A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session3429f65f1c9b18c18a82d11799e07465111a9f6b): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (27) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (27)

Iguaba Grande tem previsão orçamentária 15% maior para 2020; Deputado pede cabeça de coordenadora do Procon de Cabo Frio; Dr Adriano recebe moradores da Rua da Torre após protesto; Vereadora de Búzios vai usar drone para fiscalizar área desmatada; Lívia comemora início da operação tapa-buraco em Araruama; O risco das passarelas de São Pedro da Aldeia... E muito mais!


ORÇAMENTO MAIOR

Iguaba Grande deverá ter orçamento cerca de 15% maior em 2020, conforme previsão da LOA, a Lei Orçamentária Anual, apresentada e discutida ontem em audiência pública na Câmara. A estimativa orçamentária líquida para o próximo ano é de R$ 117,8 milhões; para este ano foi em torno de R$ 99,7 milhões. O prefeito Vantoil Martins (PPS), que esteve na reunião, esclareceu questões, tirou dúvidas, fez sugestões e interagiu com alguns participantes. A audiência englobou todas as secretarias. A proposta do projeto atual será encaminhada até o final deste mês para o legislativo, onde serão feitas possíveis emendas. Vantoil está se mostrando um gestor bastante moderno e já imprimiu um estilo que chama atenção dos munícipes de outras cidades da Região dos Lagos...

 

 

 

MAL ESTAR RESOLVIDO

O que parecia um mal estar que acabaria em zona de conflito entre o prefeito de Iguaba e o presidente da Câmara Municipal foi dissipado hoje. É que Balliester Werneck (PP) tinha ido ao Facebook manifestar descontentamento pela demora no funcionamento dos postos do Procon, inaugurado por ele dias antes de terminar o mandato de prefeito interino, e do INSS, que fica ao lado. Mas foi tudo esclarecido. O prefeito iguabense afirmnou que está a todo o vapor para por em funcionamento os dois órgãos, o quanto antes. No vídeo ele explica as questões burocráticas que acabaram atrasando o início dos trabalhos. "Apenas para ratificar: não interrompemos nenhum serviço. A Prefeitura trabalha de braços dados com o legislativo", disse. À coluna, Balliester explicou que em momento algum teve intenção de provocar o prefeito.

 

 

 

 

DESENTENDIMENTO

Já que estamos falando de polêmicas, o deputado estadual Subtenente Bernardo (PROS) declarou guerra à coordenadora-geral do Procon de Cabo Frio, Mônica Bonioli. Foi para o Facebook e acusou-a de não notificar a Prolagos, que, segundo ele, não está cumprindo a lei estadual 8.234/2018 que veta cobrança por estimativa de consumo. Falou ainda que Mônica estaria sendo parcial por ter portaria da Prefeitura e trabalhar a favor da Prolagos e que iria pedir seu afastamento junto ao Procon estadual. A "reclamação" do parlamentar em rede social aconteceu no último sábado (24). Acontece que a coordenadora-geral do Procon já havia, sim, notificado a concessionária quatro dias antes, em 20 de agosto. "Se o deputado Bernardo tem tanta razão sobre a incidência da lei nas cobranças por tarifa mínima, por que ele não entra com uma Ação Popular contra a Prolagos? Provoque o Judiciário e obtenha a resposta sobre a incidência da lei na cobrança por tarifa mínima! Estaremos aguardando ansiosamente a resposta do Judiciário. Porque quem afirma tem que provar e resolver", disse Mônica à coluna, ao ser questionada sobre a fala de Berna. Quanto ao pedido de afastamento, a coluna mesmo responde: É muito improvável que Adriano entregue essa cabeça numa bandeja.

 

 

 

RUA DA TORRE

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (DEM), divulgou vídeo para falar que a prefeitura não está omissa ao problema que os moradores da Rua da Torre, no 2º distrito, enfrentam, já que correm risco de ter que deixar suas casas por conta das torres de alta tensão da Enel que há no local. Ontem ele se reuniu com representantes dessas famílias junto com a Procuradoria, Direitos humanos, UniAmacaf e Associação de Mulheres para discutir a busca de soluções ao impasse. O pessoal já havia prometido um protesto pacífico na porta da Prefeitura hoje, que aconteceu à tarde.

 

 

 

COMEMORANDO IDADE NOVA

O vereador cabo-friense e pré-candidato em 2020 Jefferson Vidal (PSC) comemorou idade nova hoje, quando chega aos 45 anos de vida. Postou uma foto bacana com a família para comemorar com seus seguidores, a mulher Eleuza e os filhos Matheus, Lucas e Gabriele. "Tenho muito orgulho de ter conseguido chegar a ser vereador, não que seja algo grandioso, mas fez de um menino de familia humilde catador de ferro velho, vereador da cidade onde ele nasceu e pra mim isso é um presente, uma oportunidade que Deus deu na minha vida.

 

 

 

ELEIÇÃO NO CONSELHO

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Cabo Frio elegeu hoje os novos presidente e 1º secretário em forma de votação entre os conselheiros presentes. Evangelos Pagalidis foi eleito como presidente e o representante da Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (Asaerla), Luciano da Silveira Pereira, como 1º secretário.Também foi eleita a conselheira Márcia Cabral Farias para representar o CMUPAC no "Edital do Grafite" da secretaria de Cultura.

 

 

 

ARMADA E PERIGOSA

A vereadora Gladys (PROS), de Búzios, anunciou hoje, durante sua fala na sessão ordinária, que agora tem um aliado poderoso para suas fiscalizações pela cidade: um drone, cujo operador ela importou do Rio e vai auxiliá-la pelo menos duas vezes por mês. O primeiro "trabalho" do drone será filmar extensa área que segundo ela, foi desmatada sem autorização por se tratar de local proibido. E que essa e outras áreas fariam parte de um esquema de liberação de habite-se da Prefeitura, que está na mira da metralhadora de Gladys. Ela não poupa farpas ao prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM), como citamos na coluna semana passada, quando ela disse que HG "está roubando muito".

 

 

 

EM BRASÍLIA, SEM REVIDAR

E por falar nele, o prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes (DEM), está em Brasília para angariar recursos. Hoje ele também iria participar de um evento sobre roteiros de transatlânticos, visto que Búzios é um dos destinos mais procurados e a temporada de cruzeiros é um importante gerador econômico na cidade. Mas o que o povo quer saber é por que o chefe do executivo ainda não se manifestou sobre as acusações da vereadora Gladys (PROS), que na sessão da Câmara, semana passada, disse que não vai mais se intrometer nas licitações da prefeitura e que "vai deixar o prefeito Henrique roubar bastante". Só se fala nisso na Praça Santos Dumont.

 

 

 

TAPA BURACO

Ao contrário de outros municípios da Região dos Lagos que sofreram com as chuvas de maio, ganharam promessa do governador que o Estado iria ajudar a recompor estragos mas que ainda estão de pires na mão - como Arraial, cidade que mais sofreu -, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (sem partido), é uma sortuda mesmo. Ela recebeu a visita do diretor do DER-RJ, Mizael Filho, que avisou que hoje mesmo ia começar operação tapa-buraco na RJ-138, a Estrada de São Vicente. "Deixo meu agradecimento ao vice-governador Cláudio Castro e ao governador Wilson Witzel por atender nossa solicitação!", disse ela na rede social.

SEM PARTIDO

Ainda sobre a prefeita de Araruama, a coluna publicou erroneamente que Lívia de Chiquinho - que se desligou do PDT - já seria do DEM. Contudo isso não é verdade. A assessoria dela informou que por enquanto a chefe do executivo araruamense está sem partido, e que vai definir a nova sigla a que pertence nos próximos dias.

 

 

 

GUARDA ARMADA

O secretário de Segurança de Araruama, sargento André Costa, esclareceu que apenas parte do efetivo da Guarda Civil Municipal irá portar arma, e não toda a corporação, como muitos pensaram. A sanção da lei que permite o porte foi dada em primeira mão pela coluna na semana passada. De acordo com o secretário, cerca de 100 dos 220 guardas deverão estar aptos a tal após o treinamento obrigatório: “Os testes serão extremamente rigorosos, com vários quesitos a serem cumpridos, e somente aqueles que reunirem as condições exigidas trabalharão armados pelo Grupo Tático de Operações”, explicou.

 

 

 

RISCO NAS PASSARELAS

O péssimo estado de conservação das passarelas que cortam a RJ-140, em São Pedro da Aldeia, tem sido motivo de duras críticas nos grupos de debate do município. No último final de semana, um morador que utilizou a passarela que fica em frente ao Pronto Socorro fez imagens chocantes que mostravam o quanto a estrutura está comprometida, com os corrimãos completamente soltos e corroídos pela ferrugem. A população cobra as autoridades do município para que pressionem o Governo do Estado a realizar a manutenção das rampas e também dos recorrentes problemas com iluminação, buracos e acúmulos de mato no canteiro central e acostamento. “Será que as nossas vidas só valem pelo voto?” - questionou o morador responsável pelo registro.

 

 

 

DICA AOS PRÉ-CANDIDATOS

As constantes reclamações sobre a RJ-140 e a falta de recursos e autonomia para resolver esses e outros problemas deixam claro que o município precisa ter um discurso afinado com o Governo do Estado, e esse fator deve ser observado com atenção pelos pré-candidatos à Prefeitura. A lista dos que estão dispostos a encarar esses desafios só cresce, e a corrida eleitoral na cidade começa a esquentar. Como adiantado na coluna Boca Miúda da última sexta (23), os pré-candidatos Dr. Stefano, Bruno Costa e Fábio do Pastel saíram na frente com suas articulações. No entanto, Bia de Guga, vereadora do MDB que conta com o apoio do marido e ex-vereador Guga de Mica; Elisangela Lobo (PSB); Paulo Santana (PSL) e Otávio Rascão (PDT) também estão se movimentando na briga pelo cargo de chefe do executivo e seguem atentos aos sinais vindos da população.

 

 

 

SEM COBRANÇA

Os vereadores de Arraial do Cabo aprovaram na sessão de hoje a proibição da cobrança da taxa de religação da Concessionária Prolagos, em caso de corte de fornecimento de água por falta de pagamento. O autor do projeto, Willian Luz, considera a medida abusiva, lesando duplamente o cidadão. Atualmente a Câmara aguarda um posicionamento da Justiça para dar continuidade ao processo da CPI que investiga a Prolagos.

 

 

 

LEIS IGNORADAS

A Câmara de Macaé aprovou hoje, em sessão ordinária, dois requerimentos do vereador Marcel Silvano (PT), de leis aprovadas há mais de um ano e que não foram postas em prática. Um diz respeito ao não cumprimento da Lei 4.392/2017 (em vigor há dois anos), que determina a disponibilização de números, horários e itinerários dos ônibus nos pontos e terminais da cidade. O segundo pede esclarecimentos pela não execução da Lei 4.462/2018 (em vigor há um ano e quatro meses), que prevê a colocação de placas informativas nos prédios históricos, que ajudem a contar a história de Macaé. Maxwell Vaz (SD) também mencionou outra lei que vem sendo descumprida pelo Executivo, a do arranjo físico na rede elétrica, telefônica e de internet das vias públicas. De acordo com o parlamentar, um emaranhado de fios e cabos aéreos poluem o visual da cidade e causam insegurança aos transeuntes.

 

 

 

FIM DAS DELEGACIAS

O governador Wilson Witzel confirmou hoje um projeto para fechar as delegacias em todo o Estado. Segundo ele, as cerca de 150 delegacias existentes serão encerradas e os policiais serão concentrados em 40 distritos policiais, que serão construídos por custo médio de R$ 30 milhões cada. Witzel disse que o objetivo é permitir que os policiais civis fiquem focados nas investigações. Quando o projeto estiver em execução, caberá aos policiais militares registrarem as ocorrências dos cidadãos, serviço realizado atualmente nas delegacias de Polícia Civil. "Esse modelo vai permanecer para os próximos 20, 30 anos. Ele vai funcionar, porque o estado não tem receita tão grande. É um modelo que precisamos aprimorar e nada melhor do que nesse momento que estamos tratando de evolução para falar de evolução", acrescentou.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias