A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session70bec45eb488e8d082773fb08973a69e2e87704a): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Puff Sleeves 2020 | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Puff Sleeves 2020

"As peças com mangas bufantes sempre têm sua modelagem com tecido abundante nos braços, principalmente na parte de cima, e viraram febre desde o último verão de 2018 no hemisfério-norte"


Neste domingo vamos falar de mangas bufantes, conhecidas como puff sleeves lá fora.

Veio como tendência master em 2018, já temos evidências de que ela vai ganhar ainda mais força aqui no Brasil em 2020...pois algumas marcas aos poucos, este ano, foram introduzindo este romântico elemento em algumas coleções.

 

O nome já é auto-explicativo. As peças com mangas bufantes sempre têm sua modelagem com tecido abundante nos braços, principalmente na parte de cima, e viraram febre desde o último verão de 2018 no hemisfério-norte.

 

 

As mangas chamativas fazem referência ao estilo anos 80, mas retornaram em 2017/18 com uma releitura que traz um "quê" de modernidade aos modelos, deixando a manga bufante muito mais descolada do que era antigamente. Se antes as mangas eram absurdamente exageradas, agora elas trazem o romantismo necessário em modelagens ligeiramente mais discretas e comprimentos cropped, perfeito para combinar com um jeans bem descolado ou uma saia longa extremamente bohô.

 

 

Como a manga bufante surgiu

"Senta que lá vem a história"

Sabemos claramente que tudo na moda atual é adaptação de algo que já foi usado e, no caso da manga bufante, mesmo a moda dos anos 1980 já era em referência a algo que se usava em um tempo muito mais antigo. Nos séculos XVI e XVII existiu uma versão muito mais exuberante desse shape de manga, muitas vezes  até com armações e barbatanas, havendo um “retorno” desse mesmo estilo já adaptado tanto no começo quanto no final do século XIX.

A História da moda é algo fascinante (dica muito legal pra quem curte moda é que ler algum livro sobre, mas se é pra falar sobre como as mangas bufantes ressurgiram e reconquistaram o coração do mulheril em um tempo dominado pelos Millennials, é preciso olhar alguns desfiles recentes. É difícil apontar  um só estilista ou trendsetter específico, mas alguns conseguem estabelecer um marco, como é o caso de Christian Siriano e a vegana Stella McCartney.

A partir de alguns desfiles desde 2017 houve uma pulverização massiva das mangas bufantes em coleções de inúmeras marcas e e-commerces mundo afora, espalhando a febre e elevando-a ao plano dos cliques de street style. Claro, já que garotas antenadas pegam rápido esse tipo de detalhe e em um instante o incorporam em looks que vão direto para o Insta.

Já deu pra sentir como elas trazem a tendência a um status cool, né? O look não fica datado por estar equilibrado com peças contemporâneas e menos delicadas que a própria peça com manga bufante.

 

As Marcas Modernas


A Orseund Iris foi uma das primeiras marcas a (re)popularizar as mangas bufantes com o Secret Top, um modelo maravilhoso que lembra muito as Gigot Sleeves do século XVI e foi copiado por varias marcas de fast fashion e de luxo).

Agora que vocês já estao por dentro da evolução dessas mangas babadeiras, é hora de ver um pouco mais sobre como usar a tendência e/ou adaptá-la ao seu estilo.

Quem pode usar manga bufante

Sinceramente, sou da opinião de que a gente deve usar o que gosta, independente de conceitos e restrições impostas por algum guia ou guru, com sabedoria e senso, se você se preocupa com proporções e o que valoriza seu tipo de corpo segundo algumas regras básicas, aí vão as dicas:

As mangas bufantes trazem o foco de volume concentrado na porção superior do corpo, portanto seria ideal para pessoas que têm essa área mais estreita do que a porção inferior e precisam equilibrar as proporções. Ou seja, corpo do tipo pêra é perfeito para abusar de mangas bufantes, que vão ajudar a equilibrar o volume do quadril trazendo o foco para os ombros.

Pessoas com o tipo de corpo ampulheta também podem usar sem medo, desde que sigam a regra eterna de sempre marcar a cintura, para que as proporções de quadril e ombro fiquem evidentes sem esconder a parte mais estreita do corpo, que defini o formato “violão”.

Teoricamente, quem deveria evitar as mangas muito exageradas são as pessoas com corpo em formato triângulo invertido, isso porque elas já carregam bastante volume na porção superior do corpo (ombros e peito mais largos que quadril) e adicionar mais volume nessa região enfatizaria ainda mais o quadril estreito.

Mas tem aquele detalhe: se você ama a tendência, acha que fica legal em você e se sente bem e feliz, por que não? Use e abuse!O que você pode fazer é tentar no mínimo  equilibrar as proporções escolhendo uma peça com volume moderado nas mangas e não usar um shape absolutamente sequinho na parte de baixo.

Como usar manga bufante

Saindo do tema formatos de corpo, é hora de pensar nas formas de usar manga bufante. Tem inúmeras combinações que vão do estilo girlie ao mais descolado e é hora de saber qual deles é sua cara. 

De forma geral, a receita para looks legais com manga bufante é sempre equilibrar a produção evitando peças volumosas na parte de baixo. Nenhuma peça tem babados nem nada que gere volume extra no quadril, o que ajuda a equilibrar o look e evitar que fique muita informação.

Saias lápis, calças e shorts sequinhos são sempre opções certeiras para combinar com mangas mais volumosas, podem apostar!

Vestidos e manga bufante 

Para quem é super feminina e curte até looks com uma carinha retrô, abusar das mangas bufantes em vestidos é o suprassumo. Os modelos variam dos curtos aos maxi.

Fica super charmoso e se adequa a inúmeras ocasiões, além de ser naturalmente elegante e precisar de poucos complementos. Sapatos e sandálias de salto alto ficam perfeitos com vestidos de todos os comprimentos, assim como as rasteirinhas. Já para os vestidos curtos, tem um mix que as mais ousadas amam: manga bufante + chunky sneaker(aquele tênis com solado pesadão que está bombando pelas ruas)

Jeans + manga bufante

Sabe aquilo que estávamos falando sobre o look não ficar datado? Esse é o combo perfeito para driblar esse risco e conseguir o look mais moderno possível. Quanto mais podrinho o jeans, mais descolado o look vai ficar, e isso vale para saias, calças e shorts.

Além disso, um jeans bem sequinho e reto é perfeito para quem quer disfarçar o quadril e jogar a atenção para os ombros. Fica ótimo com rasteirinhas, sapatilhas, sandálias de tiras finas, botas e até tênis. Aproveitem para completar a produção com bolsas de palha, que prometem vir ainda nesse verão 2020.

As possibilidades são infinitas e as “regras” são simples, então agora é só descobrir se você prefere um look moderno ou um mais romântico e adaptar a tendência ao seu estilo. Sempre que houver dúvida, opte por uma parte de baixo discreta (caso sua peça não seja um vestido) e não tem erro. E lembre-se sempre: se você gosta, use!

Quero muito saber quem ama e quem não curte esse tipo de manga, me contem aí nos comentários! Eu já estou colecionando blusas com mangas bufantes pra ficar bem "menininha".

 

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Opinião Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias