BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9)

Câmara reprova contas do ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes; Hoje teve mais protesto da Educação, que está em greve no município cabo-friense; Volta do IML; Atraindo empresas em São Pedro da Aldeia; Prefeito de Arraial do Cabo aciona delegado sobre episódio da morte de gatos; Economicidade em Iguaba Grande; André Granado já tem inauguração à vista em Búzios; Rodeio de Araruama continua repercutindo negativamente... E muito mais!


CONTAS DE MARQUINHO

As contas de 2017 da gestão do ex-prefeito Marcos da Rocha Mendes foram reprovadas pelos vereadores de Cabo Frio, na sessão desta terça-feira (9). Por dez votos a sete, os vereadores decidiram manter a reprovação das contas do ex-prefeito, como fez o TCE, e Marquinho está inelegível por oito anos. Para que fossem aprovadas, ele precisava de quórum dois terços (12 votos) dos votos dos vereadores em plenário para se livrar da reprovação e da nova inelegibilidade. Ou seja, o sonho de Marquinho Mendes ao pleito de 2020 foi encerrado nessa noite fatídica de terça-feira.

 

 

 

 

24 HORAS DE ANSIEDADE

Desde ontem havia um entra-e-sai danado na Câmara de Cabo Frio, por conta da votação das contas de Marquinho Mendes (MDB). Até o início da sessão era impossível afirmar qual seria o resultado. Mesmo com a presença de Marquinho na Casa pelos últimos dez dias. O trabalho não foi em vão. 

 

 

 

QUESTÃO DE HONRA

A reprovação das contas mexeu com o brio do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB). Logo após o resultado da votação que o impede de concorrer a prefeito ano que vem, a coluna entrou em contato com ele, que atendeu prontamente. Disse que não se sentiu abalado com o resultado. "Eles podem fazer de tudo para tentarem me derrotar. Podem me derrubar na Câmara, podem me derrubar na justiça, mas agora é questão de honra. Eu vou lançar um candidato meu em 2020 e vou ganhar essa eleição. O povo me quer. Não adianta eles tentarem impedir o desejo do povo. Eu vou vencer essa eleição com outro candidato representando Marquinho Mendes".

 

 

 

 

MAIS PROTESTO

E hoje o clima continuou tenso nas dependências da prefeitura de Cabo Frio. Pelo segundo dia consecutivo os funcionários da Educação - que estão em greve - fizeram protesto por conta do não pagamento de salário até o quinto dia útil, além do não cumprimento de outros acordos salariais negociados com o prefeito Dr Adriano (Rede). Ontem o pessoal do Sepe Lagos foi para as ruas e depois ocupou a secretaria de Educação. Nesta terça-feira (9) foi a vez de ocupar e acampar na prefeitura (foto). Mesmo com a luz desligada e os banheiros trancados. Na quinta-feira (11), a manifestação é em frente à Câmara.

 

 

 

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO

A Prefeitura de Cabo Frio divulgou hoje o cronograma de pagamento dos servidores municipais. A exemplo dos meses anteriores, os salários serão pagos de forma escalonada, conforme a entrada de recursos no município. Já foram pagos na última sexta-feira (5), com recursos do Fundeb, parte dos salários do servidores concursados da Educação. Os aposentados e pensionistas também receberam, assim como os servidores da Comsercaf. Leia a nota da prefeitura na íntegra clicando aqui.

 

 

 

VENCEU NO STF

Uma briga que vinha sendo travada há seis anos pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio (Sindicaf) finalmente chegou ao fim. O STF considerou constitucionais os Planos de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCRs) da Educação de Cabo Frio. O imbróglio vem desde 2013, quando o então prefeito Alair Corrêa (PR) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça. Nesse mesmo ano, o TJ deu ganho de causa ao Sindicaf. Mas Alair, não satisfeito, recorreu ao Supremo para anular a decisão do TJ. Ocorre que o STF desconsiderou os motivos apresentados pelos embargantes (Alair e o PR) e, agora, não há mais como questionar legalmente os PCCRs. "A gente derrotou, de cambulhada, Alair, Walmir e o PR da época, fazendo prevalecer nossa tese de que o PCCR é constitucional", disse o presidente do Sindicaf Olney Vianna.

 

 

 

TURISMO HISTÓRICO

O secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Cotias, recebeu a visita do titular da pasta em Porto Seguro (BA), seu xará, Paulo César Magalhães, nesta segunda-feira (8). O encontro aconteceu no gabinete da pasta, no Terminal de Transatlânticos, e também contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback. O secretário baiano conheceu a funcionalidade dos terminais cabo-frienses, tanto de Transatlântico, como o de Ônibus de Turismo, e quer aplicá-la na cidade histórica. Na agenda, foi discutida também a germinação das cidades, já que Porto Seguro ostenta, em Cabrália, a chegada oficial dos portugueses no ano de 1.500, e Cabo Frio uma feitoria de 1.503. O objetivo é formar uma parceria integrada de gestão de turismo histórico.

 

 

 

COMBATE À VIOLÊNCIA

Hoje foi dia da coluna quinzenal da vereadora de Cabo Frio Alexandra Codeço (PRB), que escreveu artigo com o tema "Poderes municipais e o combate à violência em Cabo Frio". Para a parlamentar, um artifício poderoso para confrontar o crime é a educação. "Prefeito e vereadores de uma cidade não têm poder sobre a polícia, mas ao realizar um bom trabalho – fortalecendo a educação e oferecendo opções de lazer, inclusão social e cidadania para seus jovens – estes políticos estão confrontando a criminalidade de uma forma que nenhuma polícia do mundo pode fazer". Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

 

 


VOLTA DO IML

A articulação dos deputados Dr Serginho (PSL) e Subtenente Bernardo (PROS) vai trazer de volta o Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio, que está sem funcionar há dois anos. Segundo os parlamentares, a transferência do IML para os fundos da delegacia (126ª DP) é o ideal. "Já conseguimos na Alerj repasse de recursos para a polícia civil executar a obra. O processo já está em andamento e há previsão que em até três meses a obra seja concluída e o IML instalado para atender à população", disse Serginho. Bernardo afirmou que é questão de tempo, mas que vai acontecer. "Já está fechado há dois anos e não custa esperar mais três meses. Teremos um IML novo", disse.

 

 

 

ATRAINDO EMPRESAS

O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) anuncia novos empregos dentro em breve. E não é na prefeitura. São Pedro da Aldeia conseguiu atrair dois grandes frigoríficos nacionais, que vão se instalar no polo logístico da cidade, gerando direta e indiretamente centenas de empregos. E tem mais, saindo do papel uma central de abastecimento nos moldes do CEASA da capital, que é a segunda novidade. Um projeto que estava na gaveta e que agora está bem adiantado, com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2020. Com isso, comerciantes da Região dos Lagos não precisarão mais depender do Rio ou da região serrana para comprar os produtos. Embora acanhado em afirmar, a expectativa é que possam ser gerados mais de mil empregos nesses projetos em curso. Cada dia mais São Pedro se consolida como cidade polo logístico de toda Costa do Sol. Aliás, isso parece ser uma obsessão do prefeito. A marca que ele quer deixar no seu governo, é do cara que atraiu empresas gerando postos de trabalho para além dos muros da prefeitura. 

 

 

 

RENATINHO PEDE PROVIDÊNCIA

A morte por envenenamento dos gatinhos do pesqueiro na Praia Grande, em Arraial do Cabo, que causou a maior comoção na cidade e em toda Região dos Lagos no fim de junho, pode ter pelo menos um capítulo positivo nessa história toda. O prefeito Renatinho Vianna (PRB) encaminhou um ofício ao delegado Renato Mariano, titular da 132ª DP, reforçando o pedido de investigação e tomada de medidas cabíveis. Tomara que encontrem logo esse criminoso e deem exemplo de justiça animais.

 

 

 

 

INVESTIGAÇÃO NO CABO

O MP está investigando um esquema de distribuição de cestas básicas, ocorrido em 2018, pela secretaria municipal de Assistência Social de Arraial do Cabo. Parece que a situação é escandalosa. O detalhe é que as denúncias do esquema são justamente do período em que Serginho Carvalho - hoje vice-prefeito cabista - estava a frente da pasta. Para quem não se lembra, Serginho, atualmente inimigo do prefeito Renatinho Vianna (PRB), foi autor de denúncias que culminaram com a Operação Ressurgência, em dezembro do ano passado, que investigava fraudes em licitações na Prefeitura. Os crimes, por sinal, não foram comprovados. Mas é como diz o ditado: “quem com ferro fere, com ferro será ferido?” Agora, o vuco-vuco vem de onde menos se esperava. Quem diria, hein?!

 

 


ECONOMICIDADE TOTAL

Por falar em licitação, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), e seu vice, Alexandre da Farmácia (PSB), acompanharam nesta terça (9) a segunda licitação do novo governo, essa voltada para merenda escolar. Ontem teve a primeira, de iluminação pública, com transmissão ao vivo. E o resultado foi o que o chefe do executivo mais esperava: vão gastar menos do que o previsto. A estimativa era gastar em torno de R$ 1,3 milhão com materiais e equipamentos elétricos. Mas ao final, após disputa das seis empresas participantes, o total a ser pago em 32 itens licitados foi de R$ 572,7 mil. Ou seja, uma economia de 56% aos cofres públicos.

 

 

 

BOMBEIROS DE IGUABA

O vereador de Iguaba Alessandro Grimauth (PV) enviou ofício hoje ao departamento administrativo do Corpo dos Bombeiros cobrando explicações sobre o porquê da nova sede ainda não ter entrado em funcionamento. Segundo o parlamentar, o serviço é fundamental para o município e a população merece entender o motivo da inatividade. "Lutamos tanto por essa conquista e desde a inauguração (27 de junho) o setor ainda se encontra fechado", destacou. Assim que houver respostas do órgão responsável o vereador comunicará os moradores e entrará, se possível, com medidas necessárias.

 

 

 

 

ANDRÉ INAUGURA UBS

O prefeito de Búzios, André Granado (MDB), mal sentou de volta na cadeira e já tem inaugurações à vista. Aliás, uma coisa que ele tem paixão por fazer, principalmente na área da saúde, claro. No sábado (13) ele inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ferradura. A nova construção homenageia o médico Paulo Ackerman.

 

 

 

REASSUMIU SECRETARIA

A prefeitura de Armação de Búzios, cuja cadeira principal foi retomada semana passada pelo prefeito André Granado (MDB), tem um novo nome para a pasta de Meio Ambiente e Pesca. Hamber Carvalho, que já tinha sido secretário durante o governo do próprio André, disse que dará prosseguimento às ações que tinham sido iniciadas anteriormente. De acordo com o secretário as pautas serão revisão do contrato da Prolagos, instalação do Conselho Gestor do Mangue de Pedras, fortalecimento do Conselho Municipal do Meio Ambiente e resgate dos recursos desde conselho, além da reativação da fiscalização participativa por meio da população. O gestor anterior da pasta, Fernando Savino, que havia assumido a secretaria mês passado enquanto Henrique Gomes (DEM) era o prefeito em exercício, ficará com o cargo de subsecretário.

 

 

 

DEU NO ANCELMO

Liderado pelo ativista Randel Silva, o movimento contra a realização do rodeio em Araruama também ganhou destaque na mídia nacional. A nota foi publicada ontem na coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo. Nos últimos dias, várias atrizes também se posicionaram sobre a crueldade e maus tratos gerados aos animais através do rodeio, como vimos divulgando na coluna e no Portal. 

 

 

 

 

 

 

LICITAÇÃO MILIONÁRIA

Problemas de saúde pública e segurança é o que mais se vê em nossa Região. Em Rio das Ostras não é diferente: falta de atendimento nas unidades de saúde, UPA fechada e alunos sem uniforme e faltando material escolar. Contudo, uma licitação de R$ 1,3 milhão para compra de mudas de plantas de ornamentação deixou a população bem contrariada. Com tantas prioridades e problemas na cidade, será que plantas ornamentais realmente são importantes?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias