A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session77fcf011d857a51141d9027a18cfdd2c89e2cdcb): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Prefeito Henrique Gomes discute colação de grau com estudantes de Búzios; Vereadoras de Búzios e de Cabo Frio participam de workshop de defesa pessoal; Renatinho Vianna segue a todo vapor com reuniões de lideranças; Secretários de Cabo Frio começam a discutir a Comissão Verão; Prefeito de Iguaba acompanha licitação para iluminação da orla; PDT aldeense reúne lideranças; Apae de Araruama pede socorro... E muito mais!


COLAÇÃO DE GRAU

O prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes (DEM), e o fiel escudeiro e chefe de Gabinete Robinho Mota, tiraram um tempo hoje para conversar com estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire. O assunto foi a organização da festa de colação de grau. A cerimônia será realizada em dezembro, e contará com os formandos do 9º ano do ensino fundamental e 3º do ensino médio das escolas da rede pública do balneário.

 

 

 

ARRECADAÇÃO MENOR

Audiência pública realizada segunda-feira (30) na Câmara de Búzios, mostrou que o município está com dificuldade de honrar a folha de pagamento deste mês. O encontro apresentou o relatório de Gestão Fiscal, que mostrou uma arrecadação tributária menor que a prevista e folha de pagamento que ultrapassa o limite da LRF. Conforme o documento, o percentual desse gasto representou 57,34% da receita corrente líquida apurada, sendo o o limite estabelecido na Lei, 54%. Já o limite prudencial da LRF é de 51,3%. A partir disso, o município já deve tomar medidas para sanar o excesso. O vereador Valmir Nobre - presidente da Comissão de Finanças e Orçamento - presidiu a audiência, que também contou com a participação da presidente do Legislativo, vereadora Joice Costa (PP), e do vereador Neemias Lopes. Da Prefeitura, participaram os secretários de Governo e Fazenda, Leonardo Machado Rodrigues, e de Administração, Messias Carvalho, além da contadora Maria da Conceição Mendes.

 

 

 

APOSTANDO NO RETORNO

Mesmo assim, com toda repercussão em cima do relatório de gestão fiscal que mostra os excessos cometidos pelo executivo, continua muito forte o comentário de que o prefeito afastado André Granado (MDB) pode conseguir uma liminar que faça com que ele retorne ao cargo a qualquer momento. Agora, o que não se sabe é se vão ser daquelas 'liminares-relâmpago', em que André permanecia no cargo de 24 a 48 horas e era novamente derrubado, tal como cansamos de assistir no primeiro semestre deste ano.

 

 

 

 

AS EMPODERADAS

Como divulgado aqui na coluna, esta quarta-feira (2) foi dia de workshop de defesa pessoal das mulheres em Búzios e Cabo Frio, com oficinas gratuitas de prevenção e enfrentamento à violência, dentro do Programa Empoderadas, da secretaria estadual de Esportes. Quem ministrou foi Érica Paes, ex-lutadora de MMA e campeã mundial de jiu-jitsu. A vereadora buziana Gladys Nunes (PROS), que não é boba nem nada, foi articuladora desse encontro no balneário. O que ficou acertado após o evento é que Búzios terá um núcleo do 'Empoderadas'. Uma participante na oficina de hoje, que é professora de artes marciais, já se ofereceu para ministrar as aulas de defesa pessoal. Um advogado também se voluntariou para prestar consultoria jurídica gratuita para as mulheres vítimas de violência na cidade. Falta agora uma psicóloga voluntária para fechar esse grupo. 

 

 

 

AS EMPODERADAS II

Na parte da tarde, a lutadora Érica Paes participou do mesmo evento, dessa vez no parlamento cabo-friense. As vereadoras Alexandra Codeço (PRB) e Letícia Jotta (PSC) acompanharam tudo atentamente. O presidente da Casa, vereador Luis Geraldo (PRB), deu uma passada rápida no encontro, cumprimentou as participantes e saiu logo em seguida, já que o assunto era mais para mullheres do que para homens. Agora, tem uma coisa que não dá para deixar de comentar: se as vereadoras Gladys Nunes, de Búzios, e Letícia Jotta, de Cabo Frio, já são abusadas no enfrentamento verbal, imagina depois delas aprenderem a das uns bons catiripapos hein? Vai ser difícil de segurar essa mulherada empoderada. "Sou militante nessa causa da mulher, tenho inúmeros projetos de lei já sancionados. E já disse nessa tribuna que em briga de marido e mulher se mete a colher sim. E hoje todas as mulheres podem contar comigo porque eu preciso fazer algo por essas mulheres", disse Alexandra, que já foi vítima, por longo período, de violência moral a patrimonial pelo ex-marido.

 

 

 

E TOME CAFÉ!

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), segue empolgadíssimo numa agenda de reuniões que acontecem várias vezes por semana em sua casa mesmo, na Praia dos Anjos. Ontem teve um café da manhã com vereadores e alguns secretários - como anunciado na Boca Miúda. E nesta mesma terça-feira (1º), à noite, se reuniu num café, orquestrado pelo vereador Marco Antonio Ferreira, o Marquinho da Mudança (PRP), com várias lideranças do município. E foi bem concorrido, cerca de 70 pessoas compareceram ao encontro. Marquinho destacou a reunião como bastante positiva, com ênfase para a  área da saúde, "que apesar de toda precariedade em âmbito estadual, a nossa continua de pé", disse Marquinho. Entre os participantes estavam os secretários de Saúde, Antônio Carlos Kafuru, e de Ordem Pública, Monteiro; Tonico, diretor do Porto do Forno, Fabrício Vargas, entre outros nomes. Renatinho está "agitando as águas", como se diz lá no Arraial.

 

 

 

O PERIGO DA LIMINAR

Ainda sobre a expectativa de alguns políticos para a sexta-feira (4), data limite para o congresso votar os vetos presidenciais sobre a minirreforma política, um lembrete do renomado advogado eleitoral Carlos Magno de Carvalho, caiu como um balde de água fria em Arraial do Cabo. Mais especificamente em cima de Andinho (MDB), o ex-prefeito cabista que tenta a todo custo uma vaga na corrida ano que vem. Magno lembra que o política teve rejeição de contas pelo legislativo municipal, e que isso é fator determinante acerca da inelegibilidade dele. O que se comenta no Cabo é que Andinho recorrerá a liminar para concorrer. Só que esse negócio de liminar para recorrer é muito arriscado. Dr Magno lembra bem de experiências negativas nesse sentido. Haja vista a época de Marquinho Mendes (MDB), que vivia às voltas com liminares. Um outro exemplo na Região dos Lagos é Grasiella Magalhães (PP), que participou de eleição à base de liminar e viu-se no que deu. O resultado é muito complicado porque pode, sim, ser questionado pelos adversários na justiça, culminando com perda de mandato e até eleição suplementar.

 

 

 

COMISSÃO VERÃO

Os secretários de Governo, Miguel Alencar, de Turismo, Paulo Cotias, e o coordenador-geral de Eventos da Prefeitura de Cabo Frio, Clóvis Barbosa, se reuniram nesta quarta-feira (2) para um bate-papo prévio sobre a alta temporada. O trio está se afinando para uma reunião maior, na semana que vem, com outros secretários e o prefeito Dr Adriano (DEM), quando vão discutir a composição e atributos da Comissão de Verão.

 

 

 

QUEDA NA ARRECADAÇÃO

A Prefeitura de Cabo Frio apresentou prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2019. A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio. O balanço apresentado pela secretaria da Fazenda apontou que foram arrecadados R$ 574,3 milhões nos oito primeiros meses deste ano, ou seja, 64,89% da receita total prevista para este ano, que era de R$ 885.014.146,06. Segundo a Prefeitura, apesar dos esforços da equipe da secretaria de Fazenda no intuito de gerar receitas, o momento de crise acarretou na redução da arrecadação em 2,5% comparado com o mesmo período do ano passado.

 

 

 

TRABALHO CONJUNTO

Os coordenadores dos Procons de Cabo Frio e Búzios, Mônica Bonioli e Racine Filho, respectivamente, estão afinados no trabalho. Num longo papo que tiveram na sede do órgão cabo-friense, conversaram sobre as dificuldades enfrentadas por ambos e, por fim, alinharam operação em conjunto. Ou seja, a operação que acontecer por aqui também será realizada pelos agentes em Búzios, na mesma hora e com a mesma motivação. Mônica acredita que dessa forma o trabalho ficará menos limitado. A exemplo quando há fiscalização em empresa de ônibus e se trata de linha intermunicipal, pois nesse caso os agentes ficam engessados, pois cada um só pode atuar no município respectivo. E de outras empresas que tenham sede em mais de uma cidade da Região dos Lagos.

 

 

 

BUSCANDO EMENDAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), conversou com a coluna no final da tarde desta quarta-feira (2) e disse que vai amanhã para o Rio, onde participa de reunião "muito importante", sem revelar do que se trata. Mas adiantou que no dia 15 de outubro ele e o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PSB), vão para Brasília mais uma vez na busca às emendas parlamentares. Vantoil já tem agenda marcada com vários deputados, com o objetivo de reforçar o parco orçamento iguabense. É preciso 'fechar' essas emendas para a dotaçao orçamentária de 2020.

 

 

 

 

REUNIÃO DE LIDERANÇAS

Aconteceu nesta terça-feira (1º) mais um encontro entre lideranças do Partido Democrático Trabalhista de São Pedro da Aldeia com o pré-candidato a prefeito Otávio Rascão, em novo espaço físico que comporta até 70 pessoas. Na oportunidade, foram recepcionados novos membros e o bate-papo não foi outro senão as eleições 2020. "São Pedro é um dos municípios mais pobres da região, e como várias cidades, enfrenta problemas de segurança, saúde e educação. Com a bandeira do PDT, queremos reerguer estes setores. Era isso que o saudoso Brizola fazia", disse Rascão recentemente.

 

 

 

PSICOLOGICAMENTE ABALADO

Falando em São Pedro da Aldeia, o vereador Ediel Teles (PDT) fez questão de explicar à coluna o motivo de sua ausência durante sabatina à secretária municipal de Saúde Francislene Casemiro. Afinal de contas, ele era um dos que mais "batiam" na titular da pasta e não compareceu à reunião, ocorrida nesta terça (1º). Ediel disse que não fugiu da raia, e que não pode participar porque dois amigos dele morreram, no mesmo dia, e ele estava muito mal e abalado psicologicamente.

 

 

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

A CEO do Portal RC24h, jornalista Renata Cristiane, é uma das homenageadas na Moção de Aplauso da Câmara de vereadores de São Pedro da Aldeia, conferida a personalidades que fazem a diferença na cidade ou região. O evento será realizado às 10h30 da próxima terça-feira (8). A indicação é do presidente do legislativo aldeense, vereador Bruno Costa (MDB), e foi aprovada por unanimidade entre os edis. Em tempo, toda a equipe do Portal agradece a moção.

 

 

 

APAE EM RISCO

Em razão de sérios problemas financeiros, a Apae de Araruama está mobilizada em busca de doações para que a associação possa continuar de portas abertas. Fábio de Santana, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município, publicou um vídeo nas redes sociais onde explica a atual situação da instituição e detalha quais os serviços prestados no local que poderão deixar de existir caso a Apae tenha que encerrar suas atividades: "Atendemos dezenas de crianças com a assistência de profissionais especializados, e os pais e familiares dessas crianças sabem que, caso o trabalho seja interrompido, o desenvolvimento motor e cognitivo dessas crianças retrocede. Isso interfere diretamente no tempo e qualidade de vida dessas pessoas", explicou Fábio. Ele complementa que existe uma ajuda financeira anual da Prefeitura destinada à Apae, porém este ano a Associação não conseguiu receber por problemas de certidões.

 

 

 

PERDER A SELFIE JAMAIS

Em terras saquaremenses, a prefeita Manoela Peres (PTN) continua 'divando' no "Saquarema Gospel". Ontem, tietou a "estrela maior", Fernanda Brum, com quem tirou fotos. Claro, ela também aproveitou para tirar "aquela" casquinha, de olho nos evangélicos - que somam 25% da população do município. Manoela está se preparando para concorrer à reeleição em 2020 e não perderia essa selfie jamais!

 

 

 

 

 

 

CPI REJEITADA

O Projeto de Resolução que pedia a instauração de uma CPI da Saúde em Macaé foi derrubado pela base governista na sessão desta terça-feira (1º), na Câmara municipal. Segundo o seu autor, vereador Maxwell Vaz (SD), a proposta tramitava na Casa desde de maio deste ano, acompanhada de um dossiê com inúmeras denúncias da população, além de documentos que indicavam irregularidades na gestão atual. Além de dizer que a secretaria de Saúde mentiu em respostas solicitadas pelo seu gabinete, Maxwell informou que a pasta mantém servidores em escalas de trabalho desumanas, sem qualquer condição de trabalho, e ambulâncias em péssimo estado de conservação. Apesar de toda a documentação, o pedido foi vetado pela maioria.

 

 

 

 

DEFESA DOS ROYALTIES

Foi instalada, nesta quarta-feira (2), a CPI em Defesa dos Royalties do Petróleo da Alerj, cujo presidente é o deputado cabo-friense Dr Serginho (PSL), e que  tem como objetivo convencer o Supremo Tribunal Federal (STF) de que as novas regras de distribuição de royalties serão extremamente danosas ao estado do Rio. No dia 20 de novembro, o STF vai julgar a liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917, que suspendeu a nova metodologia de partilha. Caso o Supremo entenda que a nova distribuição é pertinente, o Estado do Rio poderá perder R$ 56 bilhões até 2023: "Fizemos um plano de trabalho que passa por uma apresentação técnica no Congresso Nacional; uma visita ao STF, já com as propostas bem elaboradas e definidas; e movimentos políticos junto à população. Queremos aprofundar as discussões com uma avaliação técnica do tema. Precisamos alavancar a economia do Rio e pontuar onde estão os erros das Agências Reguladoras", explicou Dr. Serginho. A Comissão ainda tem Filippe Poubel (PSL) como vice-presidente; Rodrigo Bacellar (SDD) como relator; além de Carlos Augusto (PSD), Bruno Dauaire (PSC), Luiz Paulo (PSDB) e Subtenente Bernardo (PROS) como delegados.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias