CABO FRIO - Campanha de vacinação antirrábica segue neste sábado (14) em Tamoios

Nesta sexta-feira (13), mais de 2 mil animais foram vacinados contra raiva


A Campanha de vacinação antirrábica continua neste sábado (14), em Tamoios. Dessa vez, a ação será no bairro Gravatá, na Rua das Pacas, a partir das 9h. A vacinação é gratuita para os animais a partir de três meses de vida.

Nesta sexta-feira (13), mais de 2 mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados contra a raiva. A vacinação foi realizada pelos agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental no Shopping UnaPark, em Unamar.

Ao todo, 1.799 cães e 292 gatos foram vacinados, totalizando 2091 doses aplicadas. A raiva é uma doença de animais transmissível ao homem por meio de saliva contaminada (mordida, por exemplo). Nos cachorros e nos homens o vírus da doença pode permanecer incubado por até dois meses antes que seus sintomas comecem a aparecer.

Os sintomas são muito parecidos tanto no homem quanto no cachorro como agitação, agressividade, dificuldade de engolir, problemas motores, medo e até depressão, além da popular baba esbranquiçada, presente em praticamente todos os casos. Já nos gatos, a doença apresenta sinais diferentes, mas nem por isso são menos agressivos. A raiva pode matar.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio, Andreia Nogueira, destaca a importância de manter seu bichinho de estimação com a vacina em dia.

"É importante que a população leve seu animal para vacinar sempre que houver campanha. Os animais são os principais transmissores de doenças para o homem, como a raiva, por exemplo. Manter os animais saudáveis é manter a sociedade saudável. Não deixe de vacinar seu animal de estimação", conclui.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias