Búzios recebe campanha internacional de erradicação da Hepatite

Projeto vai realizar testes gratuitos da doença na Praça da Ferradura e na Praça do Inef


O Rotary Club de Búzios vai realizar, nos dias 20 e 27 de julho, testes gratuitos de Hepatite C. O projeto Hepatite Zero é uma campanha mundial de erradicação da doença. Os testes gratuitos foram enviados pelo Rotary internacional para que a ação seja realizada em Búzios, os testes vão acontecer na Praça da Ferradura no dia 20 de julho e na Praça do Inef no dia 27 de julho, ambos de 9h às 13h. Em caso de constatação da doença, o enfermo será encaminhado para tratamento.

A campanha prioriza pessoas com mais de 40 anos, portadores do vírus HIV, pessoas sexualmente ativas, com múltiplos parceiros e trabalhadores do sexo, transexuais, pessoas em situação de rua, pessoas que receberam transplante de sangue antes de 1993 e transplantados em qualquer época, pessoas com antecedentes de uso de drogas injetáveis e que fazem compartilhamento de agulhas, pessoas privadas de liberdade, pacientes com diagnóstico de diabetes, pacientes com antecedentes de doença renal, crianças nascidas de mães que vivem com o vírus da hepatite c, pacientes ou profissionais de saúde que frequentam hemodiálise.

Conheça a campanha

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS.

Recentemente a ciência chegou ao consenso de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. O desafio da campanha é diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.

Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.

É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata! Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%.

Categorias: Armação dos Búzios Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias