BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (16)

Prefeito de Iguaba se reúne com vice-governador pela Educação; Abraço à Laguna é domingo; Sem André Granado nem Henrique Gomes na Armação; MPF fará vistoria em 'praia particular' de Búzios; Tirando proveito da situação de Arraial do Cabo; Dr Adriano reza à Padroeira; Chumbinho fiscaliza obras da Aldeia; Câmara de Araruama aprova armamento da GM... E muito mais!


REUNIÃO COM O VICE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), acompanhado de seu vice, Alexandre da Farmácia (PSB), e do vereador Marcelo Costa (MDB), se encontraram ontem com o vice-governador do Estado, Cláudio Castro (PSC), para importante reunião sobre a área da Educação. Entre outras reivindicações, Vantoil solicitou a implantação da uma escola da Fundação de Apoio à Escola Técnica, a Faetec. Aliás, a qualificação profissional do jovem iguabense para inserção no mercado de trabalho também é prioridade do prefeito, não deixando de lado, claro, a infraestrutura da cidade. "Fizemos ainda um pleito voltado à pavimentação com foco na Estrada do Arrastão e Estrada da Capivara", contou Vantoil à coluna.

 

 

 

 

 

 

 

ABRAÇO E MAIS EDUCAÇÃO

O domingo (18) será um dia de ação de grande importância na beira da Lagoa de Araruama, em Iguaba Grande, quando acontece o "Abraço à Laguna", de iniciativa da população e que acabou por mobilizar a secretaria de Meio Ambiente iguabense e outras cinco, dos outros cinco municípios banhados por ela. Importante que essa ação não fique só no "beijinho" e no "abraço", mas que signifique ações enérgicas, de despoluição séria, e também educando a população para que evite o despejo clandestino de esgoto, punindo empresas que ajam de maneira irregular ou irresponsável para com o meio ambiente. Isso sim é o que vem matando a lagoa, todo dia.

 

 

 

LEGAL, MAS IMORAL

A nomeação da namorada de Raphael Baddini, o juiz titular de Búzios, Jéssica Helena Mota como subsecretária adjunta na prefeitura, comandada pelo prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM), era o assunto que estava na boca do povo hoje, no balneário. Só se falava nisso. A entender, Baddini é tipo um "arqui-inimigo" de André Granado (MDB), o prefeito afastado. É que André considera que o juiz tem problemas pessoais com ele, visto que nas últimas vezes em que teve anuência da justiça para voltar ao cargo, o juiz não cumpriu as decisões. Na rede social, há a insinuação de que a nomeação da namorada dele confirmaria suposto conluio entre Baddini e Henrique Gomes, no melhor estilo do toma lá, dá cá. A Prefeitura assegura total imparcialidade na nomeação de Jéssica, e fala em "isenção, capacidade e ética moral" da servidora. Já Baddini não quis comentar o caso por telefone. A verdade é uma só: pode ser legal, mas a questão e totalmente imoral. E reforçam especulações sobre parcialidade judicial. Já sobre a nota da prefeitura, franqueza à parte, trata-se de uma boa desculpa esfarrapada.

 

 

 

SEM ANDRÉ, NEM HENRIQUE

Ontem, o ex-vereador de Búzios Manoel Marreco protocolou na Câmara, um pedido de afastamento do prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM), baseado em decisão que tramita na Comarca por crime de improbidade administrativa. Mas nesse caso não tem problema pessoal não. Marreco é especialista nisso, inclusive já fez o mesmo com André Granado. Para Marreco, "nem Henrique, nem André tem condições morais de conduzir a cidade". Já o prefeito interino, disse através de nota, que "a medida não tem embasamento legal que possa gerar um pedido de afastamento. O procedimento em questão, nem mesmo retornou a comarca para ser julgado. Portanto, é inconsistente e infundado", diz a nota.

 

 

 

SEM ANDRÉ, NEM HENRIQUE II

Já a presidente da Câmara, Joice Costa (PP) informou que recebeu o pedido e encaminhou à procuradoria para analisar os fundamentos e lembrou que admissibilidade depende de seis votos. Importante salientar, que segundo advogados especializados no Direito Eleitoral, no caso de Búzios, a legislação não versa sobre uma eleição suplementar para pôr fim ao imbróglio. O que pode acontecer é a presidente do parlamento assumir o comando por ser a terceira na hierarquia do poder. Mas primeiro é necessário que haja a admissibilidade do pedido de afastamento de Marreco. Mas tem um porém: não sabemos também se Joice tem condição de dar continuidade ao trabalho dos prefeitos.

 

 

 

VESTINDO A CAMISA

Enquanto não sai nova decisão judicial, Henrique Gomes segue no comando do balneário mais charmoso da Região dos Lagos. Hoje de manhã, ele recebeu em seu gabinete um dos organizadores do Festival da Sardinha, Renato Matos. No encontro Henrique Gomes foi presenteado com uma blusa oficial do evento, que começa hoje e segue até domingo, no campo da SEB. O Festival vai oferecer mais de 20 pratos à base do peixe, preparados pela comunidade de pescadores artesanais, além de contar com a participação de cozinheiros e chefs dos restaurantes locais.

 

 

 

SEM PERDER A MAJESTADE

Ele não está, por ora, no comando da prefeitura de Búzios, mas é como se estivesse. André Granado (MDB) foi convidado e fez questão de ir na inauguração de um correspondente bancário do Banco do Brasil, na Rasa, que aconteceu hoje. Postou no Face e agradeceu a consideração recebida. Mas deu uma alfinetadinha de leve também, lembrando que a implantação do equipamento foi graças a um projeto de lei dele aprovada na Câmara (Lei de especial interesse da Rasa). Perde o trono, mas não perde a majestade.

 

 

 

VISTORIA NA PRAIA

Ainda de Búzios, o Ministério Público Federal e a Aparli - Associação Protetora dos Afloramentos Rochosos farão vistoria, neste sábado (17), na Praia do Canto, no centro do balneário. A intenção é averiguar as invasões na faixa de areia, local de uso comum da população, pelos empresários da Rua das Pedras. Ora, praia não pode ser de uso particular. Afinal de contas, a mesma lei que impede o povo de construir casas dentro de reserva ambiental - como aconteceu em Arraial do Cabo também deve ser aplicada neste caso.

 

 

 

TIROU PROVEITO

A oposição soube tirar bastante proveito da triste situação da demolição da mais de uma centena de casas construídas dentro do Parque Estadual, ocorrida ontem, em Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo, atribuindo a operação à omissão do prefeito cabista. Curioso é que quando a situação de invasão foi capa do jornal O Globo, mês passado, a oposição acusou o prefeito Renatinho Vianna (PRB) de ser conivente e até estimular as invasões, colocando panos quentes num suposto conluio entre milícia e tráfico de drogas na orquestração da ocupação. Agora, depois da megaoperação desta quinta, com todo aparato de Ministério Público, Inea e Prefeitura, a oposição novamente culpou Renatinho, só que desta vez, por não ter feito nada para impedir que as casas fossem demolidas. Ou seja: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. 

ESTAVA NO TRABALHO

A coluna entrou em contato com Renatinho Vianna ontem, para saber se ele estava fora da cidade enquanto as casas estavam sendo demolidas. Uma página aloprada (dessas contratadas para espalhar fake News) divulgou que o prefeito tinha viajado. Renatinho negou. Disse que estava trabalhando dentro da Prefeitura acompanhando tudo. Explicou que evitou comparecer ao local por se tratar de uma operação do Ministério Público, apesar do executivo ter feito o que pode para evitar as demolições. Diante da impossibilidade, coube a ele somente oferecer assistências às famílias desabrigadas através da secretaria de Assistência Social.

 

 

 

POLÍTICA DO ESTADO

Seja em situação como a ocorrida em Arraial do Cabo, ontem, ou de "combate" ao tráfico e milícias com o apoio de helicópteros e muitos tiros - como vimos quase todos os dias da última semana em Cabo Frio no bairro Manoel Corrêa e adjacências; ou seja na capital, onde seis jovens morreram em menos de uma semana durante confronto policial. Episódios que vêm confirmar que a política de segurança do governador Wilson Witzel (PSC) é de "varrer" mesmo qualquer movimentação que possa sugerir que haja crime de alguma natureza. Só que é preciso lembrar que ali também mora gente do bem, gente carente, pobre, trabalhador, crianças e idosos. Importante que o governo do Estado, ao mesmo tempo que tenta combater esse tipo de criminalidade, ofereça algum suporte a essas pessoas. Que se dê opção de moradia e cidadania a essas pessoas, que não são móveis velhos ou lixo para colocar na rua simplesmente. E que também não largue a responsabilidade toda nas costas da prefeitura, que atualmente mal consegue dar conta de seus cidadãos que têm casa, imagina os que não as têm.

 

 

 

REZA FORTE

A reza de Dr Adriano (DEM), aos pés da padroeira Nossa Senhora da Assunção, foi forte. Diz a lenda que um bom garoto que comunga no dia da Santa recebe uma bênção, um milagre. Não é que deu certo? Caiu dindim na conta da Prefeitura ontem e o prefeito conseguiu pagar os aposentados, contratados da Educação e estatutários da Administração. Menos um problema na cabeça dele. Já o pagamento dos servidores da Saúde seria resolvido hoje, por causa de um problema no sistema. Comissionados recebem no próximo dia 21, segundo informou a Prefeitura, fechando o calendário previsto.

 

 

 

OBRAS NA ESTAÇÃO

Ontem o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB) esteve no bairro Estação para acompanhar de perto o trabalho que está sendo feito na Rua Bela Vista, Travessa Bela Vista, Rua José Bonifácio e na Travessa Bela Vista 3. O serviço, que envolve a regularização e a topografia dos locais para, posteriormente, ser feita a colocação de massa asfáltica, é fruto de convênio com o governo federal ('Somando Forças'). Conta com repasse de R$ 9,2 milhões e contrapartida municipal de R$ 486,7 mil. A secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, e os subsecretários de Serviços Públicos, José Eduardo Santos, e de Fazenda, Wanderson Carvalho, também acompanharam o trabalho. 

 

 

 

COM A FEMAMSPA

Já no gabinete, Chumbinho e o secretário de Governo, Eron Bezerra receberam a diretoria da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (Femamspa). O encontro abordou as principais demandas e solicitações de diversos bairros aldeenses. "As demandas são diárias e o município tem grande extensão, então contamos com o auxílio da população para fiscalizar e manter o serviço que realizamos", destacou o prefeito aldeense.

 

 

 

CIDADANIA ATIVA

O Observatório Social de São Pedro da Aldeia, que comemora três anos de existência este mês, realiza na próxima segunda-feira (19) o III Seminário da Cidadania Ativa: Compromissos Eleitorais e Cidadania Consciente. O evento quer promover a cidadania participativa e qualificar os eleitores para um voto consciente. Na ocasião haverá palestras sobre "Orçamento Participativo" e "Controle da Administração Pública Especialmente Exercido pelo Cidadão". O seminário está marcado para as 18h30, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A entrada é gratuita.

 

 

 

APROVADO

Foi aprovada em segunda e última votação, na sessão desta quinta-feira (15), em Araruama, o uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal. Agora só falta a sanção da prefeita e a lei entra em vigor após baixado o decreto, já podendo ser posta em prática. Vale lembrarmos que o projeto de lei, de autoria do próprio executivo, foi aprovado logo depois da divulgação do Mapa da Violência no Estado colocando Araruama como a mais violenta da Região dos Lagos. Certamente a celeridade e unanimidade na aprovação desse projeto sinaliza uma confluência com essa problemática que surgiu recentemente.

 

 

 

ALERJ VISITA

A Comissão Especial da Juventude da Alerj, presidida pela deputada Dani Monteiro (PSOL), fará visita técnica ao Centro Pedagógico Agroecológico de Macaé na próxima segunda-feira (19). O objetivo da visita é saber como estão as condições das escolas rurais no norte fluminense. "Estamos viajando por todo o Rio de Janeiro para debater e construir políticas junto com a população fluminense", afirmou Dani Monteiro.

 

 

 

 

 

COLUNA REGIÃO DOS LAGOS

Saiu hoje mais uma edição da Coluna Região dos Lagos, assinada pela jornalista Renata Cristiane, no jornal O Fluminense, com as principais notícias que agitaram o mundo da política, de Búzios a Macaé. Está imperdível! Clique aqui para ler a coluna na íntegra.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias