A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionaff0970ccc1e1f0a5f710112617425d4a66ac03a): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

FEMINICES/ Juliana Monteiro - Falando de Amazônia... | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

FEMINICES/ Juliana Monteiro - Falando de Amazônia...

O 'Trançados de Uatumã', movimento de moda sustentável, inspira diversos estilistas


É de partir o coração assistir nossa floresta em chamas dessa maneira. É fato que existe crime ambiental por trás dessa tragédia, mas acredito que o momento seja para discutirmos formas de proteção eficazes para o ambiente que contém cerca de 50% da biodiversidade mundial. A semana foi repleta de imagens muito tristes da Amazônia e seus arredores, desde nuvens escuras, problemas respiratórios e até animais agonizando por socorro. O feitio que encontrei para falar do encanto desse nosso bioma foi exatamente mostrar suas belezas através de diversos registros que inspiraram o mundo da moda e hoje trazem o tema sustentabilidade à tona.

A maior floresta tropical do mundo possui 7 milhões de quilômetros quadrados e pertence a nove países; Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia Guiana, Suriname, Guiana Francesa e a maior parte está no Brasil com 60% do território total. Diversos rios cruzam essa biodiversidade, entre eles o Rio Amazonas que serve de pano de fundo para muitos ensaios fotográficos acontecerem.

A fundadora da Ecoera Chiara Guadaleta, que hoje possui uma nova postura do mundo fashion frente à natureza, criou um movimento de moda sustentável na Amazônia. Batizado de "Trançados do Uatumã", ela inspira diversos estilistas em uma central de artesanato na região. A ideia é compensar emissões de carbono por meio do plantio agroflorestal, com incentivo ao manejo sustentável, o projeto valoriza a matéria prima e une a habilidade das mulheres ribeirinhas com ideias de estilistas do mercado da moda.

Nossa floresta não é somente fonte de inspiração para fotos e matérias primas, estampas em tecidos para confecção de roupas e acessórios, também fazem parte do universo fashion sendo utilizada como referência para estilistas.

A inspiração amazônica se reflete também no meio musical. Quem não se recorda da música "Is that for me" que Anitta gravou com Alesso, onde os cenários escolhidos no bioma da Amazônia foram incríveis, mas os figurinos foram de tanto mau gosto que parecem criados por alguém que odeia a cantora. Se não viu, dá uma espiadinha:

Falar de Amazônia e não citar Gisele é impossível. Aliada ao projeto desmatamento zero, Gisele Bündchen vestiu a camisa pela causa e fez um chamado para seus seguidores em 2016 no seu Instagram que é muito válido para os dias de hoje. "Espero que possamos acordar para esta realidade antes que seja tarde demais. Todos nós (água, florestas, plantas, animais, seres humanos…), que dividimos esse lindo planeta, somos conectados. Não podemos danificar uma parte desse conjunto sem ferir o todo. Nós dependemos desse equilíbrio para nossa sobrevivência", disse a modelo.

Acredito que podemos usufruir das riquezas que a Amazônia proporciona, mas precisamos pensar em formas menos prejudiciais. Evitar queimadas ilegais é uma delas. Um ato primitivo da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, o uso do fogo de forma controlada, às vezes, pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e grandes terrenos. Portanto, pense bem antes de colocar fogo na limpeza do quintal.

 

 

*Juliana Monteiro atua na área da moda desde 2001, com especializações em designer de moda na Universidade Bandeirantes e no ramo gastronômico com ênfase na preservação do meio ambiente. Empreendeu criando sua própria marca de moda praia e sapatilhas e agora compartilha seu olhar experiente e profissional na coluna Feminices. / Contatos: *(22) 98151-7330; *e-mail: feminices.borboletas@gmail.com; *insta: @feminices.borboletas

Categorias: Opinião Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias