FEMINICES / JULIANA MONTEIRO - Troque a ansiedade por exercícios!

"Malhar é uma arma poderosa! Vamos combinar que quando espantamos a preguiça, em 10 minutos de uma corridinha de leve ou um passeio de bicicleta já sentimos nosso corpo agradecendo. Por isso a atividade física pode combater a depressão, amenizar a ansiedade, aumentar a libido e até melhorar a autoestima"


Uma combinação de pensamentos pode nos levar ao medo, insegurança, apreensão e preocupação. Esse tipo de reação é conhecido como ansiedade, um dos transtornos mentais que o Brasil já bate recorde. Segundo Paulo Amarante, coordenador da LAPS da Fiocruz, “a palavra transtorno representa uma anormalidade, e significa que seu corpo, no caso a mente, não está funcionando corretamente. Assim eles afetam os pensamentos, sensações, sentimentos, percepções e o modo como nos relacionamos com os outros e com o mundo.”  

Saúde não se confunde com o acesso a hospitais, remédios ou tratamentos. Saúde está totalmente ligada a qualidade de vida. Vários fatores podem influenciar e qualquer pessoa pode estar sujeita a ter algum tipo de desordem. Por isso, a busca pela qualidade de vida no nosso dia a dia deve começar pelas coisas mais simples, como uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada e saudável e a pratica de atividades físicas. Você já deve ter ouvido este tipo de conselho em algum lugar, mas sabe o que acontece com nosso corpo quando nos exercitamos?

É comum associar a pratica de exercícios físicos a calorias, queima de gordura e um corpo esbelto, mas a verdade é que acontece algo mágico quando nosso corpo está em movimento. Ele é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, e esses são apenas alguns exemplos. Se procurarmos tudo o que realmente acontece, podemos escrever um livro. Portanto, separei alguns tópicos para entendermos o que nosso corpo é capaz de produzir quando nos movimentamos.

O hormônio do stress, conhecido como cortisol, é capaz de se transformar em glicose quando estamos em movimento para dar energia ao nosso corpo. Como precisamos de muita glicose para a pratica de exercícios, ele acaba transformando gordura e açúcar em energia através da glicagina. A atividade física também aumenta a produção do hormônio do crescimento ajudando a recuperação de células, músculos e tecidos. Já a insulina, hormônio que regula o nível de açúcar no sangue, entra em ação levando a glicose estocada no fígado para onde é necessário. Se procuramos por saúde, é essencial colocar os exercícios como um hábito em nossas vidas.

E para melhorar, que tal trocar o cigarro por exercícios? Segundo uma pesquisa realizada pela revista médica britânica Nicotine & Tobacco Research, quem fez atividades físicas pelo menos 2 horas por semana teve maior facilidade em largar o tabaco, que pessoas sedentárias. O exercício libera substâncias associadas ao prazer e esse efeito no cérebro diminui a ansiedade, reduzindo assim a vontade de colocar um cigarro na boca.

Malhar é uma arma poderosa! Vamos combinar que quando espantamos a preguiça, em 10 minutos de uma corridinha de leve ou um passeio de bicicleta já sentimos nosso corpo agradecendo. Por isso a atividade física pode combater a depressão, amenizar a ansiedade, aumentar a libido e até melhorar a autoestima. Agora é com você! Se não curte muito espaços de academia, existem diversas atividades deliciosas para serem feitas além. Um alongamento, uma caminhada, uma volta de bike e até a dança são capazes de promover todos esses benefícios! Bom final de semana! 

 

*Juliana Monteiro atua na área da moda desde 2001, com especializações em designer de moda na Universidade Bandeirantes e no ramo gastronômico com ênfase na preservação do meio ambiente. Empreendeu criando sua própria marca de moda praia e sapatilhas e agora compartilha seu olhar experiente e profissional na coluna Feminices. / Contatos: *(22) 98151-7330; *e-mail: feminices.borboletas@gmail.com; *insta: @feminices.borboletas

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias