BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (22)

Lívia de Chiquinho sanciona lei que permite uso de arma pela Guarda; Arraial do Cabo amanhece com busca e apreensão na Câmara e secretaria; Cabo Frio no salão do Turismo; Reviravolta à vista em Búzios; Obras a todo vapor em Iguaba Grande; Vereador de São Pedro da Aldeia vai ao Inea questionar funcionamento de pedreira... E muito mais!


SENHORA DAS ARMAS

A prefeita Lívia de Chiquinho (DEM) sancionou hoje a Lei 2.426, que permite o porte de arma de fogo pela Guarda Civil de Araruama, cujo Projeto de Lei foi aprovado semana passada na Câmara de Vereadores. A arma que os servidores irão portar é pistola 380. Mas é bom elucidar que o efeito não é imediato. A próxima etapa é o treinamento dos servidores da GCM, não só técnico (manuseio) como também psicológico, que será aplicado pela Polícia Federal, e deve durar cerca de seis meses. Exames psicotécnicos também serão aplicados. Pelo andar da carruagem, o primeiro semestre de 2020 já teremos GM carregando pistola na cintura.

 

 

 

BUSCA E APREENSÃO

Na cidade de Arraial do Cabo não se falou noutra coisa hoje, o dia inteiro: a operação deflagrada pela Polícia Civil para apreender documentos na Câmara e na secretaria de Saúde. Parou a cidade. E normalmente quando isso acontece - da polícia aparecer em algum prédio público - o povo enlouquece, perde o sono e as farmácias zeram seus estoques de Rivotril. Mas, brincadeiras à parte, o vereador Sppencer (MDB) disse que se pronunciará após a conclusão das investigações. As buscas dos documentos são de processo da época em que o parlamentar exerceu o cargo de secretário de saúde, no governo do ex-prefeito Wanderson Cardoso de Brito (MDB), o Andinho, entre 2014 e 2016. Aliás, diga-se de passagem, na época de Andinho o "bicho pegou" e não foi pouco. Teve até gente presa por acusação de ser parte do Comando Vermelho na Região dos Lagos.

 

 

 

NO SALÃO DO TURISMO

Cabo Frio apresenta suas belezas naturais e os atrativos gastronômicos, culturais e históricos no Salão Estadual do Turismo, que começou hoje e vai até dia 25, no Pier Mauá, no Rio. Estão por lá acompanhando o evento o secretário de Turismo, Paulo Cotias, e o coordenador-geral de Eventos Clóvis Barbosa, que se encontraram com o secretário estadual da pasta Otávio Leite. Ficam por lá até domingo, último dia do salão, e no mesmo dia partem para Brasília. Na capital federal, participam de rodada de negociação com empresas de transatlânticos para reforçar a inclusão da cidade na rota dos cruzeiros. "É uma oportunidade muito boa para a prospecção de negócios, network, apresentação e venda da cidade, para colocá-la cada vez mais num patamar elevado do turismo dentro do nosso estado, do nosso país e da América do Sul", disse Cotias.

 

 

 

NAMORANDO O SEGUNDO DISTRITO

Pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PDT), a exemplos de outros prés, já está na corrida. Para tal, tem percorrido bairros em encontro com moradores, e na próxima segunda-feira (26), vai fazer uma conversa pública, digamos, mais formal, em Tamoios, Segundo Distrito. Será uma prestação de contas do mandato. "Quero ouvir a população, apresentar o que já fiz e pensar, junto com o tamoiense, soluções para o abandono do distrito", disse. A reunião será aberta e acontece às 19h, na Rua José Lucas, nº 6 (ao lado da Escola Amélia Ferreira), em Unamar. Rafael tanta ganhar protagonismo no Segundo Distrito. Por lá, a esquerda anda mais simpática à candidatura de Zé Bonifácio (PDT), por isso, o intrépido vereador, corre para equacionar essa questão.

 

 

 

SE ATRAPALHOU

No fim de semana passado, um vereador de Cabo Frio tentou mandar nudes para namorada, mas, coitado, se atrapalhou um pouco (tinha bebido umas cervejas). Sem querer, acabou compartilhando a foto do “bilau” em um dos grupos de whatsapp mais polêmicos da cidade. Apesar de apagada rapidamente, muita gente viu e a imagem viralizou. A piada estava pronta. Disseram que para ver de verdade, carecia de um kit “lupa e pinça”. Quanta maldade com nobre edil. Depois disso, o parlamentar deu até uma sumidinha da casa, para evitar o bullying. Foi uma semana difícil para ele.

 

 

 

REVIRAVOLTA

Há duas semanas de volta ao cargo de prefeito de Búzios (pela enésima vez), Henrique Gomes (DEM) pode ter que sair da cadeira - de novo - a qualquer momento. Pelo menos é nisso que aposta o grupo do prefeito afastado André Granado (MDB). Como hoje é quinta-feira, havia grande possibilidade mesmo disso acontecer, já que das últimas vezes o vai-e-volta foi na quinta ou na sexta. Até o fechamento da coluna de hoje HG continuava no cargo. De qualquer maneira, o clima no balneário é de expectativa.

 

 

 

CADA CASO, UM CASO

Ainda repercute o arquivamento do pedido de afastamento do prefeito interino de Búzios, Henrique Gomes (DEM), protocolado na Câmara pelo ex-vereador Marreco e rejeitado por unanimidade entre os vereadores (quase, a exceção foi a abstenção da vereadora Gladys). Pela Rua das Pedras diziam que Marreco estava inconformado com a decisão. Porém, como foi explicado pela presidente da Casa, Joice Costa (PP), para pedir o impeachment de HG a denúncia teria que ser por irregularidade cometida durante o mandato de prefeito, o que não foi o caso, já que o processo envolvendo Henrique é da época em que ele era secretário de Serviços Públicos de Búzios. Portanto o pedido não tem admissibilidade.

 

 

 

SE ABSTEVE

A propósito da votação sobre o pedido de impeachment de HG, a abstenção da vereadora Gladys Nunes (PROS) causou surpresa aos demais vereadores. É que dias antes da sessão que arquivou a denúncia de Marreco contra Henrique Gomes (DEM), os parlamentares se reuniram para falar sobre o documento. Na ocasião, Gladys teria dito que votaria pelo arquivamento. O que será que mudou?

 

 

 

 

FISCALIZANDO

O prefeito de Iguaba, Vantoil Martins (PPS), passou boa parte da semana que finda, nas ruas. Fiscalizando obras. Esteve em vários bairros, conferiu cronograma e nesses últimos dois dias acompanha a dragagem dos rios. Hoje, acompanhado dos secretários de Administração - Jales Lins e de Obras - Paulo Rito, verificou como estava o trabalho em Canellas City e disse que a dragagem vai chegar aos outros bairros que carecem desse serviço, há anos, porque basta chover para esses canais transbordarem.

 

 

 

 

ATRÁS DAS EMENDAS

Quem esteve ontem na Alerj foi o vereador Marciley Lessa (PDT), líder do governo na Câmara de Iguaba Grande, e o secretário municipal de Ordem Pública e chefe de Gabinete, Fábio de Oliveira, onde se reuniram com a deputada Martha Rocha (PDT). Na ocasião, solicitaram recursos, através de emenda, para monitoramento da cidade e asfaltamento. "Vem coisa boa por aí!", disse Marciley.

 

 

 

 

 

 

CARÁTER DE URGÊNCIA

O vereador Ediel Teles (PDT), de São Pedro da Aldeia, foi até a superintendência do Inea e entregou ofício onde solicita informações sobre licença e autorização dadas para a pedreira que funciona no bairro Campo Redondo. É tanta reclamação que chega na Câmara sobre isso que não tem como não averiguar. E mais, o povo que mora no bairro diz que não aguenta mais os estrondos e poeira. Moradores afirmam que não há implosões controladas e controle de resíduos; muitos afirmam que crianças e idosos sofrem com problemas respiratórios. "Aguardamos a resposta em caráter de urgência", disse o vereador.

 

 

 

NÃO À INTOLERÂNCIA

A intolerância religiosa, infelizmente, ainda é uma realidade no nosso dia a dia. Um encontro em São Pedro da Aldeia, onde recentemente houve um caso de vandalismo a um centro de Candomblé que existe há 18 anos, vai discutir a questão. A organização está convidando todos os praticantes das religiões afrobrasileiras e frequentadores das Casas e Comunidades de Terreiros da Região dos Lagos a participarem do "Encontro de Ase". O objetivo do evento é fortalecer os laços de amizade e religiosidade das pessoas ligadas às diversas casas de nossa região, a fim de evitar a crescente intolerância religiosa, depredação e vandalismo ao sagrado. Será nesta sexta (23), a partir das 16h, no auditório da secretaria municipal de Educação, na Rua Francisco Santos Silva, bairro Nova São Pedro.

 

 

 

PROPOSIÇÕES EM MACAÉ

O veredor Maxwell Vaz (SD) teve aprovadas várias proposições debatidas na sessão de ontem da Câmara de Macaé. Entre elas, requerimento que solicita ao Executivo o cronograma físico e financeiro da reforma do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. "Queremos saber se o que foi realizado está de acordo com o que foi previsto". Relator da Comissão de Obras da Câmara, ele convidou o presidente, Val Barbeiro (PHS), com o qual já visitou o ginásio que está sendo reformado, para ir novamente ao local. "Vamos, sim, pois o encarregado foi substituído e precisamos saber como estão os trabalhos", respondeu Val. O vereador do Solidariedade ainda solicitou envio ao Executivo do relatório da Comissão de Meio Ambiente, presidida por ele, sobre inspeção recente que constatou a precariedade das estações de captação de água na Serra Macaense. 

 

 

 

TERRA DE MALBORO

Maricá está virando "terra de Malboro" mesmo. Quando a cidade ainda tentava se recuperar das mortes violentas de um empresário e um jornalista - assassinados em maio e junho últimos - a notícia de duplo homicídio ocorrido na madrugada de hoje deixou todos estarrecidos. Os suspeitos invadiram a casa do vereador Ismael Breve Marins (DEM), de 59 anos, e mataram a tiros o filho dele, Thiago Marins, de 31. Ao tentar defender o filho, Ismael foi morto também. A polícia crê em execução e não descarta que os crimes tenham ligação. Ambos foram sepultados no fim da tarde de hoje.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias