BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (2)

Polêmica parada de Arraial; Adriano quer italianos em Cabo Frio; Chumbinho gostou do secretário estadual de Saúde; Iguaba compra ônibus escolar; Lívia ignorou evento de vereadoras de Araruama; Leandro e Dr Serginho gerou polêmica em Búzios ;


PARADA POLÊMICA

Ontem aconteceu a polêmica Parada do Orgulho LGBT em Arraial do Cabo, que na 10ª edição, teve show de Preta Gil, na Praia Grande. O destaque foi a faixa enorme colocada pelo movimento social no trio elétrico que a cantora se apresentou, com os dizeres “prefeito sem preconceito”. Foi um carinho e tanto no prefeito Renatinho Vianna, que passou a última semana sendo duramente criticado pela contratação. É que Arraial é muito conservadora e uma parcela da população, especialmente a oposição, não aprovou o investimento de 105 mil reais no cachê da Preta. O prefeito disse estar tranquilo com relação as críticas. Renatinho destacou que a prefeitura contrata shows gospel para evangélicos, assim como católicos. Disse estar convicto que era justo o investimento: “o papel do prefeito é garantir o respeito sempre, pois todos são iguais”, disse ele. Renatinho salientou ainda que vai investir no turismo LGBT como Rio e São Paulo, para atrair visitantes e fomentar o comercio local. Embora a oposição tenha feito tremendo barulho, isso não intimidou a alegria de quem foi curtir. Inclusive a primeira dama, Andreinha Vianna, que acompanhou o show do trio e dançou até dizer chega. Já o prefeito preferiu ficar em casa.

 

 

 

 

CONVITE AOS VEREADORES

O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Antônio Carlos Kafuru, encaminhou um ofício aos vereadores do município para que acompanhem de perto as obras que estão sendo realizadas no pronto-socorro do Hospital Geral. Além disso, o secretário se colocou à disposição para acompanhar a visita e esclarecer qualquer dúvida sobre o andamento da reforma. A iniciativa foi bem recebida pelos vereadores e elogiada pelo prefeito Renatinho Vianna. Será que os nobres edis aceitarão o convite?

 

 

 

 

 

 

CONEXÃO ITÁLIA

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano Moreno (REDE) tem importante agenda marcada na próxima quinta-feira (5), na Firjan com membros da Câmara de Comércio ítalo-Brasileira, na capital do Rio. O encontro será com empresários italianos interessados em investir no município cabofriense. Há mais de um mês o prefeito vem procurando as Câmara de Comércio para atrair empresários estrangeiros. Já esteve na Câmara da Alemanha e agora a expectativa é otimista com relação aos italianos. Segundo a chefe de gabinete de Adriano, a Monica Xavier, essa iniciativa é inovadora na região e vem abrindo caminhos para atrair empresas e gerar empregos na cidade.  E nessa direção, prefeito Dr Adriano acabou revelando que Cabo Frio irá sediar um workshop em novembro, somente com empresários e diretores de grandes empresas do ramo do petróleo. Segundo Instituto Brasileiro de Petróleo, o próximo ano será de boas oportunidades no setor. Com isso, a cidade pode tirar proveito dessa fase, que segundo especialistas, deve durar cerca de 18 meses. É a corrida para gerar negócios e emprego. Na foto, a representante da Câmara de comércio Brasil Itália, Sra. Cláudia Freitas; a diretora Denise Peres, Dr Adriano, Dr Bruno Araguti e Monica Xavier.

 

 

 

 

FEIJÃO AMIGO

Um simples aperto de mão já é o suficiente para criar confusão no cenário político de Cabo Frio. No último sábado (31), durante a feijoada de aniversário da Folha dos Lagos, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), foi até a mesa de Rafael Peçanha (PDT) cumprimentar o vereador e adversário político. O registro do momento não passou despercebido. Rafael, que tem uma postura mais comedida, não esboçou sinal de entusiasmo, gerando reações opostas aos outros convidados, que pareciam se divertir com o momento de confraternização entre os políticos de posicionamentos antagônicos. No entanto, a reação de Livia, esposa de Rafael, é suficiente para afastar teorias uma possível aproximação dos dois. Mesmo assim, os fofoqueiros de plantão não perderam a oportunidade para provocar a dupla, chegando a criar memes compartilhados nas redes sociais durante o final de semana. Já tem gente dizendo que, em breve, Marquinho Mendes e Rafael Peçanha comerão no mesmo prato. Duvidamos que Lívia permita. Mas por outro lado, Marquinho iria adorar essa dobradinha.

 

 

 

 

BOA IMPRESSÃO...

O prefeito aldense Cláudio Chumbinho (MDB) e a secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, se reuniram na última sexta (30) com o secretário estadual da pasta, Edmar Santos. O encontro foi na sede da Secretaria Estadual de Saúde, na capital do Rio. Eu conversei agora de tarde com prefeito e ele me disse foi a primeira vez que se encontrou com o secretário e saiu com excelente impressão da reunião – abre aspas: "Gostei muito do encontro, do secretário e da equipe. Estão no caminho certo”, fecha aspas. Na pauta do encontro: o pedido de aumento de leitos pediátrico da UPA de São Pedro. Além disso, Chumbinho disse que está empenhado em garantir a instalação de um grande hospital particular e uma clínica dos olhos também privada na cidade com objetivo de assegurar um convênio com governo do estado e município para atender a população aldeense. Prefeito tem fixação por atrair empresas para a cidade. E nesse projeto ele mata dois coelhos como uma cajadada só. Gera empregos e ajuda desafogar a rede municipal de saúde. Apesar de estar no se segundo mandato, Chumbinho segue em ritmo acelerado, típico de quem quer fazer um sucessor na sua saída. Será que tem aprovação para isso? Será que consegue eleger seu sucessor?

 

 

 

 

O DESCONFORTO

A foto de Leandro do Bope ao lado do deputado estadual, Dr. Serginho (PSL), custou um bocado ao pré-candidato ao cargo de prefeito de Búzios. Tão logo a imagem foi divulgada nas redes sociais, Leandro foi criticado. E foi assim durante todo final de semana. E para piorar ainda mais a situação, pouco depois da imagem começar a circular na internet, um perfil Fake do ex-prefeito André Granado fez uma postagem onde abençoava a parceria. Aí a turma caiu de pau. Foi um desconforto geral. Só se falou nisso nos últimos dias, na Rua das Pedras. Vale destacar que Leandro é fã do presidente Bolsonaro e tenta chegar no estilo do presidente para cativar o eleitorado. Como Serginho é o líder do PSL na região, seria natural essa aproximação. Mas não foi assim que o povo entendeu. 

 

 

 

 


SHOW DO PEIXINHO

Na última sexta-feira (30), a palestra "Entendendo a disputa judicial em Búzios e qual o papel da Câmara de Vereadores" superou a expectativa dos organizadores, com mais de 100 presentes. O palestrante, o renomado professor e advogado, Dr. Manoel Peixinho, respeitado por suas avançadas pesquisas no campo da teoria do Direito; dividiu as falas com Dr. Raphael Baddini, o juiz titular da 2ª Vara da Comarca buziana. A presidente da Câmara, Joice Costa (PP), disse que Peixinho deu um show de conhecimento sobre a república, democracia, e comentou com muita propriedade, as recentes reviravoltas judiciais que resultaram no “troca-troca” de prefeitos em Búzios, discordando inclusive, da forma como a questão vem sendo conduzida na cidade. Doutor Baddinni, responsável pelos seguidos afastamentos de André Granado (MDB) do cargo de prefeito, ouviu as análises de forma cordial, e contra-argumentou explicando o entendimento jurídico dele que o levou a tomar as decisões que mexeram no cenário político do balneário. Quem compareceu disse que a oportunidade foi única.

 

 

 

 

PICUÍNHA ZERO

Iguaba Grande, apesar do orçamento modesto, conseguiu comprar dois ônibus escolares com recursos próprios. Embora o processo de compra tivesse acontecido no governo interino de Balliester Praguer (PP), o que faltava era justamente pagar pelos coletivos. E o prefeito Vantoil Martins (PPS) não se fez de rogado e pagou. Independentemente de ser da gestão passada, Vantoil entendeu que a comunidade escolar não pode ficar prejudicada por causa de disputas políticas. Essa postura é coisa rara na política. A maioria iria preferir embromar o povo e ficar um jogo de empurra entre o prefeito que saiu contra aquele que entrou.

 

 

 

 

AUSÊNCIA DA PREFEITA

Ainda sobre o 5ª Encontro de Vereadoras do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na última sexta (30), Araruama, que contou com presença de 28 representantes do legislativo, inclusive da região, além da participação de diversas autoridades. A ausência da prefeita Lívia de Chiquinho (ou de alguém que a representasse) foi notada por todas que estiveram presentes, e quebrou o protocolo da cerimônia de abertura, que geralmente conta com a chefia do executivo dando as boas vindas às participantes. Apesar do evento ter como objetivo principal destacar o empoderamento da mulher dentro do cenário político, a prefeita não prestigiou o encontro, certamente em função de divergências com Penha Bernardes (MDB), presidente da Câmara Municipal, organizadora do evento, e que já se lançou como pré-candidata ao governo municipal para as próximas eleições. A presidenta do parlamento lamentou a ausência de Lívia, mas afirmou que já era de se esperar. Surpresa mesmo seria ela comparecer, verdade seja dita!

 

 

 

FIM DA TARIFA MÍNIMA

Depois de entrarem na mira do deputado estadual Mauro Bernardo, na Alerj, as empresas concessionárias e permissionárias de serviços de fornecimento de água, energia elétrica e telefonia acabam de virar alvo, também, de vereadores do interior do Estado. Uma reunião realizada na tarde da última sexta-feira (30) com representantes das Câmaras de Macaé, Iguaba, Arraial e Cabo Frio, debateu a criação de uma legislação unificada exigindo que as empresas cobrem somente pelo consumo real, e não mais por estimativa ou tarifa mínima. Através do Projeto de Lei unificado que será protocolado nas Câmaras Municipais nos próximos dias, fica implementada a cobrança justa sobre o fornecimento de água, energia elétrica e telefonia, através dos quais os consumidores pagarão somente pelo que for efetivamente consumido. O Projeto também prevê que as prestadoras de serviços públicos fiquem proibidas de cobrarem taxas de consumo mínimo, cabendo imediata perda de concessão e ressarcimento aos consumidores. Em Cabo Frio, o vereador Aquiles Barreto será o responsável pela apresentação do Projeto de Lei, enquanto Alexandre Galego será o autor na Câmara de Arraial do Cabo. Em Iguaba Grande a ação será protocolada pelo vereador Marcello Costa, e em Macaé pelo vereador Robson Oliveira. Em Búzios, o sargento Leandro do Bope vai protocolar o documento na Câmara como sugestão popular.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias