BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)

Troca de comando no 25º BPM: quem foi e quem não foi; Ministério Público aguarda prefeito de Cabo Frio e sindicalistas para audiência amanhã; Em Búzios, André Granado continua 'a ver navios'; Renatinho Vianna acompanha operação no Porto do Forno; Cláudio Chumbinho acompanha mutirão; Reunião em Iguaba Grande... E muito mais!


TROCA DE COMANDO

Nesta quarta-feira (24), houve troca de comando do 25º BPM, que responde por sete municípios da Região dos Lagos, de Saquarema a Búzios. Saiu o coronel Dantas e assumiu coronel Ibiapina. Muitos políticos presentes, dentre os quais, prefeito, vereadores, secretários. Foi notada a ausência dos deputados da cidade. Prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (Rede) fez discurso emocionado e ficou até o final da cerimônia. Deixou transparecer que lamentava a troca e revelou o grande carinho que tem pelo comandante Dantas, que segundo bastidores, atuava como verdadeiro parceiro e servindo até como conselheiro do governo na área de segurança pública. O vice Felipe Monteiro também deu uma passada rápida por lá. 

 

 

 

 

TROCA DE COMANDO II

Embora de chefes de executivo, somente Adriano esteve presente, outras autoridades da Região dos Lagos também comparecerem. O destaque vai para o ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação, que representou a esposa, prefeita Lívia Belo (PDT). Aliás, diga-se de passagem, Chiquinho estava elegante de preto com o blazer vinho. Chegou e saiu acompanhado do vereador Zé Antônio Agrijar (PSDB).  Chiquinho esbanjou simpatia e cordialidade. Fez questão de saudar ao novo coronel e ficou até o final da cerimônia, participando desde o início. Com a dupla, estava ainda o ex-vereador, Júlio Marinho, que também esbanjava simpatia. 

 

 

 

TROCA DE COMANDO III

De Arraial do Cabo, o secretário de Governo, Claudio Bastos esteve representando o prefeito Renatinho Vianna (Claudio é policial) e na oportunidade, bateu um papo com promotor André Farias. E além dele, de Arraial, estiveram ainda o secretário de Saúde, Renato Nogueira; e o de administração, Kall Alemão. De Búzios, secretário de Segurança Pública, Geraldo Borges. Já de São Pedro, a secretária de Segurança Pública, Leila Neves e o vereador Ediel Teles (PDT).

 

 

 

RODADA DE NEGOCIAÇÃO

Servidores municipais e o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (Rede), têm encontro marcado amanhã, às 14h, na sede do Ministério Público Estadual, para mais uma rodada de negociação a respeito da fixação do calendário de pagamento e do reajuste salarial, entre outros direitos trabalhistas. A mediação da Promotoria de Tutela Coletiva vai acontecer pouco mais de um mês após o Sindicato dos Servidores de Cabo Frio (Sindicaf) protocolar uma representação pedindo a condenação do prefeito por descumprimento da lei que prevê o pagamento até o quinto dia útil. A representação também foi assinada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde) e pela Associação dos Fiscais Municipais (AFM).

 

 

 

TERMINOU DE PAGAR

E por falar em salário, atrasado, a prefeitura de Cabo Friou fez um comunicado hoje sobre a finalização do pagamento do funcionalismo. Os últimos a receberem - contratados e comissionados da Administração e da Saúde, e servidores da Promoção Social - tiveram seus salários de junho depositados nesta quarta-feira (24).

 

 

 

 

 

TRANSIÇÃO COMEÇOU

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Márcio Mureb, que fica no cargo até o final deste mês, já começou o processo de transição da pasta para o futuro titular, Carlos Ernesto Dornellas, que assume o cargo em 1º de agosto. Mureb, no entanto, permanecerá na área administrativa da secretaria. Carlos Ernesto, que é médico ortopedista, deixa a Superintendência de Defesa Civil Municipal para encarar o novo desafio.

 

 

 

A VER NAVIOS

O dia de ontem terminou e nada mudou. Conforme antecipamos ontem, o prefeito afastado de Búzios, André Granado (MDB), "ficou a ver navios", ganhou, mas não levou (pelo menos por enquanto) por causa de mais uma liminar do juiz de Búzios, Raphael Baddini. O dia terminou e nada mudou. Logo após a decisão, ontem à noite o prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM) divulgou nota no Facebook: "Permaneço como prefeito em exercício, como prevê a prerrogativa do cargo de vice, ao qual também fui democraticamente eleito, toda vez que o prefeito André Granado é afastado da função pela Justiça. Eu, como todos os cidadãos de Búzios, também espero uma decisão definitiva sobre a condução do município. No entanto, me empenho nesta oportunidade de estar à frente do Executivo municipal para dar ênfase a uma gestão baseada nos princípios da economicidade e transparência com a coisa pública. Certo de que estou cumprindo com o meu dever com a população dou continuidade ao trabalho com seriedade e respeito aos servidores e munícipes em geral deixando a cargo da Justiça a decisão final". Enquanto HG sorri de um lado, do outro André e seu grupo não andam nada contentes. Embora André esteja mais enrolado do que novelo de idosa tricoteira, o prefeito afastado acusa o juiz de perseguição.

 

 

 

MATÉRIA NO CONJUR

Por outro lado, uma rápida pesquisa na internet, o juiz Raphael Baddini, que é objeto das queixas de André Granado, já foi pauta de um dos maiores sites que é referência para o meio jurídico de todo país, o Conjur. Na matéria, é informado que o Órgão Especial do TJ-RJ abriu, em maio último, procedimento disciplinar contra Baddini, da 2ª Vara de Armação dos Búzios, acusado de abuso de poder, uso indevido de meios judiciais e ofensa a outro magistrado. Quem quiser conferir a matéria é só clicar aqui.

 

 

 

NO PORTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), acompanhou hoje a chegada do rebocador Ocean Dream, que marca a retomada das operações no Porto do Forno. O navio, que tem 26 metros de comprimento, partiu do Porto do Açu, em São João da Barra. O governo cabista conseguiu retomar as operações no Porto e acredita na geração de pelo menos 300 empregos diretos.

 

 

 

 

 

PRISÃO NO CABO

Três funcionários públicos de Arraial do Cabo foram presos pela polícia civil, preventivamente, hoje de manhã na cidade, acusados de cobrar propina em troca de concessões e renovações de licenças desde 2016. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e na sede da Postura,onde foram apreendidos computadores e documentos. Leo Coutinho, Victor Pimentel e Antônio Cássio do Nascimento vão responder pelos crimes de concussão por 13 vezes, coação do curso de processo por duas vezes e associação criminosa. Por determinação do prefeito Renatinho Viana, os envolvidos foram afastados de seus cargos até que se conclua a apuração administrativa. Renatinho e o secretário de Segurança Pública, Heitor Sodré, reiteram que todas as medidas serão tomadas e que repudiam qualquer comportamento inadequado por parte dos funcionários.

 

 

 

REUNIÃO EM IGUABA

O secretário de Governo de Iguaba Grande, Jales Lins, e o chefe de Gabinete, Fábio de Oliveira, se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) com Mazinho, que é chefe de gabinete do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Na pauta do encontro, o compromisso do parlamentar em ajudar o município nas demandas junto ao governo federal. Também participou do encontro o advogado Thiago Ferreira.

 

 

 

ENCONTRO DE SECRETÁRIOS

Ainda sobre Iguaba Grande, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Antonio Motta, esteve hoje em São Pedro da Aldeia, com Luciano Silva Pinto, titular da mesma pasta no município aldeense, onde ficou acertado o apoio para o 'Grande Abraço a Laguna', em Iguaba, que vai acontecer dia 4 de agosto. Segundo Luciano, a partir de hoje a população de São Pedro será convocada para o ato. Juntos seremos mais fortes e juntos na Preservação, Fiscalização e Conservação de nossa Laguna.

 

 

 

 

MUTIRÃO NO MOSSORÓ

Hoje o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), foi para as ruas do bairro Mossoró acompanhar de perto os trabalhos da secretaria de Serviços Públicos. Foram realizados serviços como patrolamento, capina, varrição e limpeza. Quem normalmente acompanha essas atividades é o secretário de Governo, Eron Bezerra, que hoje estava no Rio, onde participou da Ita Gas & Oil, em Itaboraí. 

 

 

 

GANHOU LIBERDADE

O TJ-RJ concedeu liberdade, com medidas cautelares, ao secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Paulo Fernando Carvalho Gomes, o "Carvalhão". A decisão foi tomada pela 2ª Vara do município nesta terça-feira (23). Ele foi preso em flagrante durante uma operação do Ministério Público, suspeito de envolvimento na morte de três pessoas em 2010.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias