Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19 começa nesta terça (2) em Cabo Frio

Cidade tem representantes com uma dupla no masculino e uma no feminino da competição


Começou nesta terça-feira (2), a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia na categoria sub-19, na Praia do Forte, em Cabo Frio, em uma arena montada em frente à Praça das Águas. A etapa na cidade é a terceira e decisiva da categoria.

A terça-feira está reservada para a fase de classificação para duplas não ranqueadas, o chamado “qualifying”. Duas duplas cabo-frienses estão na disputa. No masculino, Matheus Cordeiro e Everton Junior participam do qualifying. No feminino, Manu Sherman e Raquel são os representantes da cidade. Matheus e Manu estiveram, no fim de semana, participando da “peneira” da Confederação Brasileira de Voleibol, que está montando as seleções brasileiras na categoria.

As escolas municipais foram convidadas pelo professor Ricardo Rezende para participarem como plateia do evento. O cronograma dos jogos ficou estabelecido da seguinte forma: terça das 8h às 14h; quarta das 8h às 17h; quinta 8h às 13 e sexta das 8h às 17h.
 

Sub-19

O Circuito Brasileiro Sub-19 é composto por três etapas em cidades diferentes. Cabo Frio recebe justamente a terceira e última parada. Além dos campeões de cada uma das paradas, existem os estados campeões gerais, com a soma dos pontos de cada torneio.  A competição conta com quatro grupos de quatro times, formados da seguinte forma: 11 primeiras duplas do ranking de entradas, uma dupla do estado-sede e quatro duplas que garantem a vaga vencendo o classificatório (pré-torneio disputado na terça).

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase anterior, de repescagem. As duplas que ficam em quarto lugar no grupo estão eliminadas na primeira fase. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

As duas primeiras etapas aconteceram em Fortaleza (CE) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Sergipe lidera o ranking geral no naipe feminino, com 380 pontos. O Rio de Janeiro aparece em segundo, com 340 pontos, com a Paraíba em terceiro, somando 300 pontos. 
 
No masculino, Paraíba e Paraná estão empatados na primeira posição, com 340 pontos somados. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 320 pontos. O título rende 200 pontos, a prata 180, o bronze 160, reduzindo 20 pontos a cada posição na classificação.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação.  Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.
 
 

Clínica de Voleibol
 
As escolas da área central de Cabo Frio Alfredo Castro, Antônio da Cunha, Domingos Gouvêa, Edilson Duarte, João Bessa, João Rocha, Rui Barbosa foram convidadas a participar da Clínica de Voleibol oferecida pelo professor Ricardo em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades acontecem na terça das 9h às 11h; quarta das 15h às 16h30 e na quinta das 15h às 16h30.
 

Categorias: Cabo Frio Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias