A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiona223a32c09b180a32140f8cd142df78eb270377c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Disque denúncia divulga cartaz para tentar identificar suspeitos de matar jornalistas de Maricá | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Disque denúncia divulga cartaz para tentar identificar suspeitos de matar jornalistas de Maricá

Vídeo de uma câmera de segurança mostra um homem encapuzado executando o jornalista Romário da Silva Barros, dono do 'Lei Seca Maricá', com três disparos na cabeça na noite desta terça-feira (18). É o segundo caso de morte de jornalistas em menos de um mês em Maricá.


O Disque Denúncia divulgou um cartaz para tentar identificar os assassinos dos jornalistas de Maricá. O jornalista Romário da Silva Barros, de 31 anos, foi morto a tiros dentro do próprio automóvel na noite desta terça-feira (18) no bairro Araçatiba, em Maricá. Ele era dono do portal de notícias 'Lei Seca Maricá (LSM)'.  Robson Giorno, dono do jornal 'O Maricá' foi morto a tiros no dia 25 de maio também em Maricá.

Quem tiver qualquer informação que possa levar aos assassinos pode entrar em contato pelo telefone (21) 2253-1177, pelo WhatsApp (21) 98849-6099 ou ainda pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ". O anonimato é garantido.

Um homem encapuzado aparece em um vídeo, feito por uma câmera de segurança, executando Romário Barros com três disparos. As imagens mostram o criminoso se aproximando do carro da vítima assim que ele retorna ao veículo. De acordo com a perícia, os tiros se concentraram na cabeça e no pescoço.

A investigação trabalha com a hipótese do crime ter sido uma execução encomendada, há suspeita de que possa ter motivação política.

O Lei Seca Maricá é o maior veículo de comunicação de Maricá, com mais de 160 mil seguidores. 

 

PREFEITURA EMITE NOTA DE REPÚDIO

"A Prefeitura de Maricá vem a público manifestar a sua indignação e o seu repúdio a mais esse ato de violência contra um jornalista da cidade. Investigação imediata e a identificação e punição dos responsáveis é urgente para a população de Maricá. Um atentado contra a liberdade de expressão.

Maricá não é nem nunca será o santuário para delinquentes de qualquer espécie. Reforçamos nosso inteiro compromisso com a liberdade de imprensa e de expressão. Qualquer ato de violência deve ser repudiado. Reafirmamos ainda nossa permanente preocupação com a segurança de todos os que vivem e trabalham no município.

O prefeito Fabiano Horta manifestou indignação pela morte de Romário Barros e afirmou que cobrará, pessoalmente, a solução do crime.

'É inaceitável que em menos de um mês a cidade esteja passando pela segunda morte de um jornalista. Vamos cobrar uma ação rápida e efetiva do Estado para que os crimes sejam solucionados e uma resposta seja dada às famílias e a sociedade. Não aceitaremos a impunidade. O povo de Maricá cobrará uma resposta rápida e assertiva desses assassinatos. A cidade sente e manifestamos os sentimentos à família', afirmou Fabiano Horta".

TRÊS DIAS DE LUTO 

Foi decretado luto de três dias, na Câmara Municipal, em virtude da morte violenta do jornalista. Durante sessão desta quarta-feira (19), vereadores se emocionaram e lamentaram o crime. O vereador Dr. Richard (PT), amigo de Romário e de sua família, representou os parlamentares em sua oportunidade de fala à tribuna. Muito emocionado, ele pediu justiça e mais segurança para a cidade.

"Ignorância humana, banalização da vida. Hoje, Maricá amanheceu mais triste. Romário Barros, 31 anos, partiu. Perdi um amigo. Um menino cheio de vida, sonhos, esperança e trabalhador como ninguém. Fico tentando imaginar porque mataram uma pessoa de bem. O que querem calar? Será o cerceamento à liberdade de imprensa ou um crime de ódio. Essa Câmara tem que se manifestar e cobrar uma resposta rápida. A impunidade jamais será uma opção. Quero em nome da Câmara, dar condolências à esposa do Romário, aos pais e amigos".

Foi feita uma homenagem póstuma ao jornalista. O presidente da Câmara, Aldair de Linda, manifestou-se quanto à morte. "Em nome da Câmara de Maricá, decreto luto de três dias e peço que a administração da Casa mantenha a bandeira em meio mastro".

ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DE MARICÁ

A Associação de Imprensa de Maricá também se manifestou nesta quarta (19), por meio de sua página no Facebook, onde publicou nota de pesar.

Menos de um mês após a morte de Robson Giorno, a imprensa de Maricá sofreu outro duríssimo golpe na noite desta terça-feira (18/6). Romário Barros, nome que se tornou uma referência da cidade no setor nos últimos anos, foi atingido por tiros dentro de seu carro na Rua Álvares de Castro, em Araçatiba, e morreu ainda no local. O crime ocorreu por volta das 20h e causou repercussão imediata em toda a cidade e também fora dela. Romário era dono do LSM, que surgiu como Lei Seca Maricá em 2010, e tinha 31 anos.

O empresário também era um dos fundadores da Associação de Imprensa de Maricá (AIM). A entidade se solidariza neste momento com familiares e amigos da vítima e considera inaceitável mais um crime bárbaro contra um jornalista da cidade, repudiando de forma veemente toda e qualquer violência contra profissionais do setor. A AIM torce e vai cobrar das autoridades uma apuração rigorosa que alcance e aplique a devida punição aos culpados por esse crime.

Paulo de Almeida Celestino (presidente)

SINDICATO QUER UM BASTA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro lamentou a morte de Romário Barros e também emitiu nota de repúdio. Afirmou que o crime "se soma à preocupante e deplorável estatística de jornalistas mortos no Estado do Rio de Janeiro e no País".

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro lamenta e manifesta sua solidariedade a família do jornalista e vem a público pedir aos órgãos de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e as autoridades constituídas que tomem urgentes providências para elucidar este abominável crime.

O Sindicato dos Jornalistas reafirma que, apesar desta lamentável estatística de crimes contra jornalistas, nada vai calar a liberdade de Imprensa e o exercício da profissão.

No último dia 25, o proprietário do Jornal Maricá, Robson Giorno, também foi assassinado. São dois crimes contra jornalistas em menos de um mês, na mesma cidade de Maricá.

É hora de dar um basta na violência, na intolerância, naqueles que acham que pela força, pela violência, pelo assassinato, vão calar os jornalistas, vão intimidar a Imprensa, vão acabar com o direito constitucional da liberdade de expressão e da democracia.

Mário Sousa (presidente)

INVESTIGAÇÃO

Investigadores da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo analisam imagens de câmeras de segurança que flagraram o assassinato do jornalista Romário Barros, no bairro de Araçatiba em Maricá no fim da noite de terça (18). Segundo a polícia, elas mostram a vítima, que havia feito uma corrida com um amigo, abrir a porta de seu carro. Ao tentar entrar, ele foi atingido por quatro tiros disparados por um homem que saltou do banco do carona de um outro carro que encostou ao lado.

Segundo a polícia, ainda não se sabe se há uma ligação entre este crime e o do jornalista Robson Giorno. Os agentes pedem a quem tiver informações sobre o paradeiro dos assassinos que informe ao Disque-Denúncia (2253-1177).

OAB CONVOCA REUNIÃO

O presidente da OAB, subseção Maricá, Eduardo Carlos de Souza, convocou uma reunião para a semana que vem, com representantes de outras entidades da sociedade civil para cobrar mais segurança. A sede da OAB local deve reunir representantes da Associação Comercial, do Conselho Comunitário de Segurança, da Associação de Moradores e do Clube dos Diretores Lojistas (CDL). Para Eduardo de Souza, o momento pede a união de todos.

 

Categorias: Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias