cabo são aprovadas em sessão tumultuada

Por seis votos a três, Renatinho Vianna teve a chancela do legislativo nesta terça (15)


A Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo aprovou as contas do prefeito Renatinho Vianna (PRB), nesta terça-feira (15), em sessão polêmica e que lotou a assistência da Casa. Por seis votos a três, os vereadores votaram a favor das contas referentes a 2017, que tiveram parecer contrário pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). 

Caso os vereadores fossem favoráveis ao relatório do TCE-RJ, o prefeito poderia ficar inelegível nas próximas eleições, por alegação de improbidade administrativa.

Desde cedo a movimentação era grande na porta do legislativo, onde muitos aguardavam o início dos trabalhos. Grupos de situação e oposição se misturavam na porta do parlamento, no Centro, pareciam estar aguardando o resultado de um campeonato.

E lá dentro a tensão era ainda maior. A sessão foi bastante tumultuada, com direito a bate-boca e até uma briga envolvendo o ex-secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Márcio Galo, que trocou socos com um outro homem que seria um servidor municipal.

 

 

 

O presidente da Casa, vereador Thiago Fantinha (PSC), lamentou o desrespeito da assistência para com os parlamentares. "Infelizmente tive que suspender a sessão após um princípio de tumulto. Houve uma briga entre pessoas presentes na plenária, além disso, outros cidadãos atiraram sacos de feijão contra um guarda municipal e também depredaram o patrimônio da Câmara. Uma das placas de vidro que separam a plenária da assistência foi quebrada", comentou. 

O presidente informou ainda, que irá apurar as imagens do controle de segurança para tomar as devidas providências a fim de punir os envolvidos. "Apesar da confusão encerrei o expediente com a sensação de dever cumprido. Mesmo com a maioria vencida de votos tenho consciência de que fiz a minha parte como representante do povo. Nem sempre temos nossos objetivos atingidos, a política funciona assim, isso faz parte do processo democrático", frisou.

A votação aconteceu quando a sessão foi retomada. Alguns vereadores quiseram estender o tempo de fala na justificativa do voto e tiveram que ser alertados por Fantinha.

No final, o placar, favorável a Renatinho, foi o seguinte:

Favoráveis ao parecer do TCE:

Luciano Farias Aguiar - Tequinho (PPS)

Thiago Felix (PSC)

Ton Porto (PC do B)

Contrários ao parecer do TCE:

Alexandre Barreto - Galego (Pen)

Ary Vianna (PV)

Genival Pacheco Junior - Chuchu (PTB)

Herval Joaquim Macedo (PV)  

Sppencer Cardoso (PMDB)

Willian Luz (PT)

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias