Cabo Frio mantém a Categoria “A” junto ao Ministério do Turismo

Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 foi divulgado nesta segunda (26)


O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, nesta segunda-feira (26), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. O município de Cabo Frio manteve a classificação na Categoria “A” como destino turístico. A categorização é a ferramenta criada para medir o impacto da atividade turística na economia dos municípios.

Os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo do MTur, destinos de vocação turística ou destino de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios para integrar o programa. Além de ter um órgão de turismo em atividade e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) funcionando, o município deve ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. Além disso, também são avaliados o aumento no número de empregos, a ampliação dos estabelecimentos formais de hospedagem e o fluxo de visitantes brasileiros e estrangeiros.

As cidades classificadas entre “A” e “D” podem solicitar apoio a eventos geradores de fluxo turístico na região. Já as categorias “A a E”, estarão aptos a solicitar recursos de infraestrutura.

O Secretário de Turismo Paulo Cotias celebrou mais essa conquista do turismo da cidade de Cabo Frio. "Transmiti ao prefeito Dr. Adriano a notícia que é para nós um marco fundamental, pois mostra que os esforços públicos e privados estão gerando um impacto muito positivo na qualificação do nosso turismo. O prefeito nos deu a missão de colocar o turismo como base econômica da cidade e ter uma estrutura hoteleira e de serviços forte e diversificada mostra que estamos todos no caminho certo", disse.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br . Os municípios recebem ainda o certificado digital, que é uma maneira de comprovar a participação da cidade no Mapa que definiu os 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Categorias: Cabo Frio Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias