Inscrições para 13ª Primavera de Museus estão abertas

Em sua 13ª edição, o tema é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, incentivando a explorar os aspectos do cotidiano museológico. Instituições interessadas devem fazer sua inscrição até o dia 25 de agosto.


A Primavera de Museus é uma temporada nacional de eventos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente durante a estação homônima, e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.

A cada ano, o Ibram lança um tema para estimular o debate acerca do assunto e inspirar as instituições participantes na programação de seus eventos, que podem ser visitas mediadas, shows, seminários, exposições, oficinas, exibição de filmes, palestras, entre outros.

Neste ano, em sua 13ª edição, o tema é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, incentivando a explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Dessa forma, propõe fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. As atividades deverão ser realizadas entre os dias 23 a 29 de setembro.

Instituições interessadas devem fazer sua inscrição até o dia 25 de agosto, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível em http://eventos.museus.gov.br/. A programação é de responsabilidade dos museus. O Ibram realizará ampla divulgação da agenda de eventos, inclusive, dando oportunidade para que os museus compartilhem suas programações nas redes sociais do Instituto. Semanas antes do início do evento, o Ibram lançará o guia digital da programação com as atividades cadastradas nos museus de todo país.

Dúvidas e outras informações devem ser enviadas para primavera@museus.gov.br.

 

 

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias