A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session7f3b34320181039ef17c66e650fbb79b12a56e63): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (28) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (28)

Vantoil Martins (PPS) e Alexandre da Farmácia (PSB) tomam posse em Iguaba Grande; Mini protesto na Câmara de Araruama; A ressaca da mudança na Cultura em Cabo Frio continua; Esquerda longe do poder; Renatinho faz mais uma edição do 'fala prefeito' em Arraial do Cabo; Menos poluição visual em Búzios; Fórum de proteção aos animais em São Pedro da Aldeia... E muito mais!


SOLENIDADE DE POSSE EM IGUABA

A cerimônia de posse do prefeito eleito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), e seu vice, Alexandre da Farmácia (PSB), na noite desta sexta-feira (28), na Quadra do Jardim Solares, foi para lá de concorrida. Não só a quadra, como também todo o entorno do local, onde ficou até difícil arrumar vaga para estacionar. As 400 cadeiras disponibilizadas pra o evento logo ficaram ocupadas e outras centenas de pessoas também acompanharam. Amigos, familiares, políticos e inúmeras autoridades fizeram questão de parabenizar o novo chefe do executivo. O deputado federal Comte Bittencourt (PPS) e os deputados estaduais Márcio Pacheco (PSC), Franciane Motta (MDB) e Marina Rocha (PMB) estavam lá, assim como o ex-prefeitos Hugo Canellas (PSB) e Rodolfinho Pedrosa (PR) coronel PM Ruy França, que já comandou o 25º BPM. Até Carlos Victor esteve na solenidade para prestigiar Vantoil. A partir de agora o barco tem novo comandante, que ontem mesmo já anunciou seu secretariado. Em seu discurso, Vantoil disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que foram prestigiar a posse. "Isso é um sinal de dias melhores, isso é um sinal de confiança e que a população tem uma expectativa muito grande por nós. Vamos cuidar melhor de nosso povo e colocar Iguaba Grande no século 21", disse Vantoil.

 

 

 

 

MINI PROTESTO

A sessão de ontem da Câmara de Araruama teve um princípio de confusão. Apesar da assistência nem estar cheia, um pequeno grupo, de quatro pessoas, chamou a atenção com cartazes que continham as frases "O dossiê está quase pronto, fica a dica!" e "Por que a licitação da Câmara é feita às escuras?". O clima esquentou quando a presidente da Casa, vereadora Penha Bernardes (MDB), disse que o grupo seria da turma de Chiquinho da Educação, marido da atual prefeita Lívia de Chiquinho (PDT), e levados pelo Luiz da Van, amigo de Chiquinho. Aí já viu. Os ânimos se exaltaram e as vozes subiram de volume. A sessão chegou a ser paralisada e teve gente da Mesa Diretora que desceu para pedir às pessoas que se acalmassem. Penha pegou o microfone e pediu silêncio. Disse que aceita qualquer manifestação, desde que não haja falta de respeito. Assista:

 

 

 

 

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Ainda em Araruama, uma licitação que aconteceu hoje deixou muita gente em polvorosa. Sete empresas concorreram à concessão de serviço público de estacionamento rotativo, com outorga mínima de R$ 1,5 milhão. O vencedor vai administrar as 1.884 vagas distribuídas em 24 vias, sendo o maior numero de vagas na Avenida Getúlio Vargas (335), durante dez anos, prorrogáveis por mais dez. Por causa disso, uma campanha foi lançada na internet contra a cobrança (clique aqui para ver a petição). O legislativo também está se mobilizando. O vereador Gabriel Vargas (PDT) percorreu várias ruas do Centro, conversou com moradores e, em especial, comerciantes. A maioria sequer sabia que a cidade terá estacionamento rotativo. "Farei um ofício para a comissão de licitação. Quero saber dos critérios, por que será feita e como será feita a cobrança e quando começará", disse o parlamentar, que fez inclusive uma transmissão ao vivo da porta da Câmara, onde ocorria a licitação, conclamando as pessoas a irem até lá acompanhar. Leia o Edital aqui.

 

 

 

RESSACA

Após o anúncio de Milton Alencar como o novo secretário de Cultura de Cabo Frio, na quarta (26), e do protesto e desabafo coletivo ocorrido ontem, no Charitas, de setores da pasta que não concordaram com a saída da então secretária Meri Damaceno, a ressaca ainda é grande na cidade. Falando nisso, Milton negou que estivesse espionando a reunião no Charitas ontem. Disse que havia parado seu carro ali em frente, na Avenida Assunção, por isso passava por ali naquele momento. Mas que não ficou no local. Contou que ainda na quarta-feira, antes da reunião com o prefeito Dr Adriano (Rede), chamou Meri para conversar e disse que a queria trabalhando junto com ele, como subsecretária, mas que ela não aceitou de jeito nenhum. E negou que irá trabalhar com grupos de governos passados. É que já tinha gente dizendo que Milton chamaria de volta, por exemplo, o "triunvirato" do Carnaval, formado por João Félix, Ricardo Chopinho e Carlos Ernesto Lopes, o Carlão. "Não tem a menor chance disso acontecer", garantiu.

 

 

 

O PREFEITINHO

O secretário de Governo de Cabo Frio, Miguel Alencar (PPS) virou o "bad boy" da vez. Depois do episódio envolvendo Meri Damasceno e a secretaria de Cultura, o comentário na cidade que ele virou o "homem mau" de Dr. Adriano. Sem falar na Reforma Administrativa, que foi assinada pelo prefeito. Neste sábado (28), todos os funcionários em comissão ou gratificação (cerca de 750 servidores) serão exonerados para formação do novo quadro da administração municipal. O que tem de gente querendo ver Miguel pelas costas, "não está no gibi". Mas não vão precisar torcer muito. O prefeitinho (como vem sendo chamado) confessou que só ficará no cargo até o Carnaval de 2020. Depois retorna para Câmara em busca de uma reeleição como vereador. 

 

 

 

ESQUERDA X ESQUERDA

Dificilmente a esquerda retorna ao poder um dia em Cabo Frio. Julgando pelo ato que aconteceu ontem no Charitas, em apoio a Meri Damaceno, isso ficou claro. A Cultura é o berço do pensamento progressista da cidade, que em sua maioria, é de eleitores conservadores. Uma parcela significativa dos esquerdistas e antifascista estavam lá, apoiando Meri. No entanto, unidos contra um outro grupo também de esquerdistas, ligado a Milton Alencar. A Cultura cabofriense é historicamente desunida. Nem mandinga ou a ascensão do fascismo é capaz de unir esses grupos. Do jeito que vai, é meio caminho andado para a extrema direita chegar ao topo do poder municipal.

 

 

 

GALPÃO DO SAL

Ainda falando da cultura cabo-friense, a CCJ da Alerj aprovou o projeto de lei nº 447/2019, do deputado Dr Serginho (PSL), que torna patrimônio imaterial do estado o Galpão de Sal que fica no bairro da Passagem. Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que "o imóvel tem inegável valor histórico, paisagístico e arquitetônico de referência estadual, e contribuiu incontestavelmente com a economia municipal e estadual quando da época áurea de produção e exportação de sal e congêneres". Agora, o texto seguirá para votação em plenário nas próximas semanas. Em Cabo Frio, o assunto ainda não foi votado pelo Conselho Municipal de Patrimônio.

 

 

 

 

FALA PREFEITO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), realizou nesta sexta (28) mais uma edição do 'Fala Prefeito', uma live no Facebook que é uma espécie de prestação de contas e que permite a participação de moradores, que fazem perguntas e tiram dúvidas durante a transmissão. E sempre acompanhado da tradutora de Libras, Sandra Mesquita. Nesta de hoje, Renatinho falou sobre os atendimentos em saúde durante a obra no hospital geral; falou também sobre obras de infraestrutura, movimentação do Porto do Forno e regularização dos repasses à Apae. Inclusive hoje teve o pagamento da 5ª parcela referente ao termo de colaboração feito em 2017 com a Associação. Ao todo, são 12 parcelas a serem repassadas, no valor de R$ 15 mil cada. O repasse foi um compromisso firmado entre o governo municipal e a associação e permite o auxílio à folha de pagamento dos funcionários, além de despesas de combustível, alimentação e manutenção do prédio. 

 

 

 

REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu ontem o representante da Comissão de Educação Física da Região dos Lagos, vinculada ao Conselho Regional de Educação Física (CREF1), Alexandre Motta. O encontro discutiu a importância das aulas de Educação Física serem ministradas por profissionais formados e credenciados. Também participaram da reunião o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a coordenadora de Acompanhamento da Implantação dos Dispositivos Legais e o assessor contábil da Secretaria de Educação, Josephane Lima e Carlos Eduardo de Oliveira, respectivamente, além do professor Daniel Salaibe.

 

 

 

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

A Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia sedia amanhã o 1º Fórum de Proteção aos Animais, da ong Patinhas da Aldeia. Durante todo o dia - das 12h30 às 17h, acontecerão palestras abordando zoonoses e proteção animal. O evento é aberto a todos. Para participar, o interessado pode contribuir levando 2kg de ração (para gato ou cachorro). Entre os palestrantes, destaque para Reynaldo Velloso, presidente nacional da Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB. Entre outras coisas, Reynaldo vai falar da lei 2.559/2014 (Código Municipal de Proteção Animal), sancionada pelo próprio prefeito Cláudio Chumbinho em seu primeiro mandato. Na verdade, Reynaldo vai aproveitar para cobrar a aplicação dessa lei, que nunca foi cumprida.

 

 

 

MENOS POLUIÇÃO VISUAL

Tramita na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 54/2019, que obriga a empresa concessionária de distribuição de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura - internet, telefonia e TVs a cabo - a promoverem a regularização e a retirada dos fios inutilizados em vias públicas do município. A proposta é do vereador Niltinho de Beloca (MDB). Para isso, a concessionária terá que notificar as empresas que cometerem irregularidades, bem como denunciar junto ao órgão regulador e fiscalizador das ocupantes, caso não tomem providências nos prazos estabelecidos. Conforme o projeto, o não cumprimento da Lei sujeitará o infrator à penalidade de multa de R$ 5 mil por cada notificação que deixar de regularizar, cobrada em dobro no caso de reincidência. O prazo para empresas regularizarem a situação dos cabos e equipamentos é de 120 dias, a partir da notificação. O PL foi encaminhado à CCJ ontem para ser analisado. Se aprovado, caberá ao executivo regulamentar a Lei no prazo de 60 dias.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias