BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Reunião com governador sobre partilha de royalties deixa prefeitos preocupados; A maratona de Adriano; Prefeito de Búzios diz que municípios têm que ser independentes dos royalties; Polêmica de vereador de Arraial do Cabo continua rendendo; Demissões à vista em Araruama; Sai subvenção da Apae de Iguaba Grande; Pré-candidato de São Pedro da Aldeia é objeto de golpe... E muito mais!


AGORA É COM O CONGRESSO

A reunião dos prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) com o governador Wilson Witzel (PSC), nesta quinta-feira (10), no Rio, não tirou nenhum décimo da preocupação dos prefeitos de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Muito pelo contrário, saíram todos mais angustiados do que nunca. O encontro foi para falar sobre o pedido que Witzel e outros cinco governadores fizeram ao STF para adiar o julgamento (marcado para 20 de novembro), por seis meses, da ADI 4917 - que questiona a lei que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo (clique aqui). A mudança nas regras de partilha dos royalties pode significar a falência de municípios e estados produtores. Conversando com a coluna na manhã desta sexta (11), o prefeito de Arraial, Renatinho Vianna (PRB) confirmou. "Saímos de lá muito preocupados, Adriano (prefeito de Cabo Frio) também saiu arrasado. Vamos pedir a Deus que dê tudo certo. O governador até se mostrou otimista, mas a tensão estava estampada na cara de todos", disse. Na real, o que foi definido na reunião é que a articulação agora tem que ser no Congresso Nacional. E que Witzel será o articulador das negociações. Além de Renatinho e Dr Adriano (DEM), estiveram presentes ao encontro com o governador, os prefeitos de Búzios, Henrique Gomes (PSDB); de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV); de Casimiro de Abreu, Paulo Dames (PSB); de São João da Barra, Carla Machado (PP); além do vice-prefeito de Quissamã, Marcelo Batista (PRB); e do ex-vereador de Macaé, Igor Sardinha (PT), hoje secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo de Maricá.

 

 

 

MARATONA 

Visivelmente cansado após a maratona de reuniões no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10), o prefeito Dr Adriano (DEM), disse que está na expectativa pelo adiamento do julgamento da ADI. Antes da reunião com Witzel no Palácio Guanabara, o chefe do executivo cabo-friense já havia estado no DER, onde assinou convênio para pavimentação na cidade. Ao sair do Rio e ao chegar em Cabo Frio, Adriano resumiu um pouco do que foi essa ida à capital (veja o vídeo abaixo). "Vamos aguardar o julgamento e torcer para que possamos ter um resultado favorável ao nosso Estado e consequentemente aos municípios. Temos que ter muita fé para superar esse momento".

 

 

 

 

DEVER DE CASA

Por telefone, o prefeito de Búzios, Henrique Gomes - que na foto da reunião com Witzel aparece ao lado de Adriano -, disse que a expectativa é muito grande de realmente solucionar o problema e ele acredita que haja êxito. Contudo, frisou que os municípios devem trabalhar para que consigam se desenvolver sem depender dos royalties. "Até quando o petróleo estará disponível? Não sabemos. Por isso estou fazendo o dever de casa, que é trabalhar o fomento da receita própria para daqui algum tempo viver independente dos royalties do petróleo. Porém, alguns municípios, em função desse repasse, esquecem de algumas taxas de arrecadação. Aqui em Búzios por exemplo acabamos de assinar um convênio com o Tribunal de Justiça com relação à dívida ativa. Búzios tem mais de R$ 110 milhões em dívidas de IPTU. Mais da metade não paga. Falo dos grande proprietários, porque o pescador, por exemplo, quando chega janeiro ele é o primeiro a pegar o talão para pagar", destacou HG.

 

 

 

PANO PRA MANGA

O deputado estadual Subtenente Bernardo (PROS) não está nada satisfeito com algumas atitudes do colega de parlamento dr Serginho (PSL). Isso porque nesta quinta-feira (10), Serginho divulgou no Facebook ser o autor do projeto de lei que promete criar uma espécie de 'SPC' daqueles que forem agressores de mulheres, proposta que Bernardo já havia apresentado em março deste ano, tão logo assumiu vaga na Alerj. Pelo PL, todos os que aparecerem em registro de agressão contra mulher vão ser incluídos num cadastro onde a mulher poderá acessar, digitar o nome e conferir se a pessoa está lá. Mas ontem, na rede social, Serginho disse que era dele próprio. Na verdade o projeto é cria de Bernardo, que colocou Serginho como coautor. Essa situação ainda vai render pano pra manga, pode aguardar.

 

 

 

POLÊMICA RENDEU

A fala do vereador Luciano Tequinho (PPS) durante a sessão da Câmara de Arraial do Cabo da última terça (8) repercutiu negativamente e acabou virando destaque nos principais veículos de comunicação da Região dos Lagos. A gente deu essa nota aqui, explicando a confusão, que começou quando uma senhora que estava na assistência contra-argumentou Tequinho, que fazia críticas à gestão municipal. No momento em que a mulher apresentava o ponto de vista dela sobre a questão, Tequinho a interrompeu e disparou a seguinte frase: "Feijão tá no fogo titia. Cadê o feijão, titia?", dando a entender que ela deveria estar em casa fazendo trabalhos domésticos ao invés de acompanhar a sessão da Câmara. Tentamos falar novamente com o vereador, que disse, por meio da assessoria, que só vai se pronunciar na sessão de terça-feira (15).

 

 

 

LICENÇA DA CÂMARA

O vereador Jeferson Vidal (PSC) oficializou seu pedido de licença nesta quinta-feira (10), durante a sessão da Câmara de Cabo Frio, feito ao presidente do Legislativo Municipal, Luis Geraldo (PRB), pelo período de 30 dias. O afastamento é para tratamento de saúde, segundo justificativa do vereador. Quem ocupa sua vaga, durante o período, é Thiago Vasconcelos (PSC), que obteve 1.111 votos na ultima eleição. Vasconcelos assume como suplente na próxima sessão ordinária da Casa Legislativa.

 

 

 

PELA DIGNIDADE HUMANA

Um encontro no Charitas, em Cabo Frio, na tarde desta sexta-feira (11), reuniu representantes do Movimento Negro da cidade e região para planejar ações e denunciar o extermínio do povo preto que tem acontecido nas comunidades, em função da política adotada pelos governos federal e estadual. Do município cabo-friense estavam Ítalo Moreira, João Félix e professor Jaime Silva (2º Distrito). De Arraial do Cabo, a superintendente de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direito da Mulher, Josimaria da Silva e Mônica Cristina, moradora do Morro da Cabocla, representando as comunidades de lá. É a Região dos Lagos reagindo a esse massacre nos locais mais carentes. Dia 19 de novembro eles ferão um ato público, às 16 horas, na Praça Porto Rocha.

 

 

 

CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE

A eleição para o 2º Conselho Municipal de Juventude de Cabo Frio para o biênio 2019/2021 acontece dia 20 de outubro, às 13h, no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte. Os membros da sociedade civil que desejarem compor o órgão devem preencher a ficha de inscrição on-line acessando o link (https://bit.ly/2luDrbc). Essa será a segunda etapa da eleição. Podem se inscrever representantes de organizações, movimentos, coletivos de juventude ou entidades da sociedade civil legalmente constituídas, com atuação efetiva na promoção dos direitos da juventude, e que atuem preferencialmente nas seguintes áreas: emprego, renda e formação profissional; cultura e arte; esporte e lazer; assistência social; saúde; educação; direitos humanos e defesa da igualdade racial; defesa do meio ambiente; garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais; respeito à identidade e a diversidade sexual. Poderão votar residentes ou eleitores do município de Cabo Frio na faixa etária entre 15 e 29 anos. No dia votação, deve-se apresentar o documento identificação oficial com foto e comprovante de residência ou título de eleitor.

 

 

 

DEMISSÕES À VISTA

A prefeitura de Araruama tem três meses para revogar a contratação de servidores temporários da Saúde e Educação. A decisão é da juíza da 2ª Vara Cível da cidade Maíra Veiga, com base num TAC firmado entre município e Ministério Público. No termo, de 2014, o executivo se comprometia em exonerar servidores não efetivos após realização de concurso. O tempo passou e nada aconteceu. Em dezembro de 2018, o governo Lívia de Chiquinho (sem partido) pediu prorrogação e a justiça aceitou, dando mais 150 dias. E a prefeitura pediu mais tempo. Foram dados mais 60 dias, vencidos em 10 de setembro último. Porém, a magistrada determinou que sejam mantidos apenas os contratados da UPA 24 Horas, Hospital Municipal Prefeito Armando Carvalho, CIMI, PAM, Postos de Saúde, Departamento de Odontologia e escolas da rede municipal. Em contrapartida, mesmo com essa prorrogação de prazo nas áreas da Saúde e Educação, o Judiciário reforça ainda que nas demais áreas não podem existir descumprimentos, mantendo a suspensão das contratações.

 

 

 

'IRRESPONSABILIDADE DA PREFEITA'

O caso foi assunto da sessão da Câmara araruamense nesta quinta-feira (10). A presidente da Casa, vereadora Penha Bernardes (MDB), não deixou por menos. Afirmou que mesmo que o TAC já existisse em governo anterior, tinha a obrigação de cumprir. "Se tivesse cumprido desde o ano passado, nossa população não estaria passando por isso hoje. Isso demonstra que nesse governo não tem planejamento e não tem gestão. Mas ninguém espera que a incompetência da prefeita Lívia de Chiquinho chegue ao ponto de demitir faltando três meses para o Natal. Vai querer culpar a justiça agora? Não pode simplesmente jogar a culpa na justiça e fugir da responsabilidade. E não adianta jogar a culpa no gestor antigo não, ela é gestora e tinha que cumprir. Isso é uma falta de responsabilidade com o povo", disse Penha na tribuna. Veja o vídeo:

 

 

 

 

ENFIM, SAIU A SUBVENÇÃO

Finalmente a Apae de Iguaba Grande poderá respirar um pouco mais aliviada. É que nesta quinta-feira (10) o prefeito Vantoil Martins (PPS) e o vice, Alexandre da Farmácia (PSB), e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, entregaram o cheque simbólico de R$ 13 mil nas mãos dos presidentes da Associação. O valor será depositado durante três meses. A subvenção faz parte de uma parceria entre a entidade, os poderes executivo e legislativo e que tem como objetivo colaborar com os custos para manutenção do trabalho. Por lá, eles atendem pessoas com deficiência e suas famílias com auxílio médico, educação e assistência social. O secretário de Governo Jales Lins, e o Procurador Geral do Municipio, Peter Samerson também participaram do ato simbólico.

 

 

 

PP EM FESTA

A quinta-feira (10) foi dia dos pepistas festejarem a posse de Marcelo Queiroz (PP) como o novo secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Assim como a presidente do legislativo de Búzios, vereadora Joice Costa, foi até lá, como divulgado aqui na coluna, Araruama também prestigiou a nova etapa de Marcelo. Os secretários de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Barreto e Anderson Moura, respectivamente.

 

 

 

TENTATIVA DE GOLPE

O empresário Fábio do Pastel, pré-candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, divulgou um vídeo nesta sexta-feira (11), indignado por ter tido seu aplicativo de WhatsApp hackeado. Com isso, desconhecidos se passaram por ele e mandaram várias mesagens a amigos pessoais pedindo que depositasse certa quantia em dinheiro. Não é de hoje que acontece esse tipo de golpe, mas muita gente ainda cai. Segundo ele, o crime teria sido cometido por uma quadrilha de São Paulo. Fabio disse ainda que alguns amigos chegaram a depositar e lamentou:

 

 

 

 

OUVINDO O POVO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PTN), é super querida na cidade e não à toa. Toda semana ela faz atendimento à população, numa conversa bem informal, cara a cara. E está dando certo. Durante os atendimentos semanais no gabinete, além de ouvir as principais demandas do município, as necessidades de cada bairro e região, a chefe do executivo tem recebido muito carinho e incentivo da população para continuar trabalhando.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias