BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

Vantoil Martins (PPS) e Alexandre da Farmácia (PSB) são diplomados em Iguaba Grande; Juíza eleitoral dá o recado; Prefeito interino antecipa pagamento; Renatinho Vianna (PRB) e Ompetro em Brasília; Dr Adriano prestigia evento na praia; Comunicação de Cabo Frio sob nova direção; Amanhã tem julgamento de recurso de Búzios; Prefeitura é obrigada a demolir quiosques da Praia Seca... E muito mais!


DIPLOMADOS

Colocar Iguaba Grande no século 21. Esse é o desafio que Vantoil Martins (PPS) colocou para seu mandato, segundo seu discurso como novo prefeito, logo após sua diplomação, juntamente com o vice, Alexandre da Farmácia (PSB), ocorrida hoje à tarde no Fórum da cidade. Ambos foram eleitos no pleito suplementar de 2 de junho. A posse está marcada para a próxima sexta (28). Vantoil ressaltou algumas urgências a serem resolvidas na cidade, tais como revisão e atualização da legislação, muito atrasada. "É a mesma desde 1997", destacou. Mas a prioridade "zero um" do novo chefe do executivo iguabense é reabrir a cozinha comunitária de Sapeatiba Mirim, onde serão produzidas as refeições que serão fornecidas a servidores municipais. "Com isso vamos cancelar a contratação de empresa fornecedora, que custa hoje mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Esse é o sinal que iremos primar pela economicidade", garantiu. O vice, Alexandre da Farmácia (PSB), ressaltou que o resultado nas urnas não foi uma vitória e sim uma conquista. "Vamos colocar Iguaba no rumo certo, do desenvolvimento, e é isso que importa. Ter o poder por status não adianta. Temos que fazer valer a pena, mesmo num tempo curto. Fazer dessa cidade a 'princesinha' da Região dos Lagos. Juntos podemos fazer Iguaba se transformar na melhor cidade do Rio de Janeiro", disse o vice-prefeito de Iguaba.

 

 

 

 

CHAMOU ATENÇÃO

Antes de entregar os diplomas, a juíza titular da 181ª zona eleitoral de Iguaba, Maira Veiga, fez questão de chamar a atenção da dupla que, a partir do próximo dia 28 vai conduzir o município. Disse que "espera mesmo que Iguaba seja colocada no rumo, no século 21". Conhecida por ser uma magistrada "linha dura", Maira ressaltou que apesar do curto tempo do processo eleitoral de Iguaba, foi uma eleição bastante movimentada. Em rápido discurso, lembrou a Vantoil e Alexandre da Farmácia que se trata de uma cidade com muitos problemas e com pessoas em grande dificuldade. "São criaturas que precisam muito de atenção. Espero que os senhores possam fazer o bem, porque elas merecem", disse, sendo bastante aplaudida ao fim de sua fala.

 

 

 

ANTECIPOU PAGAMENTO

Pelo quarto mês consecutivo, o servidor iguabense terá o pagamento do mês antecipado. Hoje, o prefeito interino de Iguaba, Balliester Werneck (PP), fez um vídeo pra dar a boa nova, ao lado dos secretários da Fazenda, Luis Cláudio Santos, e de Administração, José Antônio Carvalho, e postou em sua página no Facebook. Além dos salários, Balliester conseguiu colocar em dia as contas básicas da Prefeitura, bem como as atrasadas de 2018. Disse que quer deixar a situação financeira do município em ordem para a próxima gestão começar a trabalhar com tranquilidade.

 

 

 

ENCONTRO MASTER

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (Rede), participou neste domingo (23) do torneio de vôlei de praia 'Cabo Frio Vôlei Master', disputado em uma arena montada na Praia do Forte, próximo à Praça das Águas. Encontrou amigos e correligionários. Muitos chegaram a apostar que ele iria bater uma bolinha, mas o prefeito ficou só nos cumprimentos mesmo.

PAGAMENTO NA CONTA

Ainda falando da prefeitura de Cabo Frio, Dr Adriano garantiu que o pagamento do funcionalismo estará na conta amanhã.

 

 

 

ASSUMIU COMUNICAÇÃO

Ela recebeu o convite e aceitou. A jornalista Andreia Gorito assumiu Comunicação da prefeitura de Cabo Frio e comanda a pasta a partir de agora, no lugar de Mônica Marins. Para quem não conhece, Andreia já foi coordenadora-geral de Comunicação da prefeitura de 2009 a 2012 e professora de vários jornalistas daqui, formados pela Veiga de Almeida. Nesta nova jornada que se inicia, o que não vai faltar é trabalho.

 

 

 

 

 

FÓRUM DA REGIÃO DOS LAGOS

A Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio realiza amanhã o 1º Fórum da Região dos Lagos "Conhecendo o Aedes aegypti – Formas de Prevenção e Combate". O evento é gratuito e acontece às 14h, no auditório da Ferlagos. O tema central do fórum é o desenvolvimento e o ciclo de vida do mosquito transmissor das arboviroses urbanas Dengue, Zika e Chikungunya. Também serão abordadas as formas prevenção e combate. O fórum será dirigido pelos palestrantes Genilton Vieira, Físico e chefe do Serviço de Produção e Tratamento de Imagem da Fiocruz; Maulori Currie, Farmacêutico e Bioquímico e Fabio Castelo, PHD, Biólogo, Entomologista, especializado em manejo de vetores e pragas. A Ferlagos fica na Avenida Júlia Kubistcheck, 80, no bairro Jardim Flamboyant.

 

 

 

EM BRASÍLIA

O prefeito de Arraial, Renatinho Vianna (PRB), está hoje em Brasília, com outros prefeitos ligados à Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), em reunião sobre a nova proposta de partilha dos royalties (que está no STF), que inclui outros estados. O encontro acontece na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Da Região dos Lagos, além de Renatinho também participaram o prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes (DEM), e o secretário de Fazenda Antônio Carlos Vieira, o Cati, representando o prefeito Dr Adriano (Rede).

 

 

 

DEU O QUE FALAR

E deu o que falar a nota da BM sobre a possibilidade de haver uma troca de cadeiras na Câmara cabista, divulgada na última quinta (20). Acontece que os dois envolvidos na questão - vereadores Thiago Fantinha (PSC) e Marquinho da Mudança (PRP) - têm pendências com a justiça: Fantinha é suplente de Marquinho, que na época da eleição ficou impedido de assumir. A turma ficou com os nervos estremecidos. No entanto, é importante salientar que existe uma pequena chance para Marquinho, para não dizer ínfima. Não basta um excelente advogado para levar a questão a êxito, mas requer uma boa dose de sorte também.

 

 

 

JULGAMENTO DE RECURSO

Será julgada amanhã, a partir das 11h, a apelação da defesa do prefeito de Búzios, André Granado (MDB), sobre a perda de prazo de recurso contra a sentença que cassou o mandato dele, dada ano passado. O julgamento será pelo colegiado da 21ª Câmara Cível. Paralelo a isso, a turma do André sabe que existem ainda recursos de outras apelações, entre elas algumas contra o juiz Rafael Baddini, que não atendeu à liminar do desembargador Guaraci Vianna, o qual determinou que André retornasse ao cargo. O que não aconteceu até hoje. Tomara que essa situação seja definida de uma vez por todas, ninguém aguenta mais essa indefinição.

 

 

 

ARRAIÁ E SALÁRIO ANTECIPADO

Enquanto a situação de Armação dos Búzios (nunca) se define, o prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM) segue governando. Mas, como ninguém é de ferro, deu um pulinho ontem no 'arraiá' da Feira Nordestina, na Rasa. Encontrou amigos, bateu papo e fez foto com um monte de gente. E aproveitou para avisar: o salário de junho do funcionalismo será depositado amanhã, terça-feira (25).

 

 

 

DEMOLIÇÃO NA PRAIA SECA

Não teve jeito. Hoje a prefeitura de Araruama começou a demolição dos quiosques das praias do Dentinho, Vargas e Pernambuca. A decisão é judicial, por envolver questões ambientais, e o município foi obrigado a executar a sentença. Além de demolir, a administração municipal ficou responsável pela remoção de entulhos e restauração da vegetação de restinga que foi suprimida. A prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) até entrou com recurso, mas o processo já foi transitado em julgado e o recurso, indeferido. Caso não se cumpra a determinação, o município recebe multa no valor de R$ 100 mil. Ok. A natureza agradece. Mas a Prefeitura sequer se manifestou com relação aos comerciantes locais, que há muitos anos tiram dali o seu sustento. O que será deles?

 

 

 

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

As discussões para elaboração do Plano Municipal de Turismo, que vai nortear as políticas para o setor, avançam em São Pedro da Aldeia. Após quatro reuniões, sendo uma aberta à participação popular, ficaram definidos 12 pontos de trabalho, que serão transformados em documento oficial a ser enviado para aprovação na Câmara Municipal. A criação do Plano é uma exigência da Lei Orgânica Municipal, do Plano Diretor e do Ministério do Turismo. Os pontos discutidos abrangem a Laguna de Araruama, Serra de Sapiatiba, Circuito Histórico-Cultural; Artes, Tradições Populares e Artesanato; Áreas e Parques Ambientais; Calendário de Eventos, Hoteis e Restaurantes; Hoteis Fazenda; Feiras e Congressos; Fluxos Turísticos, Museu do Sal e Casa da Flor. O subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, disse que antes do envio do documento oficial serão realizadas mais duas reuniões abertas ao público para novas discussões e inserções de temas.

 

 

 

CINE-DEBATE

O Cine-Estação de São Pedro da Aldeia recebe na próxima quinta (27), às 15h, o I Cine-Debate, promovido pelo Centro de Cidadania, com presença da psicóloga Juliana Tempone. O encontro tem como objetivo rememorar a história da conquistas de direitos LGBTI a partir da Revolta de Stonewall, bem como refletir sobre quais avanços ainda precisam acontecer diante do atual contexto na Região dosLagos e no Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

 

 

 

FESTIVAL DE PROTESTOS

O festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, que lotou a cidade nesse fim de semana, foi marcado por protestos também. Ou melhor, gritos de protesto político. Entre um show e outro que acontecia na Lagoa do Iriri (um dos palcos do evento, havia outros pela cidade), no intervalo, a turma continuava a todo vapor. E não perdia tempo. Os gritos de 'Bolsonaro vai t**** no c*' se alternavam aos de 'Lula livre'.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias