Vereadores de Macaé aprovam projeto de inclusão de atletas deficientes

A ideia é permitir que deficientes participem das corridas de rua e oferecer a eles desconto de 50% na inscrição


A Câmara de Macaé aprovou, na sessão desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 41/2018, que inclui a categoria atletas com deficiência nas corridas de rua realizadas na cidade. A proposta é do vereador Marvel Maillet (Rede) e também institui o desconto de 50% no pagamento da taxa de inscrição para esses participantes. O PL foi aprovado com dez votos favoráveis e nenhum contrário.

O texto prevê sete tipos de deficiência entre os competidores de corrida: intelectual, auditiva, visual, amputado membros inferiores, amputado membros superiores, cadeirante e deficiente andante (locomoção com apoio).

Contudo, para Marvel (foto abaixo), eles deveriam ser incluídos em todas as competições realizadas em espaços públicos no município. "Precisamos incentivar as modalidades paraolímpicas, de modo a incluir os atletas independente da sua deficiência".

Robson Oliveira (PSDB) classificou a iniciativa como "brilhante" e reforçou a necessidade de ampliar os espaços para os deficientes não apenas no esporte. Cristiano Gelinho (PTC) também discursou em apoio a Marvel e disse não haver possibilidade de o prefeito vetar a proposta. 

Quem também se posicionou favorável foi Maxwell Vaz (SD), que reforçou a necessidade de criar políticas públicas de inclusão dos deficientes em Macaé. "Isso é papel do poder público e a prefeitura não apoia ações nesse sentido, tampouco eventos esportivos".

O líder da oposição também destacou a falta de suporte da secretaria de Esportes às pessoas que realizam esse tipo de trabalho na cidade. "Mesmo assim, espero que o governo tenha um pouco de sensibilidade e sancione o projeto".

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias