BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (17)

CPI na Câmara de Arraial deixa vice-prefeito na berlinda; Nepotismo em Saquarema; Audiência pública marca encerramento da CPI do Hospital da Mulher na Alerj; Conferência Municipal de Assistência Social de Cabo Frio em risco; Prefeitura de Araruama se pronuncia sobre suspensão do concurso público; E muito mais!


CPI EM ARRAIAL

Na sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar suspeitas de irregularidades na aquisição de cestas básicas pelo município, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos. O caso é referente a gestão 2017/2018, e atinge diretamente o atual vice-prefeito, Serginho Carvalho (PHS), que na época estava à frente da pasta. A comissão é integrada pelos vereadores Willian Luz (PT), Ary Vianna (PV) e Luciano Tequinho (PPS).

 

 

 

VICE NA BERLINDA

É raro ouvir falar de uma CPI instaurada contra um vice-prefeito, mas esse tipo de peculiaridade se tornou realidade em Arraial do Cabo, e ainda não se sabe que tipo de desfecho essa investigação pode ter. Tudo começou quando Serginho deixou a função de secretário, e uma auditoria foi realizada a pedido do prefeito Renatinho Vianna, que identificou transações suspeitas na pasta que havia ficado sob o comando de seu vice. Desde então, Renatinho e Serginho romperam relações e se tornaram inimigos políticos, e essa novela ganha mais um capítulo que pode culminar, inclusive, em uma cassação do vice-prefeito, o que seria ainda mais inédito que a instauração da CPI. Será?

 

 

 

HOTEL URBANO

Acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 15h, na Câmara Municipal de Arraial do Cabo, o encontro com Antônio Gomes, diretor e co-fundador do Hotel Urbano, sobre marketing de conteúdo aplicado ao turismo e formas de fomentar o destino. O evento será aberto ao público e mostra por que as agências de viagens têm liderança nas redes sociais neste segmento. Serão discutidas estratégias adotadas pela empresa de turismo online na hora de conquistar o cliente, quais os canais mais utilizados, além de dados que comprovam essa consolidação da marca no espaço virtual.

 

 

 

NEPOSTISMO EM SAQUAREMA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PTN), vai ter que exonerar o marido e mais seis parentes que ocupam cargos públicos no município. A decisão do STF foi publicada nesta terça-feira (17), atendendo o pedido do advogado Ronan Gomes, que solicitou a anulação das portarias que nomearam os parentes de Manoela, do ex-prefeito Antônio Peres e do atual vice-prefeito Paulo Ricardo. Em 2017, a prefeita revogou a Lei Municipal Ficha Limpa e nomeou o marido para a secretaria de Governo, além do pai do vice-prefeito, João Alberto Teixeira, como secretário de Saúde, e agora ambos devem ser exonerados. Além deles, o STF ordenou que tenham os cargos cassados o procurador-geral do município, Antonio Francisco Alves Neto, o Chico Peres; a secretária municipal de Gabinete, Ana Amélia Alves Quintanilha; Paulo Luiz Barroso Oliveira, diretor de Tecnologia e Informática; Denise Lima Alves, diretora de Orientação Educacional; e Rosa de Fátima Schwarcfuter Alves, superintendente técnica de Educação Especial.

 

 

 

CPI DO HOSPITAL DA MULHER

Na manhã desta terça (17), foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sobre “Violência Obstétrica e os Desafios da Humanização do Parto”, atividade que fez parte do encerramento da CPI do Hospital da Mulher de Cabo Frio. Na ocasião, foram apresentadas propostas  de políticas públicas que beneficiem as mulheres e  trabalhadores da unidade. O objetivo é que o município ofereça atendimento humanizado e que tanto as mulheres como seus bebês tenham garantias plenas de seus direitos. A sessão, realizada no auditório Nelson Carneiro, contou com a participação de representantes do movimento Mulheres de Cabo Frio e de familiares de pessoas que perderam seus filhos na unidade, que saíram da Região dos Lagos durante as primeiras horas do dia em uma van disponibilizada para o grupo. Ao final do encontro, as participantes afirmam que a reunião foi bastante proveitosa, e todas voltaram da capital acreditando que em breve a unidade possa ter o padrão adequado. O relatório final da CPI já está concluído, mas deve ser divulgado apenas na próxima semana.

 

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Luis Geraldo (PRB), que tem como principais bandeiras de sua gestão ações ligadas aos direitos humanos e assistência social, tomou a frente das atividades da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência. Nesta terça-feira (17), uma dinâmica de conscientização foi realizada em frente à casa legislativa, onde diversas cadeiras de rodas foram colocadas no estacionamento da Câmara em protesto contra aqueles que não respeitam as vagas exclusivas para deficientes e rampas de acessibilidade. Na ocasião, Luis Geraldo chegou a se locomover em uma cadeira de rodas, sentindo na pele toda a dificuldade enfrentada por quem tem limitações físicas. Assim que assumiu seu mandato, o presidente da casa legislativa tomou diversas medidas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência na Câmara e outros prédios municipais.

 

 

 

CONFERÊNCIA EM RISCO

Cabo Frio está correndo o risco de não realizar a Conferência Municipal de Assistência Social. Essa ferramenta é um importante instrumento de dialogo da população com o poder público, e se essa informação se confirmar, é de responsabilidade exclusiva da secretária de Assistência Social do município, Marta Bastos, que tem a obrigação de fazer o chamamento. Ato muito falho!

 

 

 

 

 

AGENDA MOVIMENTADA

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), tem mantido uma agenda bastante movimentada, mostrando que ainda mantém o mesmo vigor da época em que foi eleito ao cargo. No último final de semana, ele participou da abertura do curso de formação de candidatos promovido pelo PDT/RJ, que contou inclusive com a palestra de Ciro Gomes. Na manhã desta terça (17), Zézinho esteve em Tamoios, onde participou da reunião de mobilização para a revisão do Plano Diretor de Cabo Frio. Bonifácio tem apostado no contato direto com os eleitores em reuniões informais realizadas fora do eixo central do município, como o segundo distrito, e a boa receptividade ao experiente político tem o deixado cada vez mais motivado para as eleições 2020.

 

 

 

#15MINUTOS COM AQUILES

Na tarde desta terça-feira (17), Aquiles Barreto, vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo Solidariedade, participou do quadro #15MinutosNoRC. Na ocasião, o parlamentar comentou sobre a pré-candidatura de Mauro Bernardo (PROS), a situação de Marquinho Mendes e uma possível união dos grupos políticos, além da situação da folha de pagamento da Prefeitura. Ao falar de Bernardo, Aquiles afirmou que o anúncio da candidatura dele não o intimidou nem diminuiu seu entusiasmo, e que sempre estará disposto a discutir ideias e propostas com ele ou qualquer outro político. “Pré-candidaturas são importantes para que haja uma discussão acerca do que cada um pensa e tem como proposta para a cidade” – destacou. Aquiles também afirmou que se sente muito mais preparado para poder disputar o cargo de prefeito, e que tem como trunfo a bagagem política de seu grupo: “Conhecemos cada canto e cada pessoa de Cabo Frio, e já mostramos o quanto somos eficazes e bons para a cidade” – garantiu.

 

 

 

SUSPENSÃO PARCIAL

Após o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) emitir um comunicado dando a entender que conseguiu na justiça a suspensão total do Concurso Público de Araruama, a Prefeitura do município emitiu uma nota oficial esclarecendo que a suspensão foi apenas parcial e para revisão do salário proposto para a categoria em questão, e que o município tem o prazo de 15 dias para fazer essa retificação. De acordo com a determinação expedida pelo Juiz da 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, Dr. Thiago Gonçalves De Lamare, a Prefeitura precisa fixar o piso salarial em 3 salários mínimos para uma jornada de 20 horas semanais, ou então deve suspender a oferta de vagas para dentistas caso essa meta não possa ser cumprida pelo município. Desde que o concurso foi anunciado, tanto moradores como os Conselhos Regionais de diversas categorias manifestaram repúdio contra os baixos salários, e várias ações foram impetradas para que as remunerações fossem alteradas. A decisão favorável aos dentistas trouxe um alento a outras categorias, que torcem para que novas decisões judiciais consertem as distorções salarias apresentadas no edital do certame.

 

 

 

DANÇA DAS CADEIRAS

É grande a expectativa em Araruama para a posse do vereador Jizamar Coutinho Souza, o Borracha (DEM), suplente de Ciraldo Fernandes da Silva (DEM), que foi assassinado de forma covarde no início do mês. A cerimônia de posse do edil deve acontecer na sessão da próxima quinta-feira (19), o que ainda não foi confirmado oficialmente pela casa legislativa. Quem já iniciou os trabalhos na Câmara foi Maurício Mello (PDT), que foi empossado na sessão desta terça (17) assumindo o lugar de Paulinho Corrêa (PSL), que agora é o novo secretário de Governo do município.

 

 

 

ENCONTRO PARTIDÁRIO

Mais de 300 pessoas se reuniram nesta segunda (16) em Armação dos Búzios para o 1º Encontro Municipal do Cidadania 23. Na ocasião, Maycon Siqueira assumiu o comando do diretório municipal do partido em cerimônia que contou com a presença de Comte Bittencourt e do vereador Miguel Pereira, que é pré-candidato a prefeito do balneário. Também estiveram presentes o prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes; o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins; e a vereadora Joice Costa.

 

 

 

CÂMARA TÉCNICA

Trocar experiências, discutir ações, parcerias e as melhores práticas a serem aplicadas em São Pedro da Aldeia. Estes são os objetivos da Câmara Técnica formada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo do município e a Prolagos. Durante os encontros mensais, os profissionais que atuam operacionalmente na concessionária e no município irão trocar bases de dados para dar celeridade às demandas mais urgentes. O primeiro encontro reuniu o gerente de Responsabilidade Social da Prolagos, Ricardo Azevedo; a coordenadora de Meio Ambiente, Keila Ferreira; a supervisora comercial, Isabele Lira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Silva; a secretária municipal de Urbanismo, Liane Martins; e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos. Os encontros vão contribuir com a elaboração de projetos do município e facilitar a verificação e compartilhamento de informações sobre redes de drenagem, água e esgoto para planejar ações que otimizem o atendimento aos moradores.

 

 

 

LUZ PARA TODOS

Que Iguaba Grande é uma das cidades onde mais se ouve queixas sobre as ruas escuras, isso não é novidade para ninguém. Aliás, o povo parece até que normalizou viver na escuridão nos últimos anos. Mas isso parece que vai ter fim. Pelo menos são os planos do prefeito Vantoil Martins (PPS). Para tal, se reuniu no gabinete nesta terça-feira (17), com o secretário de Obras, Paulo Rito, com objetivo de mudar essa realidade. Ficou definido então que a partir de agora, haverá quatro equipes dedicadas exclusivamente à cuidar da iluminação pública. Duas vão atuar de dia e duas durante período noturno. A operação será por bairros e começa pelo centro da cidade e Sapeatiba Mirim, ou seja, na parte nobre e ao mesmo tempo, na zona rural. É quase um “Luz para Todos” na versão iguabense.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias