BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (5)

André Granado permanece no cargo até julgamento; Prefeito de Arraial do Cabo começa a enxugar cargos e salários; Boulevard Bohemio é case de sucesso em Cabo Frio; Aposentados reclamam de atraso salarial; Lançamento de diretório municipal à vista; Prefeito comemora sucesso da Flig em Iguaba; Contas de São Pedro da Aldeia aprovadas no TCE; Salário baixo oferecido em concurso de Araruama... E muito mais!


DIA DO FICO

Agora parece que é definitivo. Mas quem tem coragem de fazer afirmativas sobre Búzios? Fato é que a expectativa do grupo de André Granado (MDB) é que ele ficará até o final do mandato no cargo de prefeito de Armação dos Búzios, ao qual retornou ainda hoje. A decisão Tribunal de Justiça - sétima liminar conseguida por André para retomar a cadeira de prefeito garante seu retorno à prefeitura, mesmo com processo pendente de julgamento. A decisão saiu pouco antes das 16h e nela o desembargador Pedro Saraiva, da 10ª Câmara Cível, determina que o prefeito retome o cargo, onde poderá ficar até que o processo por improbidade administrativa seja transitado em julgado. O documento reverte a decisão de 25 dias atrás, que o afastava do cargo. Por outras três vezes, mesmo com a decisão em instância superior, o juiz da 1ª Vara de Búzios, Raphael Baddini não teria cumprido. Ele está de férias e quem vai cumprir a determinação é o juiz da 2ª Vara, Gustavo Fávaro. Ao final da decisão, o cumpra-se não deixa margem de dúvida que a volta ao cargo de chefe do executivo buziano deve ser imediata. Pouco antes das 19h, Fávaro ordenou que um oficial de justiça intimasse André a assumir o cargo para o qual foi eleito.

 

 

 

COINCIDÊNCIA

Muito otimista, o grupo político de André Granado espera que ele consiga permanecer no cargo até o final do mandato. Embora ninguém mais, com exceção deles, tenha o mesmo otimismo, afinal, não é para menos. Mas o detalhe importante é que quem hoje está na vara responsável por despachar a decisão a favor de André foi o juiz da vara vizinha, Gustavo Fávaro, o mesmo que já havia afastado Henrique Gomes das funções públicas lá atrás, em 2015. Coincidentemente, a liminar sai justamente nas férias de Raphael Baddini. Então, muito provavelmente será Fávaro o juiz que irá julgar esse processo de HG, que voltou à 1ª instância. Portanto, reside aí, seguramente, tamanho otimismo de André. Será que agora vai?

 

 

 

CORTANDO GASTOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), começa essa semana o enxugamento da máquina. Na cidade não se fala de outra coisa. Muitas demissões estão à vista, centenas delas, mas Renatinho ainda não falou o número exato. Ainda sobre os cortes, uma coisa já é certa: redução de 20% no salário dos comissionados. Tanto a diminuição de pessoal quanto salarial é para adequar o município à Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda segundo o prefeito, a redução de salário será pelos próximos três meses, período de baixa arrecadação nos municípios da Região dos Lagos.

 

 

 

BARQUEIROS RECLAMAM

No fim de semana eles paralisaram os serviços. E hoje eles foram até o prefeito Renatinho Vianna (PRB), para cobrar o cumprimento da proibição dos atravessadores que permanecem vendendo passeios de barco nas ruas de Arraial do Cabo, apesar da proibição. Renatinho conversou com representantes das Associações de Barqueiros para ouvir as reivindicações. Amanhã terá reunião junto com o Ministério Público para sugerir a revisão das penalidades acerca dessa infração, previstas no Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2017.

 

 

 

 

DEU CERTO

O frio e a ventania da última sexta-feira (2) em Cabo Frio, não apagou em nada o sucesso do primeiro Boulevard Bohemio, que rolou em Cabo Frio. Boa movimentação e gente consumindo em vários bares ao longo da Avenida Boulevard Canal. Teve estabelecimento que viu seu estoque de cerveja acabar numa noite só. Outros estavam rindo "de orelha a orelha" ao verem seu faturamento de uma noite ser praticamente a folha do mês dos funcionários. Um case que deu certo, em boa parte, pela articulação do coordenador de Eventos da Prefeitura, Clóvis Barbosa. A ideia da coordenação de Eventos é fazer o mesmo em outros pontos da cidade, como o Peró (festival de mariscos), Palmeiras (festival de frutos do mar), Passagem e tantos outros com mesmo potencial. Embora a prefeitura tenha investido somente em palco e Guarda Municipal, esse pouco apoio, foi de extrema valia. Oportuna parceria público-privada. 

 

 

 

SALÁRIO ATRASADO

O que ainda não deu certo foi o calendário de pagamentos dos servidores cabo-frienses, que está sendo feito de forma escalonada nos últimos dois meses. O trabalhador tá levando, em alguns casos, mês e meio para ver a cor do dinheiro. Agosto já chegou e a previsão de término do pagamento da folha é 21. Os aposentados, que deveriam ser prioridade antes mesmo do início do mês, ainda não receberam. Inclusive vão fazer um ato na Praça Porto Rocha, na quarta-feira (7), às 9h, e já solicitaram audiência específica com o prefeito para tratar do assunto. Na semana que vem, dia 13, vão acompanhar demais sindicatos da cidade na "Marcha em defesa da educação e Contra a Destruição da Aposentadoria".

 

 

 

NOVA COORDENADORA

Como antecipado pela coluna, Ilana Bento assumiu a coordenadoria-geral da Pessoa Idosa (Cogepi) e a Casa do Idoso em Cabo Frio. Disse que o desafio é grande, mas que vai cumprir a missão dada pelo prefeito Dr. Adriano. "Possivelmente um dos maiores desafios da minha vida, mas confio em Deus e sei que ele vai me orientar", disse ela, que fez questão de destacar o apoio da equipe que integra, representada na foto pela secretária de Assistência Social, Marta Maria da Silva Bastos, e pelo superintendente da Cogepi, Felipe Borges.

 

 

 

CONSELHO DO CONSUMIDOR

Instituído recentemente pelo prefeito Dr Adriano (Rede), o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor elegeu a coordenadora-geral do Procon Cabo Frio, Mônica Bonioli, e advogado do órgão, Rodrigo Sodré, como presidente e vice, respectivamente. A eleição foi unânime em assembleia realizada na última quinta (1º). Na prática, o Conselho aumenta o poder do Procon local na fiscalização de abusos cometidos por empresas. 

 

 

 


LANÇANDO DIRETÓRIO

O deputado estadual Dr Serginho (PSL), pré-candidato às eleições de Cabo Frio ano que vem, está correndo na frente e lança o diretório do partido na semana que vem, dia 16 de agosto. Será às 19h, na Associação Atlética Cabofriense, com presença das bancadas estadual e federal do PSL.

 

 

 

 

 

SUCESSO DA FLIG

Nem o frio tampouco a chuva, afastaram os iguabenses da Flig, a Feira Literária de Iguaba, que aconteceu no sábado (3), na Praça da Estação, com o tema importante "Entre o Era uma vez... e os Direitos Humanos...". Figuras importantes como o professor Thiago Santos, agredido dentro de sala de aula no ano passado em Rio das Ostras, e o ator Jonathan Haagensen - que aparece ao lado do prefeito Vantoil Martins (PPS) na foto, do Grupo Nós do Morro e Melanina Carioca, estiveram no evento. 

 

 

 

CONTAS APROVADAS

O TCE deu parecer favorável às contas do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), do ano de 2017. Ainda não há previsão de quando o documento será encaminhado para a Câmara Municipal, onde a aprovação também é certa. Chumbinho está rindo à toa.

 

 

 


LAGOA TURISHOW

O secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra, participou no fim de semana da Feira de Negócios Lagoa Turishow, em Araruama. Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, ele fez parte da mesa de discussão sobre a Lagoa de Araruama. A iniciativa contou, ainda, com a presença de representantes do legislativo araruamense, além do superintendente do Instituto Estadual do Ambiente, Valdemir Dias, e do ex-prefeito da cidade, André Mônica. "Agradeço a oportunidade deste encontro. Devemos pensar na nossa região como um todo, não apenas cada município. Nesse momento em que discutimos ações ambientais e de turismo, precisamos nos conscientizar e perceber que cada cidade precisa fazer sua parte para que possamos avançar. Grande iniciativa", disse.

 

 

 

E O SALÁRIO Ó...

O presidente do CREA-RJ, Luís Antônio Cosenza, se manifestou por meio de ofício encaminhado à prefeita Lívia de Chiquinho (PDT), contra o valor do salário a ser oferecido ao profissional de Engenharia conforme previsto no edital do Concurso Público de Araruama, que será realizado pela prefeitura no final de setembro. "Tomamos conhecimento do Edital de Concurso nº 01/2019 e constatamos que os vencimentos oferecidos ao cargo de Engenharia, é de R$ 998,00, o que está demasiadamente em desacordo com a Lei 4950-A/66, que fixa o salário mínimo para os profissionais diplomados em engenharia, em R$ 5.998,00 para 6 horas". Ele ainda descreve que é impossível admitir que um órgão público ofereça o mesmo salário para motoristas, auxiliares, coveiros e engenheiros. "Isso ultrapassa qualquer bom senso", diz Cosenza.

 

 

 

CÂMARA VOLTA EM MACAÉ

Fora da plenária da Câmara Municipal desde o dia 3 de julho, os vereadores de Macaé retornam à Casa amanhã, a partir das 10h, para retomar as sessões ordinárias, discussões e votações de matéria importantes para a cidade. Mesmo em recesso parlamentar no mês de julho, os vereadores aprovaram mudanças no programa Bolsa Atleta, além de participarem de audiência pública que discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, com uma arrecadação de novo acima dos 2 bilhões de reais, apostando em uma recuperação econômica da indústria do petróleo.

 

 

 

LÁ, COMO CÁ

Paraty, costa verde do estado, elegeu ontem novo prefeito em pleito suplementar. Luciano Vidal (MDB) ganhou com 44,29% dos votos. A eleição foi convocada pelo TRE após a cassação dos mandatos do prefeito Casé Miranda (PT) e do vice Luciano Vidal, por abuso de poder político durante campanha eleitoral de 2016. Na condenação, apenas Casé teve os direitos políticos cassados. Não houve impedimento para que o vice, Luciano Vidal, pudesse concorrer - e ganhar - na eleição suplementar. O mandato da chapa vencedora vai até 31 de dezembro de 2020. Lá, como aqui. Mas do lado de cá, ex-prefeitos cassados e inelegíveis insistem em afirmar que são pré-candidatos, para bagunçar o cenário político e causar instabilidade. Que o povo tenha sabedoria para não deixar acontecer.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias