COLUNISTA RC24H / VANDERSON BENTO: Censura não - Liberdade sim

"Acredito que a censura ou a privação da liberdade não podem prosperar, até porque um aceno do tipo revela um caráter retrógado aos princípios estabelecidos em nossa Constituição da República de 1988"


No epicentro das críticas no momento está o livro da Marvel, que protagonizou uma disputa judicial épica no último final de semana no Rio de Janeiro.

De um lado os organizadores da Bienal do Livro e de outro o Município do Rio de Janeiro, que atendendo ao comando do chefe do executivo determinou o recolhimento dos livros comercializados naquele local.

Antes de adentrar propriamente ao tema, importante destacar que a gigante Marvel carece de imparcialidade quando o tema é liberdade de expressão / censura.

O aclamado cartunista Art Spigelmem ganhador do prêmio Pulitzer denunciou que a empresa a Marvel mandou retirar de um texto que lhe foi encomendado, porque o trabalho fazia duas críticas ao atual presidente dos USA Donald Trump, comparado na história em quadrinhos com o vilão do Capitão América.

Spiegelman ainda contou que o atual presidente e antigo CEO da Marvel Entertainment, Isaac Perlmutter, é um antigo amigo de Donald Trump e que ele e sua mulher doaram US$ 360 mil (cerca de R$ 1,4 mi) cada um, para a campanha de Trump do ano que vem. “Eu também tive que aprender, mais uma vez, que tudo é política. Assim como o Capitão América socando Hitler no queixo”, conclui.

A matéria pode ser lida no site https://revistaforum.com.br/global/cartunista-art-spiegelman-e-censurado-pela-marvel-apos-criticas-a-trump/.

De volta ao nosso cenário, acredito que a censura ou a privação da liberdade não podem prosperar, até porque um aceno do tipo revela um caráter retrógado aos princípios estabelecidos em nossa Constituição da República de 1988.

Por outro lado, como pai não posso deixar de defender que livros, revistas, filmes ou outro material do gênero devem SEMPRE conter indicação de idade, bem como a descrição do conteúdo visível, para que ninguém seja surpreendido com o material adquirido.

O tema é extremamente sensível e delicado, mas precisa ser falado, debatido nas vias democráticas, com respeito de quem pensa diferente até porque somos uma nação livre.

 

*Vanderson Bento é empresário e acredita no futuro que se constrói com passado e presente / *Todas as informações contidas neste texto são de inteira responsabilidade da colunista.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias