BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (26)

Cabo Frio tem novo secretário de Cultura; Amanhã tem ato no Charitas; Taxistas de Cabo Frio vão para a Câmara amanhã; Prefeito eleito de Iguaba Grande vai à Alerj; secretário de São Pedro da Aldeia vai em Brasília e consegue recursos; Renatinho Vianna reúne em seu gabinete em Arraial; Vereador toma posse em Búzios; Reunião do 7 de setembro em Araruama... E muito mais!


MUDANÇA NO SECRETARIADO

O anúncio da mudança no comando da secretaria de Cultura, de supetão, aconteceu dentro do gabinete do prefeito, durante uma live transmitida pela página do próprio prefeito, Dr Adriano (Rede). Sai de cena Meri Damaceno e entra Milton Alencar, que inclusive já foi titular da pasta em governos anteriores. A situação deu o que falar, ainda mais que a própria Meri não foi convidada para essa reunião do anúncio da troca, causando um baita mal-estar. Não pelo fato em si, da transferência do cargo, até porque Adriano é o chefe do executivo e ele pode fazer as substituições que quiser, mas pelo modo surpreendente como ocorreu. Entretanto, é importante colocar que Milton é experiente na área, trouxe festival de cinema para Cabo Frio, ajudou a viabilizar o festival de esquetes e o primeiro a dar apoio ao movimento LGBT na cidade. É tambem carismático e muito experiente no tema. A questão é que faltou carinho com Meri, faltou trato.

 

 

 

ATO NO CHARITAS

A saída de Meri Damaceno da secretaria de Cultura causou não só burburinho, mas também bastante descontentamento fora do primeiro escalão. Muita gente ligada aos movimentos culturais de Cabo Frio ficou descontente, e muitas mulheres também ficaram incomodadas com a forma com que foi conduzida essa mudança. Meri disse que vai passar o bastão na segunda-feira (1º). E que a reunião marcada por ela para esta quinta (27) no Charitas, às 18h, aberta ao público, está mantida. Aproveitando a ocasião, representantes de diversos setores da cultura cabo-friense já marcaram para amanhã, no mesmo local e horário, um ato em solidariedade a Meri Damaceno e contra a saída dela.
 

 


FOI AVISADA

Apesar de todo disse me disse em torno da situação, o secretário de Governo de Cabo Frio, Miguel Alencar, afirmou à coluna que Meri foi informada, na segunda-feira (24), que o governo precisava do cargo dela, e que ela poderia ir para qualquer outro setor da Prefeitura, ou até mesmo dentro da própria secretaria que comandou. O secretário destacou ainda que a medida não teve cunho pessoal, mas pelo contrário. "Todos têm carinho, admiração e enorme apreço por Meri Damaceno, mas essas mudanças que estão ocorrendo no governo, como na semana passada, com a troca na secretaria de Turismo, e no início dessa semana, na Comunicação, vão continuar. Hoje foi com a Cultura. As mudanças não param por aí, já que outros setores terão trocas". Miguel frisou que lamenta o fato de Meri ter se sentido magoada com a situação, mas que não houve desprestígio. 

NÃO HÁ NEPOTISMO

Miguel disse ainda que ficou surpreso com a escolha de seu pai para comandar a pasta. Fez questão de afirmar que a escolha foi do próprio Dr Adriano, que tinha outros dois nomes em estudo, além de Milton Alencar. Miguel disse ainda que ficou sabendo da confirmação de Milton durante a live transmitida de dentro do gabinete do prefeito. E tem mais. Miguel consultou a procuradoria do município e outros advogados, que atestaram que esse não é um caso de nepotismo. Inclusive há jurisprudência para tal.

 

 


TAXISTAS NA CÂMARA

Os taxistas de Cabo Frio estão mobilizados desde hoje para um manifesto na Câmara de Vereadores marcado para amanhã. O aviso foi do presidente do Sinditaxis, Josemário Moreira, o Baiano. Eles querem que o legislativo viabilize a lei que regulamenta o transporte por aplicativo. Os motoristas farão concentração a partir das 15h30 em São Cristóvão e depois sairão em comboio até a Câmara. "Queremos o cumprimento da lei federal. Pode ter certeza que a Casa vai ficar cheia amanhã", garantiu Baiano. A regulamentação dos transportes por aplicativos é amparada pela Lei Federal 13.640 de 2018, que também prevê a possibilidade dos municípios fazerem suas regulamentações específicas. 

 

 

 

NO GABINETE

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), recebeu hoje em seu gabinete Fabinho Sorriso e Carla Pereira, a Cacau, que trabalham na Prefeitura, nos setores de serviços públicos e da juventude. Ambos puderam levar as demandas do momento e disseram que a conversa com o chefe do executivo foi muito boa. "Foi uma manhã bastante produtiva e com essas visitas mais que especiais", retribuiu Renatinho.

 

 

 

AUDIÊNCIA NA ALERJ

O prefeito eleito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), esteve ontem na Alerj para uma audiência com o deputado e líder do governo, Márcio Pacheco (PSC). Foi acompanhado do futuro vereador Marcelo Costa (MDB). "Foi uma importante agenda de trabalho intermediada pelo futuro vereador Marcelo Costa, que assumirá a minha vaga na Câmara de Vereadores. Quero agradecer ao deputado pela forma republicana em que nos recebeu. De forma simples e amiga se colocou à inteira disposição de nossa cidade. Ele não só falou, mas no seu primeiro encontro agiu concretamente e tenho certeza que teremos boas novidades a curtíssimo prazo", afirmou. Vantoil tomará posse como prefeito na sexta-feira (28). Amanhã ele vai anunciar seu secretariado e a informação deve sair no fim do dia.

 

 

 

EM BRASÍLIA

O secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra, está em Brasília desde ontem. Inclusive pode acompanhar de perto a audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados da qual participou o jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept. Hoje, Eron destinou o dia para percorrer ministérios, acompanhado da deputada Soraya Santos (PL-RJ), que está viabilizando emendas parlamentares ao município. Já conseguiu liberação de recursos para obras da orla e para as creches do bairros São João e Rua do Fogo.

 

 

 

ABSOLVIDO

O vereador de São Pedro da Aldeia Naldinho Linhares (MDB) foi absolvido hoje pelo TRE de um processo aberto junto ao Ministério Público Eleitoral por acusação de captação ilícita de recursos e Caixa 2, durante as últimas eleições, e que poderiam terminar com a cassação do mandato dele. A votação foi unânime: 7 votos a 0. "Agradeço a todos os amigos e irmãos que oraram e torceram por mim. Temos muito a fazer nesse mandato e não vamos parar, estarei sempre buscando estar junto ao povo mais sofrido, aquele que dia-a-dia bate a nossa porta e nos para nas ruas, pedindo ajuda", disse Naldinho, que aprece na foto ladeado pelos advogados que o representaram, Filipe Danan e Lauro Rabha.

 

 

 

NEEMIAS TOMA POSSE

O vereador Neemias Lopes (DEM) tomou posse ontem na Câmara de Búzios, como dito na Boca Miúda desta terça (25), durante a sessão ordinária. O parlamentar é suplente do vereador João Carlos de Souza, o Cacalho (DEM), que saiu do legislativo para assumir a secretaria de Governo. Durante o uso da tribuna, Neemias lembrou sua atuação como presidente da Associação de Moradores do Canto Esquerdo de Geribá, a Amacanto. "Eu assumi em 2009 como presidente da Associação, onde pude desenvolver alguns trabalhos que me deram condições de concorrer como vereador. Tive 375 votos e fiquei como 1º suplente. Enquanto estiver nesta casa, com certeza estarei trabalhando em prol da população e estarei honrando os votos que me foram concedidos".

 

 

 

REUNIÃO DO 7 DE SETEMBRO

A prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) se reuniu nesse início de semana com os maestros responsáveis pela formação das bandas que participam do desfile cívico de 7 de setembro, que é quando se comemora a Independência do Brasil. Em Araruama, a parada é tradicional e sempre lota as ruas da cidade. Segundo a chefe do executivo, "esse ano de 2019 o objetivo é superar as expectativas. E os nossos alunos vão aprender a importância de valorizar a cada dia nossa terra, nossa cidade e a nossa bandeira".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias