Cabo Frio recebe Caravana Rio Criativo para acelerar negócios criativos locais

Formação é gratuita para empreendedores e conta com seis oficinas


A Caravana RJ Criativo ‘’Aceleração de negócios criativos na Região dos Lagos’’ desembarca em Cabo Frio nos dias 24, 25 e 26 de setembro, com oficinas gratuitas mão na massa, para capacitar empreendedores e acelerar os negócios criativos da Região dos Lagos. São 24 horas de conteúdo, ajudando pequenos e médios empreendedores a gerar renda a partir da inovação. A Caravana acontece na Sociedade Musical Santa Helena. As inscrições são limitadas e as oficinas gratuitas, podendo o participante escolher em quais participar.

Na Caravana, profissionais de primeira linha são convidados a ministrar oficinas imersivas de muita prática, trabalhando os principais potenciais da região com os empreendedores locais. Serão três dias de muita mão na massa, com temas que vão desde a captação de recursos e inovação em modelo de negócios até gestão de redes, branding e financiamento coletivo.As inscrições devem ser feitas pelo site www.riocriativo.com

A Região dos Lagos foi escolhida por conta do seu enorme potencial para negócios criativos, que se destaca não somente pelo turismo, que atrai milhares de pessoas o ano inteiro,mas também ao ecoturismo de montanha, com Casimiro de Abreu e Silva Jardim, que fazem da região a rota fluminense mais procurada.

A economia criativa no Estado do Rio abrange 22 setores, indo do turismo à gastronomia, da moda ao design, do artesanato à música. A missão do Rio Criativo é dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração.  As atividades oferecidas pelo RJ Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores. 

Em Cabo Frio, município que tem o maior PIB da região, o mar inspira a forte gastronomia e traz a reboque o maior polo produtor de moda praia do país, com exportação para centros internacionais.  Junta-se a Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d'Aldeia e Saquarema na busca do desenvolvimento, baseando-se, principalmente, nas qualidades dos seus recursos naturais, na sua cultura histórica e na criatividade.

Confira as oficinas:

24 de setembro, terça-feira 
 Oficina 1 // 9h - 13h // Como desenvolver produtos e serviços relevantes
O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço? Como fazê-los serem mais relevantes para quem os utiliza? Nessa oficina, você vai aprender a criar empatia com seu cliente, com o objetivo de extrair as informações necessárias para desenhar produtos e serviços realmente autênticos e significativos para ele.

Facilitadora: Ana Cotta
Mineira formada em design no Rio, é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e Diretora de Criação & Estratégia. Após uma breve passagem por um pequeno estúdio, em 2018 abre seu próprio negócio, a Transversa, um estúdio focado no Branding. É mentora e coordenadora do Master em Branding do Instituto Europeo di Design. Também é professora do IED e da Casa Firjan. É membro do Conselho Consultivo do RJ Criativo. 

Oficina 2 // 14h - 18h // Como inovar no modelo do meu negócio
O que diferencia os negócios inovadores? Como você gera, captura e entrega valor para seu cliente? Nesta oficina, vamos conhecer os diferentes modelos de negócio e entender qual faz mais sentido para o seu caso, seja qual for o seu setor de atuação na economia criativa.

Facilitadora: Lara Martins
Especializada em Gerenciamento de Projetos pelo IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio e graduada em Comunicação Social com habilidade em Publicidade e Empreendedorismo pela PUC-Rio. Lara Martins é Coordenadora do Programa Shell Iniciativa Jovem, uma iniciativa da Shell em parceria com a ONG CIEDS. Faz parte do Rio de Impacto e é voluntária do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Membro do GT de ODS e Mudanças Climáticas do Engajamundo e Fellow da Comunidade Social Good Brasil.


25 de setembro, quarta-feira
Oficina 3 // 9h - 13h // Como financiar a minha ideia
Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel - isso é certo. Mas será que somos capazes de enxergar todos os que estão ao nosso alcance? Nessa oficina, você vai conhecer novas formas de financiamento e como se articular e captar recursos com pessoas que acreditam no mesmo que você acredita. Vamos estruturar uma campanha de financiamento coletivo para tirar sua ideia do papel.

Facilitador: Felipe Caruso
Felipe Caruso é parte do Bando, uma consultoria de financiamento coletivo que já ajudou dezenas de projetos a ganharem vida e trabalha pelo desenvolvimento do crowdfunding no Brasil. Jornalista de formação, coordenou por três anos a comunicação do Catarse, primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos do Brasil. Foi gerente de relações públicas da TIM e da Rio+20. Trabalhou por três anos como repórter da Folha de S.Paulo. Já apoiou mais de 200 projetos de crowdfunding em todo mundo.

Oficina 4 // 14h - 18h // Como gerir melhor meu negócio 
Como gerir um negócio de forma ágil e eficiente com poucos recursos? Os métodos ágeis são extremamente úteis para micro e pequenos empreendedores pelo seu baixo custo e eficiência, ao facilitar entregas incrementais e ciclos iterativos. Nesta oficina, vamos conhecer os conceitos de Lean e Agile e entender como aplicar suas ferramentas, metodologias e processos em nossos negócios.

Facilitador: Rodrigo Cajueiro
Graduado em Ciências Sociais e com MBA em Gerenciamento de Projetos, ambas formações pela PUC-Rio, atuou na coordenação de diferentes projetos de desenvolvimento local e de startups tecnológicas. Interessado pela Metodologia Ágil, realizou formações em Scrum, Kanban e Lean.
Atualmente, dedica-se ao estudo e consultoria na área de Educação Empreendedora.

26 de setembro, quinta-feira
Oficina 5 // 9h - 13h // Como aumentar minhas vendas
Como você se relaciona com o seu cliente? E o que isso tem a ver com suas vendas? Nessa oficina, vamos descobrir diferentes formas de relacionamento com o cliente, entender como extrair feedbacks dele e aproveitá-los para desenvolver uma estratégia de vendas eficiente.

Facilitador: Dalton Campos
Planejamento de comunicação com 17 anos de experiência em Direct, Advertising e Promo. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu estratégias para clientes como Fiat, AMBEV, Petrobras, Basf e Santander em agências como Pepper, Sunset DDB e Pereira & O´Dell. Atua hoje como Consultor de Inovação no Templo Consultoria.

Oficina 6 // 14h - 18h // Como gerir minhas redes sociais
Você está atingindo o público que gostaria? Como o cliente percebe o seu serviço? Nessa oficina, você vai aprender a comunicar de forma relevante e criativa com seu público usando as redes sociais. Com dicas práticas, referências teóricas e cases inovadores, passaremos pelas várias etapas de uma estratégia de marketing digital.

Facilitador: Julio Trindade
Júlio Trindade é mestre em Mídias Criativas pela ECO-UFRJ, pós-graduado em Relações Internacionais e em Comunicação e Marketing Digital, ambos pela FGV-RJ, e formado em Jornalismo pela PUC-Rio. É sócio da Lapa Comunicação e professor de MBAs de Comunicação e Marketing Digital em instituições como FACHA, Estácio, Infnet e ESPM. Palestrante em universidades como UERJ, UFRJ e PUC-Rio.

 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias