A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session8946a3d8a249b72309fcc80e862427f5cfdae7ac): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H / ALEXANDRA CODEÇO: Poderes municipais e o combate à violência em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H / ALEXANDRA CODEÇO: Poderes municipais e o combate à violência em Cabo Frio

"A violência, que lamentavelmente cresce a olhos vistos em Cabo Frio, é problema multifatorial. São muitas as causas e também muitas as frentes de batalha para seu enfrentamento"


Quando o assunto é violência pensa-se logo em polícia, que é a linha de frente no combate à criminalidade. E como as polícias civil e militar estão sob comando do Estado, é prática habitual dos poderes municipais se eximirem de culpa nesta área, atribuindo toda a responsabilidade aos governos estaduais. É conduta conveniente, mas enganadora. 

A violência, que lamentavelmente cresce a olhos vistos em Cabo Frio, é problema multifatorial. São muitas as causas e também muitas as frentes de batalha para seu enfrentamento. Com forças de segurança bem equipadas e treinadas se combate o criminoso, dando segurança ao cidadão. Mas está nas mãos dos políticos – e os das esferas municipais têm papel de destaque nisso – contribuir para a formação destes cidadãos. 

Quando em meu trabalho legislativo proponho medidas como a instituição de campanha de enfrentamento ao machismo na rede municipal de ensino, estou atuando no que acredito ser a mais eficiente frente de batalha à violência: a prevenção. Ao solicitar à Prefeitura a doação de um terreno para a implantação de uma sede do SENAI na cidade, estou confrontando o crime com artifício poderoso: a educação. Ao empenhar-me na criação de uma unidade do Sesc no município, quero municiar Cabo Frio com uma das mais fortes armas contra a violência: a cultura. 

Prefeito e vereadores de uma cidade não têm poder sobre a polícia, mas ao realizar um bom trabalho – fortalecendo a educação e oferecendo opções de lazer, inclusão social e cidadania para seus jovens – estes políticos estão confrontando a criminalidade de uma forma que nenhuma polícia do mundo pode fazer. Estão ajudando a formar cidadãos de bem, gente trabalhadora, honesta e ciente de suas responsabilidades coletivas. 

E se estou nesta frente de batalha hoje, é porque parte do povo desta cidade acreditou em minha disposição para esta e outras lutas. Porque violência é problema dos políticos municipais, sim. E aquele que se furtar a enfrentar a questão de frente, não merece seu voto.

 

 

*Alexandra Codeço, vereadora da Câmara Municipal de Cabo Frio pelo PRB. 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias