BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (3)

Prefeitos da Região dos Lagos se unem por audiência com Witzel; Veto de prefeito de São Pedro da Aldeia causa repercussão; Saia justa em café da manhã em Iguaba Grande; Partido 'arruma treta' com movimento LGBT de Cabo Frio; Parada LGBT de Arraial do Cabo dá injeção de ânimo na economia e turismo; Parceria pra 2020 surpreende em Búzios; Prefeita de Araruama abre a Semana da Pátria... E muito mais!


UNIÃO PELA LAGOA

Já que Maomé não veio à montanha (apesar de ter prometido que viria), o jeito será ir até ele. Foi o que decidiram os prefeitos Cláudio Chumbinho (MDB), Renatinho Vianna (PRB) e Vantoil Martins (PPS), que se reuniram hoje de manhã, no gabinete do chefe do executivo aldeense: querem audiência com o governador Wilson Witzel (PSC). Decidiram que um encontro conjunto dá mais força e pode resolver as demandas dos municípios. Mas a pauta principal não é outra: despoluição da Lagoa de Araruama.

 

 

 

NÃO É BEM ASSIM

Mais cedo recebemos a informação que o prefeito de São Pedro da Aldeia tinha sido covarde ao vetar um título de utilidade pública à ong aldeense Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas. Entramos em contato com Chumbinho, que disse que não é bem assim. Falamos ainda com o secretário de Governo, Eron Bezerra, e ele explicou que a cidade abraçou a causa autista e jamais seria contra qualquer ato em prol do segmento. O que acontece é uma questão legal: antes, eram ditas de utilidade pública as sociedades civis, associações e fundações que receberam o referido título por assim o solicitarem, desde que cumprissem os requisitos da Lei 91, de 28 de agosto de 1935. Atualmente, por força do Decreto Federal 8.726/ 2016 e da entrada em vigor da Lei 13.019/2014 (conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), ficou extinta a concessão da denominação. Ou seja, a ong já é considerada de utilidade pública, desde que cumpra os requisitos ditos na lei, entre os quais que nenhum gestor tenha remuneração. "Fomos surpreendidos com essa repercussão, creio que tenha sido um mal entendido. Até porque a cidade de São Pedro da Aldeia abraçou a causa autista. A própria Dayse Cunha (presidente da Ong) nos acompanha nesse processo. Em janeiro, se deus quiser, já teremos em funcionamento a Clínica do Autista. O autismo é nossa causa de amor", explicou Eron.

 

 

 

PASSARELAS DE SÃO PEDRO

Semana passada, aqui mesmo na BM, expusemos um problema antigo de São Pedro da Aldeia, que poderia ser mesmo incluído na pauta dos pré-candidatos de 2020, que é o péssimo estado de conservação das passarelas nas rodovias que cortam a cidade. Na verdade, a manutenção desses equipamentos já havia sido solicitada, há cerca de sete meses, pelo vereador Ediel Teles (PTB), que enviou ofício ao deputado Subtenente Bernardo (PROS). E hoje, a vereadora Bia de Guga (MDB) fez mais um reforço ao pedido e pediu que os demais vereadores assinassem ofício pedindo que haja a manutenção. Tá um perigo passar por qualquer uma delas.

 

 

 

CAFÉ AMARGO

A manhã do último domingo (1º) foi a maior saia justa por que passou o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS). Ele foi chamado para tomar um café da manhã com o vereador Adalberto Moreira (PP), na casa dele. Entre um gole e outro, sentados à mesa na varanda dos fundos, eles são surpreendidos com a chegada da ex-prefeita Grasiela Magalhães (PP) pela garagem, de carro e tudo. Saltou e deu de cara com eles. Ficou meio desconcertada, largou o carro pra lá e foi pra rua. Perto dali, acontecia um campeonato de futebol e lá ela ficou, cumprimentou jogadores e conversou com várias pessoas, afinal de contas, mesmo afastada (ela não está inelegível), Grasiela continua se movimentando. Só não se sabe se ela voltou depois que Vantoil foi embora.

 

 

 

ARRUMANDO TRETA

Às vésperas de comemorar a semana do orgulho LGBT de Cabo Frio - que vai de quarta (4) a domingo (8), o PSL, partido do presidente Bolsonaro, já arrumou treta com o movimento LGBT cabo-friense. Isso porque a Câmara municipal fez uma postagem celebrando o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, de combate à lesbofobia. Foi o suficiente para que o partido fizesse uma postagem na página 'PSL Jovem Cabo Frio' criticando a ação, e com isso os militantes LGBT da cidade e outros segmentos progressistas caíram de pau na página. 

 

 

 

NA BIENAL 

Vários alunos da rede municipal estão tendo a bela oportunidade de conhecer a Bienal do Livro, no Rio. Muitos deles sequer conheciam a capital ou mesmo outra cidade que não Cabo Frio. A parceria foi viabilizada pelo prefeito, Dr. Adriano (DEM), por meio das secretarias municipais de Educação e de Mobilidade Urbana. E o transporte das crianças e professores só foi possível porque descobriram que um ônibus doado pelo governo federal, em governo anterior, e que estava parado na garagem, era seminovo e precisava apenas de alguns reparos. Imaginem a alegria da garotada.

 

 

 

SAÚDE MENTAL

Quem também está assinando coluna no Portal RC24h é o empresário Vanderson Bento. Hoje ele fala sobre a campanha do "Setembro Amarelo", de prevenção ao suicídio e da ineficiência da saúde mental em Cabo Frio. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

IMPACTO POSITIVO

A experiência de levar a 10ª Parada do Orgulho LGBTI de Arraial do Cabo para a orla da Praia Grande e convidar uma artista de renome nacional para o evento foi um gol de placa dos organizadores. A iniciativa gerou um impacto bastante positivo na economia da cidade, atraindo cerca de 20 mil pessoas ao município durante o último final de semana, e fazendo com que a rede hoteleira chegasse aos 70% de ocupação em um período onde geralmente a procura é bem menor. Mesmo embaixo de chuva, quem esteve presente no evento deixou claro o quanto a Parada LGBTI tem tudo para se consolidar de vez no calendário oficial de Arraial, que pretende investir cada vez mais nesse segmento que já se mostrou um grande gerador de renda para a economia local, conforme destacou o prefeito Renatinho Vianna.

 

 

 

SAI PANCINHA, ENTRA HERVAL

Nos últimos meses a Câmara de Arraial do Cabo passou por uma série de mudanças, entre elas, a substituição de Vereadores. Hoje, mais um suplente foi empossado. Herval Joaquim Macedo (PV) passará a ocupar a vaga do vereador Davi Pancinha (PV), que deixou o cargo temporariamente para dirigir o Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC). Esta já é a quarta substituição de vaga no Legislativo. O recém-chegado vereador Herval Macedo se mostrou entusiasmado com a participação das diligências administrativas. "Mesmo com poucos meses para o fim do ano, me sinto animado em fazer parte da casa do povo. E espero poder cumprir o meu papel, ainda que em um curto espaço de tempo. Acredito que farei um mandato produtivo", afirmou. 

 

 

 

PAGAMENTO NA CONTA 

Uma outra boa notícia do Cabo vem das secretarias municipais de Administração: o pagamento referente ao mês de agosto foi efetuado. Os funcionários da Prefeitura e da Educação receberam no fim do dia de ontem e dos servidores da Saúde foi pago nesta terça-feira (3).

 

 

 

ELA CONVIDOU, ELE ACEITOU

Quem disse que a vereadora Gladys (PROS) não iria compor com ninguém visando 2020 está redondamente enganado. E ela certamente já "ganhou muito eleitor" só com essa foto aí, onde aparece ao lado de Gugu Braga, mais conhecido em Búzios como Gugu da Vila. Gugu é super respeitado no balneário e é uma referência do esporte na cidade, já foi jogador de futebol inclusive. Primo do ex-prefeito Mirinho Braga, foi bem votado em 2012, quando concorreu a vereador pelo PRB, mas não entrou por causa de legenda. Passadas as eleições, Gugu decidiu que não queria mais se envolver com política. Mas só faltava mesmo era um empurrãozinho de volta e um convite. Não só aceitou, como está empolgadíssimo em ser pré-candidato a vice-prefeito, e já vai participar de visitas com Gladys pela cidade. O fato é que a foto "estremeceu" o balneário mais charmoso da Região dos Lagos.

 

 

 

FÓRUM DE GUARDAS MUNICIPAIS

Aproveitando que hoje é comemorado o dia do Guarda Municipal, o prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM) se reuniu com representantes da diretoria da GM de Búzios. HG aproveitou o encontro para falar do II Fórum de Guardas Municipais que será em outubro.

 

 

 

 

 

SEMANA DA PÁTRIA

A prefeita de Araruama participou domingo (1º) da abertura tradicional 'Semana da Pátria', com desfile cívico no distrito de São Vicente que levou muitos araruamenses a prestigiarem o evento, que teve hasteamento dos pavilhões e em seguida o desfile com apresentação das escolas municipais e demais secretarias que divulgaram seus projetos na avenida. Também participaram várias autoridades, entre elas o ex-comandante-geral da Polícia Militar Wolney Dias, que na foto está ladeado pela prefeita, pelo 'primeiro-damo' Chiquinho da Educação e o vereador Zé Antonio da Agrijar (PSDB).

 

 

 

DEMANDAS DOS SERVIDORES

Aprovada na sessão desta terça-feira (3), a audiência pública para ouvir as demandas dos servidores municipais será realizada na última segunda-feira do mês (30), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Macaé. A proposta foi feita por Marvell Maillet (Rede) e aprovada por todos os parlamentares presentes. Também na sessão de hoje, mais uma vez o transporte público foi tema de debate. Dessa vez, o requerimento aprovado foi de Robson Oliveira (PSDB), que denunciou a precária condição da frota utilizada pela empresa SIT, concessionária do transporte público na cidade. O vereador informou ter recebido inúmeras denúncias de usuários, que se dizem obrigados a viajar em ônibus sujos e com bancos danificados, além de quebrarem frequentemente durante o trajeto. Ele pediu à Mesa Diretora que solicite o relatório detalhado de manutenção dos veículos, além de informações sobre a quantidade de ônibus em circulação em Macaé.

 

 

 

SERÁ QUE CHEGA AQUI?

A prisão do casal de governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus deu o que falar na classe política da Região dos Lagos. E também na população. Logo depois que a notícia foi divulgada, o que mais se viu de comentário nas redes sociais era a expectativa dos moradores da Costa do Sol de verem essa operação descendo para os municípios de cá. Ou seja, eles gostariam de ver os políticos corruptos da Região sendo presos também. Como diz o ditado, quem espera sempre alcança... Ou é melhor sentar?

 

 

 

DOZE NOVAS LEIS

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), promulgou 12 leis que haviam sido vetadas na íntegra pelo governador Wilson Witzel (PSC). Duas também foram atualizadas após o Executivo vetá-las parcialmente. Os vetos foram derrubados pelos deputados em sessão realizada na última terça (27). A atualização e as novas normas foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo desta segunda-feira (2). Parcelamento de dívidas tributárias, saúde e segurança públicas são alguns dos assuntos contidos nessas leis. Leia aqui.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias