BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

Liberado Rodeio de Araruama? Adriano em evento das mulheres negras em Cabo Frio; Renatinho salva tartarugas em Arraial; Transparência em queda em SPA? Choque na saúde e de Iguaba; Canal do Bernardo e muito mais...


EM CIMA DO LAÇO

Depois de três semanas de imbróglios envolvendo justiça, MP e até protesto de artistas e defensores da causa animal, a prefeitura de Araruama conseguiu finalmente a liberação do Rodeio de Barretos hoje, pouco antes das 18h, bem em cima do laço (como se diz na linguagem dos peões). Quem esperava que a prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) fosse cair do cavalo, acabou levando um coice. O Tribunal Regional Federal 2 deu provimento ao recurso da Procuradoria, suspendendo a liminar que tinha sido impetrada pelo presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, que foi despachada na véspera do evento. Foi um verdadeiro galope contra o tempo. Com isso, festa está garantida com muito sertanejo universitário e forró. Para tristeza dos defensores da causa animal e daqueles que fazem oposição ao casal mais polêmico da cena política da Região dos Lagos. Até aqui, venceu Lívia e o seu boy magia, Chiquinho da Educação. Logo, leia-se: camarote da prefeita - só para os convidados especiais -, estaria garantido.  

 

 

 

SEGUUUUURA PEÃO

E quando tudo parecia que já estava acertado (inclusive a nota acima), eis que a juíza de Araruama, Alessandra Araújo, determinou novamente suspender a etapa classificatória do "Rodeio de Barretos”, logo após a prefeitura conseguir liberar através do TRF2. Três oficiais de justiça se dirigiram ao evento com a polícia para garantir que a decisão da Dra. Alessandra fosse cumprida, conforme revela foto do Araruama em Foco. Segundo informações dos movimentos contrários ao rodeio, os organizadores, bem como a prefeitura não teriam cumpridos as exigências previstas nos autos. Será que a prefeita vai encarar e fazer assim mesmo? A aposta é que a o evento ocorra mesmo com mais esse novo empecilho. Até aqui (20h), tudo pode acontecer, inclusive nada!

 

 

 

 

PRÊMIO LUIZA MAHIN I

Quinta-feira (25) aconteceu em Cabo Frio, a 1ª edição do Prêmio Luiza Mahin, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A cerimônia foi no Charitas, que estava com mais melanina do que nunca. Organizado pela coordenadora Geral de Promoção da Igualdade Racial, Raphaela Fallove, que teve a habilidade de reunir e homenagear algumas das maiores lideranças no enfrentamento ao racismo na Região dos Lagos. Apesar de bem jovem (21 anos), a remanescente quilombola conquistou o coração e a confiança do prefeito, além dos militantes mais antigos na causa. Deu show!

 

 

 

 

PRÊMIO LUIZA MAHIN II

O prefeito Adriano, em seu discurso, estava visivelmente emocionado em ver museu lotado pela negritude. E foi no acolhimento do movimento negro que se sentiu fortalecido para revelar a pressão que sofreu para não nomear Rapha como responsável pela pasta, mas disse que a recusa em ceder, trouxe resultados que o alegravam naquele momento. Destaque ainda para a fala de Dra. Margareth Ferreira (referência na luta), que lembrou a importância da “união do povo preto na luta”. O secretário de Cultura, Milton Alencar Jr, que enfrenta rejeição à sua nomeação recente por parte de um grupo de artistas, ontem, experimentou o carinho dos presentes e devolveu o apoio em palavras: “Faz muito tempo que eu não vejo essa casa bonita como vemos hoje”, disse ele, sendo foi aplaudido na sequência. Foi uma festa lindíssima e emocionante, que vai ficar na memória de todos.       

 

  

NO BREU

Tem um ditado que diz: não reclama da vida que ela sempre pode piorar. Pois prefeitura de Cabo Frio está sem luz em 10 prédios. A Enel informou que a decisão do corte foi tomada após várias tentativas de negociação do débito. A Prefeitura informou "que começou a pagar parte da dívida na quinta-feira (26). O débito das contas regulares e de parcelamento é de cerca R$10 milhões, e que foi feito um acordo, mas a retração de receitas não permitiu que o compromisso fosse totalmente honrado". Vale destacar que a sede mantém a energia, bem como setores furdamentais como hospitais e escolas. 

 

 

 

 

ALTA PRODUTIVIDADE

Em seis meses a legislatura do biênio 2019/2020 de Cabo Frio atingiu destaque de produtividade nos trabalhos comparada aos últimos 10 anos. A informação é da assessoria de imprensa do parlamento. Segundo a nota, foram apresentados em plenário, neste primeiro semestre, 376 Indicações; 195 Requerimentos; 183 Projetos de Lei; e 18 Projetos de Resolução – aqueles que regulam matérias de competência exclusiva da Câmara com efeito interno, isto é, sobre o funcionamento do próprio Legislativo. Entre estes, destaca-se o projeto de resolução pelo qual foi aprovada a instalação da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, 65 Leis foram sancionadas pelo executivo Municipal. “Esse recorde de produtividade é uma vitória não é só do presidente desta Casa Legislativa, essa vitória é dos presidentes das comissões, da Mesa Diretora, dos funcionários e do conjunto dos 17 vereadores que compõem a Casa,” enalteceu Luis Geraldo, presidente da Câmara. Confira aqui as principais propostas apresentadas e aprovadas no período: 

 

 

 

 

SALVANDO TARTARUGAS

 Hoje cedo o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna resgatou duas tartarugas marinhas que agonizavam presas em fios de náilon nas areias da Praia do Pontal. Renatinho registrou o caso em vídeos, se dizendo feliz pelo sucesso do resgate e triste em ter presenciado a cena dos animais prestes a morrer por conta de materiais descartados de forma inadequada.  O salvamento foi feito por volta das 6h, durante a caminhada que ele costuma fazer todas as manhãs.  Arrumaram cacos de vidros e uma faca para romper as linhas que estavam presas no pescoço e nas nadadeiras das tartarugas, e os animais foram devolvidos ao mar após cerca de 20 minutos de um trabalho cuidadoso. "Fazer isso, não tem preço! Mas é importante que a população faça sua parte e não jogue lixo nas praias, encostas e ruas. Fica também o alerta para que pescadores fiquem atentos ao descarte de linhas e outros materiais", declarou o prefeito cabista.      

 

 

 

 

SEMANA TENSA

A próxima semana em Búzios promete capítulos eletrizantes. Está previsto para acontecer na terça-feira (30), um julgamento que envolve o prefeito interino, Henrique Gomes (DEM). Ele é réu em crime de formação de quadrilha e falsidade ideológica praticada por funcionário público, numa ação que corre no Tribunal de Justiça, um processo de 2015, que na época, Dr. André Granado teria ajudado a “contornar” (assim dizem os comentaristas políticos da cidade). O julgamento é de segunda instância. Há quem aposte que se HG perder, pode ir preso. A maioria duvida dessa possibilidade (afinal, só Lula foi preso em segunda instância neste país, e mesmo assim, pelo Moro, que hoje vemos aí envolvido em graves denúncias por ação parcial e persecutória). O interesse real é que Henrique pode tomar uma condenação que o afaste do cargo e assim, gere outro momento na novela política buziana. Por isso, os próximos dias serão estressantes para ambos os lados dessa disputa.

 

 

ENQUANTO ISSO

Se segurando como pode, o prefeito interino, Henrique Gomes (DEM) tenta conduzir a cidade com normalidade. Na noite de quinta (25) anunciou via facebook, que estava adiantando o pagamento dos servidores: “Caros amigos e amigas, só agora pude entrar aqui pra informar que todo o funcionalismo público recebeu integralmente seu salário hoje. Retornar a pagar o servidor corretamente é possível devido a uma gestão orientada para os princípios da economicidade e transparência: princípios que prezo em minha vida pública. Valorizar e respeitar o servidor é fundamental, disse ele na postagem.

           

 

 

 

TRANSPARÊNCIA EM QUEDA?

Uma denúncia informou que a prefeitura de São Pedro da Aldeia, que em 2017 foi nota 10 em transparência, despencou no ranking para 4,76. Como poderia? Entramos em contato, e a Controladoria do município esclareceu que não se trata de queda, mas em mudanças nos critérios de avaliação do próprio Ministério da Transparência. Com as mudanças, a análise passa por dois novos indexadores com a nota máxima de 5. São eles a transparência ativa, que São Pedro pontuou 4,76 (como mostra o portal) e a transparência passiva, que a nota foi zero. Mas segundo a prefeitura, a nota saiu zerada por um problema de provedor do site. Governo entrou com recurso, mas não foi aceito. Logo, outras mudanças no portal precisaram ser feitas. Entretanto, a Controladoria esclarece que o dado relevante está na transparência ativa, que é onde estão as licitações, folha de pagamento e despesas da prefeitura, e nesse quesito, São Pedro quase tirou a nota máxima, mantendo o nível. O problema é na transparência passiva, que segundo as normas, deve garantir ao cidadão que ele solicite qualquer documentação on-line, sem precisar ir à prefeitura. Mas há esforço para adequar, segundo informaram.  

 

 

 

CHOQUE NA SAÚDE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins anda ligeiro. Antes das 14h30 de hoje, já tinha feito três reuniões. Uma delas com o secretário de Saúde, Valdecir Jr, e parte da equipe, para apresentação de um real diagnóstico da situação da saúde do município. Vantoil determinou que a determinação é “humanização no atendimento”. Para tal, convocou outra reunião, em pleno sábado, às 8h, para traçar metas para os próximos meses: “nosso objetivo é dar uma resposta em curtíssimo tempo priorizando a humanização da saúde na cidade”.  Vantoil ainda aproveitou o dia para percorrer algumas obras que já estão em andamento. Como o mandato tampão é curto (18 meses), trabalho árduo e planejamento pode realmente ser o diferencial para atender aos anseios da população.      

 

 

 

                                

CHAMA O BERNA

O Deputado Estadual, subtenente Bernardo criou um whatsapp para receber denúncias sobre o descumprimento da lei n° 8426/2019 de autoria dele e dos colegas da ALERJ, Fábio Silva e Luiz Paulo, que trata sobre a apreensão de veículos. Com a sua publicação ficou proibido agentes de trânsito apreenderem veículos levando para depósitos. Essa medida só é permitida em casos de crime ou quando o veículo apresentar riscos reais ao condutor e a terceiros. Mas Berna tem recebido muitas denúncias de que a lei não está sendo cumprida e que os veículos continuam sendo apreendidos. Ele solicitou investigação pelo Ministério Público, Polícia Civil e Federal, além de oficiar o Comandante do BPRV. "Estou disponibilizando um canal de denúncias, peço que façam vídeo pelo celular, com o local e o horário sobre casos de descumprimento da lei, que tomaremos providências", disse ele nas redes sociais. O telefone para contato é o (22) 99914-7605. Agora o bicho vai pegar!

 

 

 

#LEIAOFLU

E mais uma sexta-feira chegando e com ela a nossa coluna Região dos Lagos, no Jornal O Fluminense, destacando os bastidores da política nesta semana que se encerra. Vale sempre dar uma conferida. É só clicar aqui e ver tudo que virou notícia para todo estado.

 

Categorias: Política Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias