CABO FRIO - Artistas ocupam o Charitas e afirmam que só deixam o local após serem recebidos pelo prefeito

Grupo desaprova a saída conturbada de Meri Damaceno do comando da Secretaria de Cultura e a entrada de Milton Alencar, que recebeu uma carta manifesto relatando a insatisfação da classe artística do município


Na tarde desta segunda-feira (8), cerca de 20 artistas de diversos segmentos ocuparam o prédio do Charitas, localizado no centro de Cabo Frio, em protesto contra a mudança no comando da Secretaria de Cultura do município.

O grupo promete ficar no local até ser recebido pelo prefeito Adriano Moreno, que tem se esquivado do encontro após a repercussão negativa gerada junto aos artistas que desaprovaram a saída conturbada de Meri Damaceno do cargo. 

O movimento, autointitulado #OcupaCharitas, foi motivado pela recente nomeação do secretário Milton Alencar Jr. e a dificuldade de diálogo dos segmentos artísticos com o prefeito. Essa é a primeira de uma série de ações organizadas pelo grupo SAL (Sociedade de Artistas Livres de Cabo Frio), que entregou uma carta manifesto ao atual secretário de Cultura, que se encontra reunido com sua equipe de trabalho no Charitas.

Milton Alencar afirmou que compreende e respeita a livre manifestação popular, mas ressaltou que “o que os artistas estão pedindo não depende dele, mas sim da vontade do prefeito”:

O manifesto entregue a Milton Alencar também foi compartilhado nas redes sociais. Na publicação, o grupo afirma que “a ocupação será de caráter cultural, com uma programação artística diversa, gratuita e aberta ao público, incluindo também debates sobre políticas culturais”, e acrescenta que o movimento #OcupaCharitas “não irá interferir nos eventos já agendados e no acesso dos visitantes e trabalhadores do espaço”.

 

Confira a íntegra das 4 pautas apresentada pelo grupo SAL:

“1 - Repúdio à nomeação de Milton Alencar Jr. como secretário municipal de Cultura Um secretário que já esteve na pasta durante 14 anos e não promoveu uma gestão participativa nos princípios da transparência e das legislações municipais, estaduais e federais da cultura.

2 - Repúdio ao argumento divulgado pelo Prefeito Adriano de que a exoneração arbitrária da Secretária Meri Damaceno foi "solicitada pela classe artística". A classe artística cabofriense não solicitou isso e exigimos uma retratação pública do Prefeito.

3 - Estabelecer uma janela de diálogo da classe artística com o Prefeito através de Audiência Pública, para que seja firmada uma agenda de compromissos do Prefeito com a gestão cultural. 

4 - Conselho Municipal de Cultura: publicação da atualização do Regimento Interno aprovada em 25/03/2019 (processo nº 17278/2019) e nomeação dos conselheiros da sociedade civil eleitos na Eleição Suplementar do dia 25/05/2019.

A SAL - Sociedade de Artistas Livres de Cabo Frio que tem como objetivo precípuo a fiscalização do funcionamento e gestão da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e do Sistema Municipal de Cultura.

Estamos aqui para defender a nossa cultura, a nossa memória, o nosso patrimônio histórico, natural e imaterial. Somos um movimento livre de artistas, sociedade civil e simpatizantes. Dessa forma subscrevemos.

SAL - Sociedade de Artistas Livres de Cabo Frio”

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias