BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (9)

Morte de vereador de Araruama causa comoção na cidade: corpo de Ciraldo Fernandes (DEM) será levado em cortejo pela cidade até o cemitério municipal para o sepultamento nesta terça (10); Prefeita de Araruama pede audiência com vice-governador; Prefeito de Cabo Frio participa da 15ª parada LGBT; Cavalgada tem protesto e pré-candidato em São Pedro da Aldeia; Prefeito de Arraial do Cabo vai para Brasília; Quarta é dia de café cultural no legislativo de Búzios; Prefeito de Iguaba Grande tem domingo agitado... E muito mais!


CORTEJO NESTA TERÇA

Por conta do atraso na liberação do corpo do vereador assassinado Ciraldo Fernandes (DEM), que teve que ir para o IML de São Gonçalo, já que o de Araruama está em reforma porque a estrutura de parte do prédio, onde o serviço é feito, foi comprometida com o temporal de maio, o sepultamento acontece na manhã de terça (10), com caixão fechado (os tiros atingiram o rosto do parlamentar). A prefeita Lívia de Chiquinho encaminhou ofício aos Bombeiros nesta segunda (9), pedindo a liberação de um caminhão para que seja feita ao vereador "uma última, justa e merecida homenagem". O caixão com o corpo de Ciraldo vai passar pelas principais ruas da cidade, a partir das 8h40, antes de ir para o cemitério municipal. Outra informação: tão logo soube do crime, a prefeita Lívia ligou diretamente ao vice-governador Claudio Castro, pedindo audiência ainda nesta semana para tratar da violência. A expectativa é de que o encontro aconteça na quarta. O local do velório do político estava lotado nesta tarde, mas até as 19h30 o corpo ainda não havia chegado do IML.

 

 

 

 

 

CONSTERNADOS

Soubemos dessa informação ontem logo após o ocorrido, pouco antes das 20h, por meio de um telefonema do marido da prefeita de Araruama, o Chiquinho da Educação. Estava com a voz bastante consternada e se sentindo abalado com a morte de Ciraldo, a quem conhecia há mais de duas décadas: “Ciraldo era muito dedicado a comunidade carente”, disse Chiquinho. Logo em seguida a chefe do executivo araruamense Lívia Belo (sem partido), soltou nota de pesar em sua página do Facebook, além de decretar luto oficial de três dias.

 

 

 

ASSUSTADA

Em seguida, ainda na noite de ontem, também entramos em contato com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Penha Bernardes (MDB). Chorou à beça no telefone e disse que estava extremamente abalada e muito nervosa. Contou que o vereador Ciraldo era um homem que falava pouco mas trabalhava muito e era um grande parceiro dentro da Câmara, além de ser uma pessoa muito querida e respeitada na cidade, e que o episódio a deixou muito assustada.

 

 

 

TRISTEZA E PREOCUPAÇÃO

A tristeza tomou conta não só de Araruama como de toda Região dos Lagos desde a noite deste domingo (8), quando o vereador Ciraldo Fernandes foi morto com sete tiros na face dentro da comunidade onde há anos atua em favor da comunidade, além de ter uma loja de material de construção. Verdade seja dita, desde as últimas eleições já era perceptível essa movimentação de que para fazer campanha em certas comunidades era necessário pagar ao chefe da facção responsável pela área. Isso que antes "se ouvia falar", ficou muito mais claro com o triste episódio do assassinato do vereador araruamense. Inclusive uma das linhas de investigação da Polícia Civil e que também tem sido apontada por vários moradores é que a morte do vereador seria ligada à recusa dele em pagar propina a traficantes, como publicada em várias reportagens, inclusive na mídia nacional. A situação demonstra claramente como os tempos estão difíceis. Para as próximas eleições, em 2020, se o governo do Estado não se planejar, a tendência é piorar.

 

 

 

REPORTAGENS ESPECIAIS

Nesta segunda-feira (9), o Portal RC24h deu início a uma série de reportagens onde analisa o perfil dos pré-candidatos ao cargo de prefeito em cada uma das cidades da Região dos Lagos, traçando um panorama sobre as primeiras articulações para as eleições municipais de 2020. A primeira postagem é sobre o cenário em Cabo Frio, onde mais de dez candidatos das mais variadas correntes políticas surgem como opções para o eleitorado. Um dos principais fatores observados é que, pela primeira vez, o viés ideológico (que resultou em uma polarização política a nível nacional), será crucial em uma eleição municipal, com o posicionamento de cada um dos atores políticos ficando cada vez mais delimitado e determinante na disputa pelo voto. A próxima reportagem será sobre os pré-candidatos de São Pedro da Aldeia, e nas próximas semanas, a movimentação dos pré-candidatos das demais cidades da região também serão analisadas pelo RC24h.

 

 

 

 

CONTRA A MARÉ

Indo contra essa maré de intolerância de toda a sorte, quando ódio e preconceito parece que não largam mais as mãos, o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), mostrou que é o oposto disso tudo e, em mais um ano, participou ontem da Parada do Orgulho LGBT de Cabo Frio, na Praia do Forte, que está na 15ª edição. Ele até poderia ir pelo caminho mais fácil e surfar nessa onda do conservadorismo, mas está numa postura firme. Foi acompanhado da esposa, a médica Alice Nassif. Na sexta (6), o chefe do executivo foi homenageado na 5ª edição do Prêmio Sou+ Diversidade, na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. Depois de falar no palco, Adriano conversou rapidamente com a coluna e afirmou que a prefeitura estava apoiando o evento em parceria com a iniciativa privada, e que forneceu montagem de toda estrutura. Mas que não houve gasto de verba pública com os shows dos artistas. "Essa festa representa o amor em tempos de tanta intolerância", lembrou o prefeito de Cabo Frio.

 

 

 

 

EVENTOS, TURISMO E CULTURA

Quem também fez questão de prestigiar o evento LGBT na Praia do Forte neste domingo foram os secretários Paulo Cotias (Turismo) e Milton Alencar Jr (Cultura), além do coordenador de Eventos de Cabo Frio Clóvis Barbosa. Clóvis, aliás, tem sido bastante elogiado por seu trabalho. Realizações como o Boulevard Bohemio - que já teve duas edições e vai acontecer toda 1ª sexta-feira do mês - e a preparação para o réveillon anunciada em julho último, colocaram o jovem em alta conta não só com o prefeito mas com a população.

 

 

 

SEGUNDOU

A segundona começou cedo para a vereadora de Cabo Frio, Alexandra Codeço (PRB). Como primeira missão da semana, foi até a Comsercaf, onde conversou com o presidente da autarquia Dario Guagliardi Neto. Disse que foi passar algumas reivindicações de moradores. Cobrou, mas elogiou: "vim também para parabenizá-lo pela dedicação à frente dessa pasta de suma importância", disse a parlamentar.

 

 

 

CAVALGADA E PROTESTO

A tradicional cavalgada da Independência, que acontece todo 7 de setembro no Polo Rural de São Pedro da Aldeia virou motivo de protesto momentos antes do evento acontecer. Os moradores da Rua do Fogo, bairro de acesso ao polo, estavam indignados com as precárias condições da região, que sofre com o abandono do governo municipal segundo eles, há anos. Não há investimento ou atrativos para o bairro, além do básico, como asfalto. De qualquer forma, o evento aconteceu e foi bem concorrido. Disseram que os pré-candidatos não perderam tempo e, claro, participaram da programação. Como o sucessor do prefeito Cláudio Chumbinho (MDB), Dr Stefano, que foi a caráter. Os demais - Elizangela Lobo (PSB), Bruno Costa (MDB), Fábio do Pastel, Bia de Guga (MDB), Paulo Santana (PSL) e Otávio Rascão (PDT) - não mandaram ou não divulgaram foto do evento.

 

 

 

RUMO A BRASÍLIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), e o secretário de Administração, Luiz Cláudio Leal, embarcaram agora à noite para Brasília, onde o chefe do executivo cumpre extensa agenda de reuniões até quarta-feira (11) para buscar recursos para o município. Amanhã de manhã o primeiro encontro será com o deputado Felício Laterça (PSL). Um pouco antes de embarcar, Renatinho mandou um vídeo gravado direto do aeroporto do Rio.

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO DE HOSTEL

Proprietários de hostels de Arraial do Cabo se reúnem agora à noite, na Câmara Municipal, para a escolha dos diretores da associação que irá reunir esses estabelecimentos da cidade. O encontro acontece no plenário da Câmara de Vereadores, às 19 horas. A ideia é criar os cargos que irão compor a diretoria da primeira Associação de Hostel de Arraial do Cabo, para então oficializar a instituição. De acordo com os idealizadores, o número de hostels cresceu nos últimos dois anos, sendo necessária a formação de uma entidade associativa para organizar o setor. 

 

 

 

CAFÉ COM CULTURA

A Câmara de Vereadores de Búzios realiza nesta quarta-feira (11) o 3º Café com Cultura, que nesta edição terá a participação de Conceição Ferreira, que é diretora administrativa do Espaço Cultural Circolo de Criação (Circolo Social). O evento começa às 15h e é aberto ao público para apresentação de ideias, projetos, demandas e discussões sobre o fortalecimento de políticas públicas na cidade. Esses café culturais têm acontecido desde julho, em toda primeira quarta-feira do mês no plenário da casa legislativa. "A finalidade é trazer essas discussões pra Câmara, combinadas com exposições, saraus e apresentações artísticas. Cada mês é uma programação diferente", explicou a presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP).

 

 

 

IMBRÓGLIO NO JORNAL

A instabilidade dentro do poder executivo de Armação dos Búzios, com o entra-e-sai de prefeito, há tanto falada em matérias do Portal e na coluna, principalmente, já virou pauta de vários veículos de comunicação. O último a dar o assunto, até o momento, foi o jornal O Fluminense, de Niterói, na edição de ontem. Com o título "Búzios: prefeito e seu vice já se alternaram 12 vezes no poder", a matéria conta sobre como o balneário sofre com o vai e volta de André Granado (MDB) e Henrique Gomes (DEM), que respondem a processos na justiça, e como isso impacta setores da cidade, como a saúde por exemplo. E, ainda, que no município ninguém se arrisca a dizer quem terminará o ano como prefeito.

 

 

 

CARRÃO E FUTEBOL

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), teve um domingo bastante animado. Visitou a exposição de carros antigos na Praça da Estação - e não perdeu tempo em "testar" uma das preciosidades - e em seguida foi assistir à final de futebol amador no campo do América, que aliás teve um público e tanto: cerca de 1.500 pessoas, que puderam ver o Nova Geração (bairro Pedreira) ser campeão. Acompanhando Vantoil, os secretários de Turismo, Marcelo Durão; de Obras, Paulo Rito; e de Educação, Fred Carvalho, além do líder de governo na Câmara, vereador Marciley Lessa (PDT), e outras autoridades municipais.

 

 

 

MANOELA E O PADRE

O público compareceu em peso ao show do padre Fábio de Melo, na Praça do Coração, em Saquarema, na última sexta (6), como parte da programação do tradicional Círio de Nazareth, que é a festa mais antiga do país. A prefeita Manoela Peres (PTN), que não é boba nem nada, aproveitou e tietou o "padre galã", junto com a família, amigos e autoridades. "Foi maravilhoso ver o clima de alegria, harmonia e paz no público. Milhares de pessoas acompanharam a apresentação do Padre, que trouxe pra gente mensagens de fé, esperança e amor. Uma noite que ficará marcada em nossos corações", disse a prefeita.

 

 

 

 

 

CONTRA A CENSURA

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSD), disse em entrevista ao programa "Em Foco", da GloboNews (que ainda não foi ao ar), que acompanha o Judiciário na decisão do STF que proibiu a censura de livros expostos na Bienal que traziam dois homens se beijando. Perguntado se cabia ao prefeito Marcelo Crivella proibir a circulação desses livros, Witzel afirmou ao programa que o ministro Dias Toffoli já havia decidido contra a manifestação do prefeito. Sobre sua opinião, como governador, ele respondeu: "Eu acompanho o Judiciário. Eu sou jurisdicionado. Se o ministro Toffoli entendeu dessa forma, a mim, como governador, só cabe dizer que o Poder Judiciário tem que ser cumprido na sua decisão". O governador afirmou também que educa seus filhos da forma que entende que deve educá-los. E citou um dos seus filhos, Eric, que é transexual, para defender que seja discutido em casa, com a família, temas como orientação sexual. "Nós explicamos e todos hoje convivem muito bem. Então, eventualmente, se um filho meu comprasse um livro daquele, a gente ia agir naturalmente".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias