Alunos da Escola Marcia Francisconi, em Cabo Frio, são selecionados para festival de cinema no Sul

A IV edição do Festicine 31 acontece entre os dias 28 e 30 de agosto em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. O festival exibe curtas produzidos por alunos das escolas públicas e privadas de todo o Brasil


Alunos da Escola Municipal Marcia Francisconi, em Cabo Frio, vão participar da IV edição do Festicine 31, que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. O festival exibe curtas produzidos pelos alunos das escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem por objetivo reconhecer a produção audiovisual nesses espaços.

Os curtas-metragens foram selecionados por uma comissão organizadora, envolvendo profissionais técnicos capacitados, de acordo com as características do festival, nos seguintes quesitos: roteiro, direção, atuação, criatividade, organização e qualidade final.

Cabo Frio será representada pelos alunos na categoria nacional, com 8 projetos, Etrom (2017), Dia de Prova, Dia de Cola (2017), Doença Moderna (2017), Do Lado de Cá (2017), Preconceito sem Conceito (2017), Interligados (2018), Voltando no Tempo (2018) e Minha Turma é uma Peça (2018). Daniel Silva, Pedro Rodrigues, Kauan Sabino e Gabriel Chaves concorrem na categoria melhor ator e as alunas Giovana Alves, Taynara da Silva, Emanuelle da Silva na categoria melhor atriz.

Esses alunos participam do Projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, realizado em conjunto pelas professoras Tânia Cristina Medeiros Cardoso Lopes e Marilete Boy Oliveira. Para Tânia o projeto desenvolve aptidões artísticas com a formação regular dos alunos.

“Eles se sentem valorizados e muito motivados em realizar novos trabalhos. Buscam imprimir qualidade, ampliando os horizontes a novas possibilidades que envolvam a linguagem cinematográfica, além da preocupação com a mensagem que a narrativa fílmica levará ao público. Idealizam, planejam, colocam em prática e divulgam. Cada etapa da produção dos curtas-metragens faz parte da formação dos estudantes, uma esperança em quem encontra na arte um motivo para seguir acreditando que é possível”, comentou.

A diretora da escola, Fátima de Sousa Ribeiro Mota, explica que o interesse dos alunos pela produção audiovisual se intensificou. “Muitos alunos já até escolheram suas profissões. Amam o que fazem e, nas aulas, mudaram a concepção de como estudar”, completou.

Os trabalhos serão exibidos ao público nos dias 28 e 29 e a premiação acontece no dia 30.

Categorias: Cabo Frio Educação

Fotos da notícia




Outras notícias