Roda de Jongo recebe cantora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha e do Império Serrano, em Cabo Frio

Segunda edição do ''Mulheres do Jongo Griot: Bebendo da Fonte'' acontece nesta sexta-feira (4), às 19h, no Jardim Caiçara, em Cabo Frio


O Coletivo Griot Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro recebe em Cabo Frio, nesta sexta-feira (4), a cantora, compositora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha, do G.R.E.S. Império Serrano e do grupo Razões Africanas. Lazir e o percussionista, e professor do Jongo da Serrinha, Anderson Vilmar participam da segunda edição do “Mulheres do Jongo Griot: Bebendo da Fonte”, que acontece a partir das 19h, no Jardim Caiçara.

O encontro será uma atividade de transmissão de saberes e fazeres do Jongo, a partir da dança, do canto, da percussão e das memórias do Jongo do Rio de Janeiro. Lazir faz parte de uma família que representa a tradição do Jongo no Morro da Serrinha. A artista é sobrinha-neta e afilhada de Tia Maria do Jongo, com quem aprendeu a dançar aos seis anos de idade, além de ter parentesco direto com Tia Eulália e Tio Molequinho, dois dos fundadores do Império Serrano, uma das mais maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1947.

Sempre levantando a bandeira do Jongo e elevando o nome da Serrinha, Lazir Sinval já trabalhou com Beth Carvalho, Tia Surica, Marquinhos Satã, Elza Soares, Jair Rodrigues e Alaíde Costa, entre outros. As inscrições e outras informações sobre a atividade são pelo telefone (22) 99223-7499. A contribuição responsável é de R$ 50, para a vinda dos mestres e manutenção das atividades do coletivo. A inscrição será confirmada mediante a contribuição.

A atividade acontece em meio à preparação do grande cortejo pré-carnavalesco do Griot a ser realizado no próximo dia 20 de fevereiro de 2020.

Sobre o Griot:

O GRIOT existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.

As principais ações do GRIOT são atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.

Categorias: Cabo Frio Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias