Escola de São Pedro da Aldeia desenvolve projeto que ensina matemática usando o autismo

Projeto “Matemática para Todos” usa a matemática para tratar de autismo e inclusão social com alunos do 9° ano


Com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos do 9° ano da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, uma professora de matemática desenvolveu um projeto onde ensina o conteúdo através da ressignificação da matéria, usando os números do autismo para dar significado ao que se aprende em sala de aula.

A idéia para o projeto “Matemática Para Todos” surgiu em março, quando a professora Angelle Hipolito percebeu a dificuldade de aprendizado dos alunos do 9° ano com temas básicos como notação científica e potência “A turma não respondia quando eu aplicava conteúdos básicos sobre matemática do 9° ano, pensei em usar o autismo porque os números são muitos grandes e facilitam na hora de aplicar notação cientifica, potencia e porcentagem”, afirma a docente.

 Segundo a professora, os alunos receberam bem a ideia e identificaram que a matemática pode ser inclusiva. Além de ser realizado na sala de aula, o projeto percorre outras escolas e a praça do bairro “eles gostam tanto que toda vez que vamos fazer algo do projeto, os alunos explicam sobre o autismo antes das atividades de matemática, mostrando que a matéria está presente em tudo, inclusive é meio para representaçao da realidade”, conta Agelle

Os alunos também participam do planejamento das Olimpíadas de Matemática, que acontece todos os anos na escola, onde uma das tarefas é a arrecadação de alimentos que são doados para a ONG Mãos Unidas, que é a única organização voltada para autistas da Região dos Lagos.

O autismo

O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido como autismo, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Recebe o nome de “espectro” porque é um transtorno que se apresenta em diferentes níveis de comprometimento. Suas principais características são a dificuldade na interação social, dificuldades na comunicação e alterações de comportamento. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 1% da população mundial, ou uma em cada 68 pessoas, apresenta algum transtorno do espectro autista. A palavra “autismo” deriva do grego “autos”, que significa “voltar-se para si mesmo”.

Categorias: Educação

Fotos da notícia




Outras notícias