BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (13)

Os troca-trocas em Araruama e uma carta magoada; A corrida dos pré-candidatos em Iguaba Grande; Cursinho social para concurseiros bomba no município iguabense; Turismo colorido em Arraial do Cabo; Câmara de Cabo Frio faz entrega do diploma Márcio Corrêa; Prefeito em exercício de Búzios fecha acordo de cooperação com INSS; Prefeito Cláudio Chumbinho recebe associação de bairro... E muito mais!


TROCA-TROCA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho soltou uma carta, no começo da noite de ontem, revelando mágoas com seu partido, o PDT, citando até mesmo a deputada Tábata Amaral como fundamento para o que ela avalia como misoginia interna. Mas a bem da verdade é que isso tudo começou porque a chefe do executivo araruamense estava se queixando, sistematicamente, ao presidente nacional do partido - Carlos Lupi - do machismo que, segundo diz, vinha sofrendo por parte do vereador pedetista, Gabriel Vargas. Chegou a fazer um dossiê e o entregou diretamente a Lupi, o qual ignorou a queixa. A prefeita decidiu, então, tomar uma medida mais radical e foi para o DEM, atual partido de seu marido e ex-prefeito Chiquinho da Educação, cujo diretório municipal é dirigido pelo seu secretário de Agricultura, Claudio Barreto. "Diante dessas perseguições não obtive o apoio que sempre esperei do PDT. Nem mesmo em meio a ofensas sofridas, de autoria do hoje vereador representante do partido na Câmara, onde denunciei e entreguei as provas ao senhor Presidente Nacional do Partido PDT e não obtive respostas", escreveu Lívia, num trecho da carta.

 

 

 

TROCA-TROCA II

Por outro lado, André Mônica, ex-prefeito de Araruama e ex-PSB, foi para o PDT e é hoje o principal adversário de Lívia para as eleições de 2020. Isso sinaliza algo curioso. O principal detalhe nisso é que Marcia Jeovani, ex-deputada, que já estava no DEM há bastante tempo, simplesmente ninguém cita, parece que está completamente fora do processo eleitoral. E a família Jeovani parece que não está se movendo para evitar esse isolamento. 

 

TROCA-TROCA III

Fazendo essas duas análises - as saídas de André Mônica para o PDT e de Lívia de Chiquinho e Chiquinho para o DEM - é uma sacodida no tabuleiro, numa possível intenção de neutralizar a família Jeovani. Houve essa narrativa que a saída da prefeita araruamense foi por causa de uma atitude machista do PDT, mas a verdade era que Lívia já queria mesmo sair do partido e usou esse argumento para se desligar. Ao que parece, Mônica se posiciona mesmo o principal adversário de Lívia.

 

 

 

BONS TEMPOS

Quem também está com vontade de voltar ao executivo municipal é o ex-vice-prefeito de Araruama, Anderson Moura (PP). Oposição à prefeita, o político não deixa de apontar e divulgar as falhas do atual governo. Hoje de manhã, postou uma foto tipo "túnel do tempo", de 2013, quando assumiu a secretaria de Política Social, Trabalho e Habitação pela segunda vez. À época, o desafio era, segundo ele, reestruturar e descentralizar a política de assistência social no município. Para tal, disse que cortou gastos e conseguiu comprar veículos aumentando o número de famílias assistidas.

 

 

 

 

ARMAMENTO

Acontece hoje, em primeira votação na Câmara de Araruama, o projeto de Lei da prefeita Lívia de Chiquinho para o armamento da Guarda Civil. O PL foi enviado ao legislativo mês passado, quando foi lido em plenário, falando sobre o uso de armas de fogo pelos servidores do quadro permanente da Guarda Civil. Se aprovado, será a primeira cidade da Região dos Lagos a ter guarda armada. Atualmente a GCM de Araruama é formada por cerca de 220 agentes que atuam em todos os distritos da cidade.

 

 

 

PRÉ-CANDIDATOS EM IGUABA

O cenário pré-eleitoral em Iguaba Grande também já está se formando. Além do prefeito Vantoil Martins (PPS), que naturalmente concorre à reeleição, aparece a ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP), afastada em março deste ano. Apesar do imbróglio na justiça eleitoral (terceiro mandato) que culminou na perda do cargo, Grasi não está inelegível (pelo menos até julgamento das contas dela). Outro no páreo é Miqueias Gomes (MDB). Comfessou isso ontem, quando nos encontramos na audiência da deputada Zeidan (CPI da ENEL). Miqueias inclusive comentou sobre o apoio da ex-prefeita na suplementar. Até hoje ele não sabe avaliar se foi proveitoso tê-la como principal cabo eleitoral nesse pleito.

 

 

 

CONTAS DE CAMPANHA

As contas de campanha do prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS) foram aprovadas. Tanto desse ano (2019), como na suplementar que foi cancelada em 2018. Jeffinho do Gás (PTC) e Leandro Coutinho (MDB) não tiveram a mesma competência. Com relação às contas da campanha desse ano, só do prefeito eleito que o TSE julga logo, dos demais, o resultado ainda está por vir. 

 

 

 

CONCORRIDO

Vantoil Martins, levou um susto ontem ao chegar no auditório onde cerca de 400 pessoas, inscritas ou interessadas, compareceram no curso preparatório social (gratuito) de concursos públicos. Vantoil disse que eram esperadas cerca de 100 pessoas e se surpreendeu com o interesse do público. Neste primeiro momento, o curso vai preparar candidatos às vagas de Guarda, Vigia e Agente Administrativo do concurso da prefeitura de Araruama. Diante disso, o prefeito aproveitou para dizer que vai chamar concurso público no primeiro semestre de 2020. À coluna, disse ainda que antes de fazer o concurso, vai determinar a criação de novo preparatório gratuito a fim de que a população fique mais competitiva para conquistar as vagas que serão ofertadas.

 

 

 

DIPLOMA MÁRCIO CORRÊA

Hoje teve entrega do diploma Márcio Corrêa, da Câmara de Cabo Frio, que é uma homenagem concedida a todos os homens que se destacam na cidade, independente da atividade (assim como o diploma Joelma Fidalgo, que homenageia as mulheres). O ex-prefeito Alair Corrêa, pai de Márcio - que foi deputado estadual e morreu em 2005 num acidente de carro -, esteve presente e ficou bastante emocionado em seu discurso. Quem abriu a solenidade foi a vereadora Letícia Jotta (PSC). Alair foi acompanhado da neta Isabelle, filha de Márcio, que também falou a uma plateia emocionada e foi muito aplaudida.

 

 

 

SEM DISSE ME DISSE

Em Cabo Frio, o vereador Rodolfo Machado (SD) assumiu a direção do partido no município e disse que já está trabalhando a nominata 2020. Fez uma postagem ontem, ao lado do presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Áureo Ribeiro, segundo ele para acabar com o 'disse me disse' na cidade. Está animado e afirmou que vai trabalhar incansavelmente para fazer novamente três vereadores nas próximas eleições.

 

 

 

ESPERANDO O NOIVO

Enquanto muitos se movimentam rapidamente, o ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB) espera. Hoje o encontrei saindo de casa, na Praia do Forte, e novamente a perguntei se decidiu sua vida (futuro político). Afirmou que segue convicto que encontrará uma manobra no judiciário que lhe assegure a participação nas eleições do ano que vem. Mas quando insistimos em outra resposta, ele volta a falar em quatro nomes: Kamilla Mendes (esposa), Luis Geraldo (PRB), Aquilles Barreto e Jefferson Vidal. Analisando, a estratégia é simples: coloca os quatro para brigarem por destaque nas pesquisas, e quem pontuar melhor, tende a levar o apoio dele. Entretanto, MM pede para salientar que sua última esperança (da candidatura própria), ainda não morreu.

 

 

 


PERDEU OUTRO

O detalhe nessa nota acima sobre o Solidariedade cabofriense é que o partido estava no raio de interesse do pré-candidato a prefeito, Jefferson Vidal (PSC). O vereador já perdeu, na trama, o seu próprio partido para Dr. Serginho (PSL), agora, com a confirmação de Rui no comando do SD, “Jefferson ligeirinho” foi passado novamente para trás. Papou mosca outra vez na mesma semana. Que fase, hein?!

 

 

 

 

TURISMO COLORIDO

Uma reunião para acertar os últimos detalhes da 10ª Parada do Orgulho LGBT de Arraial do Cabo, aconteceu hoje, entre o prefeito Renatinho Vianna (PRB) e o presidente do Grupo Arraial Free, Théo Silveira. O militante fez uma declaração pertinente, afinal, o público LGBTQI+ é importante agregador turístico: "Prefeito que entende o que é governar para “todxs” de forma laica. Você não precisa ser LGBTQI+ para lutar contra homofobia. Faremos uma festa linda que vai entrar para História", prometeu ele. Será a primeira vez que o evento recebe apoio de um grande show (Preta Gil) para potencializar a vocação da cidade. A programação acontece entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, na orla da Praia Grande.

 

 

 

NOVO LÍDER

Uma reunião na tarde de hoje bateu o martelo e definiu o vereador Willian Luz (PT) como novo líder de governo na Câmara de Arraial do Cabo. Ele assume o lugar de Luciano Tequinho (PPS), que entregou a liderança recentemente e assumiu a vice-presidência da Câmara. Willian tem trabalhado com afinco no legislativo cabista. Assumiu a presidência de uma CPI nada fácil, a da Prolagos. Ontem, ele também participou da audiência pública da CPI da Alerj que investiga Enel e Light, realizada na Câmara de Cabo Frio sobre a CPI da Enel. O esforço do parlamentar fez com que ele se destacasse a ponto de conquistar mais um espaço importante na curta carreira.

 

 

 

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes (DEM), recebeu hoje, em seu gabinete, representantes do INSS. Na ocasião, assinou acordo de cooperação técnica para a implantação de um posto avançado no balneário, o que deve acontecer ainda esse ano. Atualmente, o morador de Búzios que precisa tratar algo com o Instituto, tem que se deslocar até Cabo Frio. No acordo ficou definido que o INSS será responsável pelo treinamento dos funcionários e implantação do sistema. A Prefeitura vai arcar com o espaço, mobiliário e pagamento dos funcionários.

 

 

 

SIGLA GARANTIDA

De olho nas eleições do ano que vem, a vereadora buziana e pré-candidata a prefeita, Gladys Nunes está de malas prontas para o PSC, partido do governador Wilson Witzel. Duas semanas atrás, ela esteve em reunião discreta e a portas fechadas com o presidente nacional do partido, Pastor Everaldo, no Rio. Lá ficou acertado que o partido seria entregue a ela para que tenha sigla garantida para disputa 2020, visto que há uma ameaça em cima do PROS. Uma coisa é certa: assim que abrir a janela partidária, Gladys muda para PSC. O marido dela, Evandro Oliveira, já assumiu como atual presidente do partido em Búzios, em executiva recém constituída.

 

 

 

 

DEMANDA DE BAIRRO

O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) recebeu hoje, em seu gabinete, o presidente e o vice-presidente da Associação de Moradores do bairro São João, Marcos Antônio Louven e Francisco Carlos Batista, respectivamente. Aliás, Chumbinho tem feito isso com regularidade, conversando com as lideranças dos bairros. Na oportunidade, foram discutidas melhorias e demandas de pavimentação, sinalização e segurança, entre outras. Os secretários de Governo, Eron Bezerra, e de Fazenda, Ronny Cardoso, além do subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, também participaram do encontro.

 

 

 

PROPOSIÇÕES E CPI

A Câmara Macaé aprovou hoje, um requerimento solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação de uma UBS no Novo Horizonte. Segundo o autor, Val Barbeiro (PHS), é grande a necessidade da população local. O líder da oposição, Maxwell Vaz (SD) disse que a proposição de Val será acrescentada ao Projeto de Resolução do Legislativo, ainda a ser votado, que propõe a instauração de uma CPI para apurar problemas em todas as unidades de saúde da cidade. O projeto foi entregue oficialmente à Mesa Diretora durante a sessão.

 

 

 

ATUALIZAÇÃO DE SALÁRIO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), sancionou ontem a a Lei que atualiza o salário dos professores em relação ao do piso nacional. O ato, que atende a uma antiga reivindicação dos professores, aconteceu no Centro Municipal de Educação Padre Manuel. "Acredito que oferecer infraestrutura e desenvolver políticas de valorização dos professores é o investimento mais efetivo na construção de uma verdadeira educação de qualidade", declarou.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias