CABO FRIO / Hospital do Jardim Esperança está com atendimento restrito

De acordo com denúncias, somente emergências amarelas e vermelhas estão sendo atendidas


Moradores do Jardim Esperança e dos bairros próximos que precisam de atendimento no Hospital Otime Cardoso dos Santos enfrentam dificuldade ao procurar a unidade. De acordo com denúncia feita à redação do Portal RC24h, o hospital está funcionando apenas com 30% dos funcionários. Por conta da falta de pagamento dos profissionais da área de saúde, os médicos do pronto-socorro restringiram o atendimento para casos de emergência.

Pacientes que buscam o hospital para atendimentos que sejam classificados como consultas recebem orientação para que busquem os ambulatórios. O atendimento do pronto-socorro recebe quadros mais graves como infartos, crises hipertensivas, diabéticos com a glicose muito alta, pacientes com dor intensa, feridos, baleados, acidentados, crianças com febre alta de origem desconhecida, crianças feridas, crianças com dor, e casos que possam ser considerados emergência.

O pagamento escalonado e com atraso dos servidores públicos é o principal agravante para as más condições no atendimento do hospital. De acordo com a denúncia, 14 médicos pediram demissão da unidade em um intervalo de 40 dias; na última semana esse número subiu para 15 com o pedido de mais uma médica.

Relatos dão conta de que o atendimento da pediatria também está restrito depois de profissionais pedirem demissão. Aos sábados e domingos não tem pediatra atendendo na unidade. A solução é procurar a UPA de São Pedro da Aldeia.

O problema atinge até o funcionamento interno, já que a empresa responsável pelas refeições para os funcionários não recebe pagamento há três meses.

Prontos-socorros sempre lotados

Denúncias sobre a superlotação dos hospitais de Cabo Frio são recorrentes e o caos que se instala na recepção das unidades não é novidade. Com a crise e a diminuição no número de funcionários nos prontos-socorros, a demora no atendimento aumenta e o estresse se soma à angústia dos pacientes.

Além de trabalhar com pagamento atrasado, os funcionários ainda lidam com a falta de paciência de alguns pacientes. De acordo com uma funcionária da unidade que prefere não se identificar, existem muitos casos em que as pessoas simulam gravidade ou tentam constranger as recepcionistas para serem atendidos antes dos outros.

"É muito difícil para quem não trabalha em um pronto-socorro imaginar, entender tudo o que lá acontece. Pergunte a qualquer funcionário que ele lhe repetirá o que aqui te descrevo", conta.

Secretaria de Saúde confirma déficit

Através de nota, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio confirmou o déficit nos funcionários, apesar de apresentar um número menor.

"Atualmente, o Hospital Otime dos Santos, no bairro Jardim Esperança, tem um déficit de dez profissionais médicos, nas áreas de pediatria e clínico geral. Desse número, seis pediram demissão há mais de 40 dias e quatro recentemente. Devido ao estado de greve o corpo de enfermagem e médico está reduzido, impactando no tempo de espera do atendimento não emergencial. Entretanto, a Secretaria afirma que a unidade está aberta, funcionando, e que trabalha para contratação de novos médicos para compor o quadro de funcionários".

 Em relação à empresa que fornece alimentação, a secretaria afirma que o pagamento já foi negociado e a primeira parcela será paga na próxima segunda-feira (19). 

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias