Cidades da região iniciam vacinação contra sarampo nesta segunda-feira (7)

Seis cidades anunciaram o início da campanha de vacinação. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal


Do dia 7 a 25 de outubro acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Neste ano, a campanha acontecerá em duas etapas, para atender aos grupos alvo da vacinação, além de contar com dois dias “D”.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

CABO FRIO

Em Cabo Frio, a ação será realizada prioritariamente a crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de 7 a 25 de outubro. As doses estarão disponíveis em 29 salas de imunização, nos horários de funcionamento de cada unidade, e o Dia D acontece em 19 de outubro com nove salas de vacinação. De 18 a 31 de novembro será a vez de adultos jovens até 29 anos se imunizarem contra a doença e, para isso, também estarão disponíveis 29 salas de vacinação. O dia D será realizado em 30 de novembro com nove salas de atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as crianças são prioridade na primeira fase devido à elevada incidência dos surtos nesta faixa etária em 2019 e por ser este público mais suscetível de desenvolver complicações derivadas da doença como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonia. Importante ressaltar que a patologia pode levar o óbito.

As nove salas que farão o atendimento às crianças no dia D, em 19 de outubro, são: PS de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz. Todas funcionarão das 9h às 17h. Estes mesmos locais farão o atendimento no dia D voltado para o público de 20 a 29 anos.

BÚZIOS

Em Búzios, a vacina está disponível na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde. Todas as crianças com idade entre seis meses e um ano devem ser vacinadas.

ARRAIAL DO CABO

Em Arraial do Cabo, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a doença em todos os postos de saúde do município. Para receber a dose, os munícipes devem buscar qualquer unidade de atendimento portando os seguintes documentos: Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia está vacinando as crianças de 6 meses a menores de 1 ano contra o sarampo nas unidades de saúde, com exceção de Três Vendas e Recanto das Orquídeas. Os pais e responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde mais próxima e verificar o horário de imunização em cada posto, a fim de evitar o desperdício de doses. Para a vacinação é necessária a apresentação dos cartões de vacina e do SUS e o documento de identificação. Os postos aldeenses funcionam das 7h às 16h.

IGUABA GRANDE

Em Iguaba Grande a campanha irá imunizar crianças com seis meses de idade a 5 anos, que ainda não tenham feito as duas doses da Vacina tríplice viral. A ação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, das 8h às 17 horas. É importante ter em mãos documentos de identificação da criança e do responsável, além da carteirinha de vacinação da criança. O dia 19 de outubro, das 8h às 17 horas, vai ser marcado pelo Dia D, ou seja, as equipes de saúde estarão focadas e atentas na campanha durante todo o expediente.

ARARUAMA

Em Araruama, a primeira etapa de vacinação acontece de 7 a 25 de outubro em crianças não vacinadas de 6 meses a 4 anos de idade e a segunda etapa acontece de 18 a 30 de novembro, tendo como público alvo adultos entre 20 e 29 anos não vacinados. Os dias ‘’D’’ estão marcados para 19 de outubro e 30 de novembro.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.

O público de 1 ano a 29 anos deve apresentar registro de duas doses contra a doença, já pessoas de 30 anos a 49 anos necessitam de apenas uma dose. Para pessoas que vão viajar para áreas de surto e que não têm a imunização, a dose deve ser ministrada com 15 dias de antecedência. A lista de municípios acometidos por surto de Sarampo pode ser consultada no site oficial do Ministério da Saúde. Os dados são atualizados semanalmente, de acordo com a situação epidemiológica de cada cidade.

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias